É mais fácil aprender inglês do que português?

Olá, hello…

Como está você? How are you?

Hoje eu estou focado em falar sobre um assunto muito comentado entre as pessoas que estão aprendendo inglês, principalmente aquelas que tem contato com nativos do inglês que estão aprendendo ou já sabem falar português. O que é meu caso 🙂

Muitas pessoas acreditam que aprender inglês é muito difícil, que tem muitas regras complexas e etc… Se você acreditar nisso, realmente será desse jeito. Mas, não é para falar disso sobre um ponto de vista psicológico que estou fazendo esse post… Quero falar sobre o ponto de vista prático, mesmo.

Será que aprender inglês é mais fácil ou mais difícil do que aprender português? Eu já aprendi os dois e posso falar com mais propriedade do assunto.. Mas também já escutei alguns brasileiros fluentes em inglês que falaram sobre outros pontos que não tinha parado para pensar.

Mas, antes de começar a falar desse assunto, quero fazer com você a famosa revisão dos posts da semana. Lembra que estou fazendo isso todos os sábados?

Pois é, achei que essa pudesse ser uma boa maneira de fazer com que as pessoas que não têm tempo de estudar inglês durante a semana, pudessem ter acesso aos conteúdos que eu faço no final de semana. Ou, até mesmo uma forma de você ver os resumos dos posts e escolher qual faz mais sentido para você ler nesse momento…

Como são muitos conteúdos, pode ser que você já saiba sobre algumas coisas, ou ainda não queira aprender sobre outras. Mas, se você não quiser ler o conteúdo por causa da primeira opção, de já conhecer o assunto, minha sugestão para você é que leia mesmo assim.

Dizem que para o cérebro realmente memorizar algum assunto, ele precisa ter contato com esse conteúdo várias vezes. Só então, depois desses vários contatos, é que ele realmente irá memorizar o assunto e as chances de você esquecer sobre aquilo diminuem bastante.

Então, mesmo que você já saiba sobre o assunto, é bacana dar uma revisada para ver se não esqueceu de algum ponto importante ou então para ter contato mais uma vez com o conteúdo e reforçar o que você já sabe.

Pronto! Era isso que eu tinha para te falar antes de começarmos a revisão… E aí, tá pronto para começar?

Então, vamos lá…

Revisão dos posts da semana

Ao todo, foram 10 posts essa semana. Na verdade, todas as semanas eu estou me organizando para fazer essa quantidade de post. Então, se você quiser estabelecer a rotina de estudar todos os dias um assunto novo, pode contar com as postagens aqui do blog. Todos os dias eu posto em média dois posts, ok?

E sempre com dicas bem bacanas, que eu mesmo coloquei em prática na hora de aprender os 5 idiomas que sou fluente, e também dicas para tornar o seu aprendizado de inglês algo mais fácil e divertido.

Então, vou começar a falar dos posts da semana passada…

Quando usar “Who” e “Whon”

Eu vejo muita gente confundindo o momento certo de usar o who ou o whon. Claro, eles são bem parecidos e é normal gerar essas confusões mesmo.

Por isso, eu criei esse post para falar especificamente sobre quando usar o who e o whon. Então, se você tem dificuldades quanto a isso, se não sabe o que são essas palavras, ou até mesmo se sabe e quer revisar, está na hora de você dar uma lida nesse post.

A leitura é bem rápida, só irá levar alguns minutos (e o aprendizado é para a vida toda):

Quando usar “Who” e “Whon”

Veja como dar Direções em Inglês

Tem muitas pessoas que gostam de ir para um novo país e explorá-lo de carro, conhecendo cada rua, cada cidade, enfim. Explorando mesmo o lugar onde está indo. Tá bom, eu sei que tem gente também que faz isso por ser a opção mais barata…

Mas, não importa o motivo, o que importa mesmo é que se você quiser ir para um país diferente, que não fale português, você precisa saber falar sobre as direções em inglês. Já imaginou você estar perdido em algum lugar, sem bateria no celular, ou seja, sem GPS, e não saber como se comunicar com as pessoas? Com certeza será uma situação bem difícil.

