Estratégias para Conversação em Inglês

Olá, hello!

How are you doing? I’m fine and really happy…

Como você está? Eu estou bem e muito feliz…

Feliz por estar mais uma vez aqui no blog escrevendo um post para você com dicas que irão te ajudar a destravar o seu inglês. Que irão te ajudar a atingir seu objetivo, que é a fluência em inglês.

E tudo isso de uma maneira simples, fácil e descomplicada. Pois essa é minha grande missão de vida… Ajudar o máximo de brasileiros a conquistarem sua fluência no inglês e poder conquistar melhores oportunidades de trabalho, poder viajar o mundo e conhecer novas culturas ou qualquer outra coisa que o inglês poderá te proporcionar.

E, falando em destravar o inglês, eu percebo que para os brasileiros, uma das maiores dificuldades é a conversação. Muitos acham que não sabem falar inglês e, por mais que escrevam bem, ou entendem o que o outro está falando, eles não conseguem falar.

Bom, primeiro vou dizer que no meu ponto de vista o principal motivo é o bloqueio mental que muitos brasileiros têm, principalmente por causa do método espalhado pelo Brasil para aprender inglês.

Antigamente, as escolas diziam que demorava anos para você aprender inglês. Os alunos passavam 5, 6 até 8 anos estudando inglês e quando iam viajar para fora do Brasil, por exemplo, não conseguiam se comunicar com um nativo do inglês.

Infelizmente isso ainda acontece muito no Brasil, mas percebo que está cada vez mais fazendo parte do passado. Mas, isso acontece pois, no caso desses métodos de ensino e aprendizado, era necessário você saber muuuito de inglês, das regras gramaticais em inglês e de vocabulário, para você se aventurar a sair falando.

E isso causa o que? Esse bloqueio mental que os brasileiros têm na hora de falar inglês…

Só que isso é um grande erro…

Permita-se falar inglês

Você não precisa saber tudo para sair falando inglês. Na verdade, percebo que quanto mais você pratica, mais fácil é para você memorizar as regras gramaticais e vocabulários.

Por isso, a primeira estratégia simples para te ajudar na conversação em inglês é: permita-se falar inglês!

Não julgue o seu nível de inglês e nem se está falando certo ou errado, apenas fale. Aos poucos você vai aprendendo o jeito certo de falar e melhorando a sua conversação.

Lembra quando uma criança aprende a falar? Ela não sai falando perfeitamente, né? Ela aprende aos poucos…

E quando estamos aprendendo a falar inglês é a mesma coisa. Você não precisa sair falando perfeitamente, vai aprendendo aos poucos.

Formas de demonstrar interesse na conversa

E agora que você já se soltou e entendeu que precisa praticar o inglês para fixar todos os conteúdos que você já estudou sobre o assunto, chegou a não mais temida hora da conversa.

Pode ser que você não entenda algumas coisas, e se isso acontecer não tenha vergonha de pedir para o outro repetir a pergunta ou falar mais devagar. Para isso, você vai usar as seguintes frases:

  • Sorry, I didn’t understand you. Can you repeat, please? (Desculpa, eu não entendi você. Pode repetir, por favor?)
  • Sorry, I didn’t understand you. Can you speak more slowly, please? (Desculpa, eu não entendi você. Pode falar mais devagar, por favor?)

Mas, essas ainda não são formas de demonstrar interesse em uma conversa. São formas apenas de você “sair de uma sinuca de bico”, que nem diz a expressão brasileira…

Formas de você poder continuar uma conversa quando não entendeu o que o outro disso.

Então, agora vou te dar sugestões para te ajudar a demostrar interesse em uma conversa em inglês e fazer com que ela dure mais do que você esperava.

Vamos lá?

Colocar “and you?” no final da resposta

Quando você está conversando com alguém e essa pessoa te pergunta de onde você é, por exemplo. Você dá a resposta e no final acrescenta “and you?”. Traduzindo, “and you” significa “e você?”.

Dessa forma, você está demonstrando interesse na conversa e também em saber um pouco mais sobre a outra pessoa. Vou te dar um exemplo de diálogo.

Exemplo:

  • Where are you from? (De onde você é?)
  • I’m from Brazil, and you? (Eu sou do Brasil, e você?)

Mas, essa não é a única forma de demonstrar interesse em uma conversa.

Outra forma é a seguinte…

Repita a resposta da outra pessoa

Isso mesmo! Se chegar em algum momento da conversa que você não sabe mais o que perguntar para a outra pessoa, você pode fazer um comentário sobre a resposta dele.

Para isso, basta você repetir a resposta que a pessoa deu sobre a sua pergunta e fazer um comentário sobre ela. Vou te dar alguns exemplos:

Exemplo 1:

  • What is your name? (Qual seu nome?)
  • My name is Kevin. (Meu nome é Kevin.)
  • Kevin? Nice… this is the name of my brother. (Kevin? Legal… É o nome do meu irmão)

Exemplo 2:

  • What is your favorite food? (Qual é sua comida favorita?)
  • My favorite food is pizza.  (Minha comida preferida é pizza.)
  • Pizza? Uau! I like pizza, but is not a healthy food (Pizza? Uau! Eu gosto de pizza, mas não é uma comida saudável)

Exemplo 3:

  • Which country do you want to visit? (Qual país você quer visitar?)
  • I want to visit Mexico. (Eu quero visitar o México)
  • Mexico? Nice! They have a very nice culture. (Mexico? Legal! Eles tem uma cultura muito legal)

E aí, ficou mais fácil você ter uma conversa com um nativo depois dessas dicas?

Se ainda ficou alguma dúvida sobre o assunto, aproveite a série “Pergunte Ao Gringo”. Estou fazendo uma série de posts e vídeos respondendo dúvidas do pessoal que me segue…

Por isso, se você tem alguma dúvida sobre inglês ou até mesmo a cultura americana, entre um dos posts da série e faça sua pergunta. Vou te dar algumas sugestões de post:

Abraços e até mais.

See you soon!