Então, se quiser aprender sobre as direções em inglês, dá uma olhada nesse post:

Veja como dar Direções em Inglês

Aprender Inglês Online com Vídeos #19 German in the Woods

Aprender inglês com vídeos é muito bom, pois você treina o listening, a pronúncia e também o seu vocabulário e as regras gramaticais. E mais… você faz tudo isso sem nem perceber que está fazendo tudo isso, o que torna a atividade ainda melhor e mais divertida.

Tá, aprender inglês com vídeo pode ser bem divertido. Mas, no vídeo que compartilhei nesse post, não é bem esse o foco… a diversão. Ele vai falar sobre um assunto bem delicado e que, se você curte história, se você curte pensar e refletir sobre a fragilidade da vida, é bom dar uma olhada nele.

O diálogo em inglês é bem fácil e você ainda poderá aprender sobre tudo isso que citei. Então, aperta o play:

Aprender Inglês Online com Vídeos #19 German in the Woods

Descubra os pronomes de tratamento mais usados no inglês

Sabe quando você assiste o Miss Universo, por exemplo? Esse Miss é uma das formas de usar o pronome de tratamento com as pessoas no inglês…

É um jeito de demonstrar respeito pelas pessoas. Mas, eu sei que tem muita gente que acaba se confundindo e usando o Mister quando é para usar o Miss, e por aí vai.

Para acabar com isso, para resolver esse problema, eu escrevi esse post falando sobre o assunto. Além de descobrir quando usar cada um desses pronomes, você também vai descobrir o motivo pelo qual esses concursos de beleza usam o pronome Miss.

Ficou curioso ou curiosa? Então, dá uma olhada nesse post que eu preparei para você:

Descubra os pronomes de tratamento mais usados no inglês

Aprender Inglês com Seriados #18 The Office

Aprender inglês vendo séries, ou seriados, também é uma forma de tornar essa prática ainda mais divertida.

Porém, é muito importante que você saiba qual seriado escolher, afinal de contas tem alguns deles que acabam mais confundindo a sua cabeça do que ajudando. E os motivos são os mais diversos… Pode ser por eles terem muitas gírias, por o sotaque ser de uma região específica e bem difícil de entender, pela linguagem ser culta demais. Enfim… são várias as possibilidades.

Por isso, eu comecei a fazer uma série de posts onde eu indico qual seriado é mais adequado para você assistir com o propósito de aprender inglês.

E o seriado desse post foi o “The Office”. Quer saber mais sobre esse seriado em inglês? Então dá uma olhada no post:

Aprender Inglês com Seriados #18 The Office

Como identificar se o verbo é regular ou irregular em inglês

Conjugar um verbo de forma adequada é uma dúvida bem comum entre os estudantes de inglês, que sempre estão com várias dúvidas na cabeça, não é mesmo? (por isso que eu escrevo todos os dias no blog, para responder essas perguntas)

E, nessa de não saber conjugar um verbo de forma adequada, com certeza surge aquela dúvida… Será que esse verbo é regular ou irregular? Será que tem alguma regra específica para conjugar ele ou ele segue o padrão de conjugação?

Então, para facilitar sua vida, eu compartilhei uma dica bem boa nesse post para te ajudar a saber quais são os verbos regulares e os irregulares.

Se você quer saber que dica é essa, então precisa acessar esse post aqui:

Como identificar se o verbo é regular ou irregular em inglês

Como se diz em inglês #20 Estou de mau humor

Ninguém é obrigado a acordar todos os dias de bom humor, não é mesmo? Os que costumam acordar mau humorados que digam…

Então, para não passar por situações embaraçosas, é importante você saber dizer para as pessoas que não está com o humor muito legal naquele dia, ou naquele momento.

Por isso, se você quer saber como dizer estou de mau humor em inglês, dá uma olhada nesse post (ele faz parte da série “como se diz em inglês” que está fazendo maior sucesso, eu adoro):

Como se diz em inglês #20 Estou de mau humor

Dicas de Best-Sellers para te ajudar na fluência do inglês

Aprender inglês, se fizer do jeito certo, pode ser muito mais fácil do que você imagina. E, para os amantes de leitura e dos clássicos da literatura mundial, esse é um ótimo post para te ajudar a aprender inglês.

Eu listei uma série de best-sellers para que você leia e aprenda inglês com eles. Uma dica muito boa é se você já leu algum deles em português, ler agora em inglês. Com certeza para você será mais fácil entender o contexto, os vocabulários e perceber as regras gramaticais que estão em cada frase.

Então, quer aprender inglês lendo alguns dos best-sellers do mundo inteiro? Se a resposta for sim, minha dica é para você ler esse post:

Dicas de Best-Sellers para te ajudar na fluência do inglês

Textos em Inglês #22 Mortes relacionadas ao peso

Sabia que você pode usar a sua vontade de aprender inglês para aprender sobre muitas outras coisas? Muitos assuntos diferentes? Pois é… isso é possível a partir do momento que você começa a pesquisar em inglês sobre esses outros assuntos que te interessam.

Uma das formas de se aprender isso, é através dos textos. Por isso, eu sempre compartilho com você aqui no blog, dicas de textos em inglês que você pode ler para aprender o idioma, e também sobre algum outro assunto interessante.

E, dessa vez, o assunto é bem série… Ele fala sobre as mortes relacionadas ao peso, que não é só para quem está gordo, não.

Dá uma lida no assunto:

Textos em Inglês #22 Mortes relacionadas ao peso

Aprender Inglês com Música #24 A Thousand Years

Não sei você, mas eu acredito que escutar música é uma ótima forma de aprender inglês e ainda se divertir. Tem vezes que tudo o que a gente precisa é escutar uma boa música para relaxar e tal, não é mesmo?

Então, se você é desses ou dessas, que adora ouvir uma boa música, dá uma olhada na música que eu compartilhei nesse post. Ela está fazendo muito sucesso no Brasil, já fiquei sabendo. Por isso, aproveitei esse momento para que você possa aprender inglês e ainda, quem sabe, aprender a cantar essa música do momento aí no Brasil.

Quer saber mais sobre a música? Então, vai lá:

Aprender Inglês com Música #24 A Thousand Years

E esses foram os posts dessa semana, tem bastante conteúdo, não é mesmo? Sempre compartilho bastante conteúdo legal com você aqui no blog… E, claro, apesar de ter bastante conteúdo, todos eles são passados de uma forma bem leve, o que faz com que seja bem mais fácil para você aprender sobre cada um deles.

Eu não gosto nem um pouco sobre essa história de ter que se trancar numa sala de aula por horas para poder aprender alguma coisa… Eu acredito que um idioma novo a gente aprende no dia a dia, na prática, e usando a teoria para colocarmos em prática tudo que aprendemos.

E isso está diretamente relacionado com a facilidade que você tem para aprender um idioma ou não, então, já que entramos nesse assunto, vamos começar a responder essa pergunta: aprender inglês é mais fácil do que aprender português?

Aprender inglês é mais fácil do que o português?

Não sei se você já ouviu falar nisso, mas eu com certeza já ouvi. Não sei se é por eu ter aprendido as duas línguas e também por viver no meio desse mundo, porém já ouvi muitas pessoas perguntando sobre isso.

E sabe qual é a resposta para essa pergunta? Depende! No meu ponto de vista, claro, aprender inglês é muito mais fácil do que aprender português. Com certeza, um bom motivo para isso é que eu passei minha vida toda ouvindo familiares, amigos e etc falando inglês. Minha vida era baseada no inglês. Então, claro que quando eu aprendo uma nova língua, pra mim ela vai ser mais difícil. E não estou falando só do português, mas de qualquer língua.

E, assim como eu, você deve sentir a mesma coisa quando aprende inglês. Ao contrário de mim, você passou a sua vida inteira aprendendo português e ouvindo as outras pessoas falando em português, então é claro que para você aprender inglês vai ser mais difícil do que para mim.

O inglês está no seu dia a dia?

Mas, assim como eu concordo com você quando falo isso, eu também quero chamar a sua atenção para uma coisa… Qual o motivo, que no seu ponto de vista aprender português é mais fácil do que aprender inglês?

Bom, eu já dei meu ponto de vista sobre essa resposta.. Pra mim, é mais fácil aprender português no seu caso pois é esse o idioma que está no seu dia a dia. Por isso, quero te fazer uma pergunta…

E se o inglês estivesse no seu dia a dia, seria mais fácil aprender inglês ou português? Eu poderia apostar que o inglês seria a resposta certa.

Por isso, para responder a primeira pergunta que fiz para você, se aprender inglês é mais fácil ou mais difícil do que aprender português, eu te diria que depende…. Depende de uma série de fatores.

Agora, um outro questionamento que te faço é… E se você tivesse contato com as duas línguas, qual seria mais fácil de aprender? Aí, nesse caso, eu vou olhar para cada uma delas focando apenas na gramática, na complexidade das regras gramaticais e afins.

Qual você acha mais complexa, inglês ou português?

No meu ponto de vista, o idioma menos complexo gramaticalmente falando é o inglês. Ele tem menos regras gramaticais, as regras são mais fáceis e, claro que elas têm suas complexidades. Porém, se comparado ao português, eu diria que essas complexidades são bem menores.

Método de aprendizado de inglês

Outro ponto muito importante para ser analisado na hora de aprender inglês é o método de aprendizado. Como disse antes, estar inserido no idioma, ou seja, ter ele presente de verdade no seu dia a dia, torna o aprendizado muito mais fácil e rápido.

Por isso, muitos estudantes preferem fazer um intercâmbio internacional para garantir que vai aprender o inglês. E, vou te dar uma notícia boa… Você não precisa viajar para fora do Brasil para poder conviver com o inglês.

Você precisa na verdade buscar estratégias no seu dia a dia para poder viver o inglês. E isso vale para coisas pequenas, como alterar a língua do seu computador ou celular, como também para coisas mais complexas, como encontrar um grupo de amigos gringos e etc.

Não para de crescer o números de gringos vindo para o Brasil, então não tem desculpa para não conhecer alguém que seja de fora do Brasil. E, se você morar numa cidade pequena, por exemplo, que não vão muitos gringos para lá, ou qualquer outro motivo que te faça ter pouco contato com gringos, a internet está aqui para isso.

Hoje, por exemplo, você está lendo um post feito por um gringo. Então, busque pessoas de fora do Brasil para você conversar e praticar o seu inglês, e torne isso um hábito, para que você possa inserir essa prática no seu dia a dia e viver o inglês de verdade.

Leia o blog diariamente

Além disso, outra dica que posso te dar, é para ler o blog todos os dias. Se você estiver se perguntando qual blog, bom.. Vou te dizer que é esse mesmo aqui, esse que você está lendo agora. hahahha

Todos os dias (menos domingo, pois mereço uma folguinha também), eu posto conteúdos novos para você. Normalmente de segunda até sexta-feira eu posto dois conteúdos diferentes, e no sábado só um.

Se você quiser tornar o inglês algo presente na sua vida, crie o hábito de ler os posts aqui do blog todos os dias. Tenho certeza que isso vai te ajudar bastante, pois te dou dicas de vários tipos. Para te ajudar na prática do inglês, na teoria, na motivação para os estudos… Enfim, de tudo um pouco.

E se por acaso você não encontrar o conteúdo que está buscando, é só comentar comigo que eu posso, quem sabe, colocar a sua dúvida aqui no blog e respondê-la. Ia ser demais, não?

Resumo

Então, resumindo, a resposta para a pergunta de se aprender inglês é mais fácil do que português é: depende!

Depende do método que você está usando para aprender cada uma delas, depende do quanto você tem contato com cada uma das línguas. Porém, analisando a parte gramatical, e apenas isso, aprender inglês é mais fácil do que português – ao menos no meu ponto de vista.

Se você discorda com isso, por favor, comente aqui no blog o motivo pelo qual você discorda. E, se você concorda, pode comentar sua opinião aqui no blog também.

Então, por hoje é isso.. Muito obrigado pela sua companhia!

E, não esqueça de compartilhar o post de hoje com os seus amigos. Quem sabe eles se convencem de que estudar inglês é mais fácil do que estudar português e te acompanham na conquista dessa sua meta, que é ser fluente em inglês. Tenho certeza que essa companhia iria fazer toda a diferença.

Até mais…

Abraços!

See you, bye, bye…