Dicas para você começar a pensar em inglês

Olá gente, hello…

How are you today? Como você está hoje?

Bom… eu estou aqui escrevendo para você e pensando em português. Porém, 1 minuto atrás eu estava aqui falando e pensando em inglês.

Para mim, isso já é algo bem fácil, trocar essa chave, digamos assim, do inglês para o português e vice-versa.

Porém, eu sei que para muitas pessoas não é tão fácil assim trocar essa chave. E na verdade, não tem como ser fácil fazer isso no início do aprendizado…

É como aprender a dirigir, por exemplo. No início, você mal consegue falar, pois tem que prestar atenção em várias coisas, fazer vários movimentos e etc. Mas, com a prática, com a persistência e dedicação, você consegue, em pouco tempo, fazer tudo que for necessário, e ainda engata um papo cabeça super reflexivo com a pessoa que está contigo no carro, sem problema nenhum.

Com o inglês é a mesma coisa, você pode até achar difícil no início pensar em inglês. Porém, é isso que irá te ajudar a ficar fluente mais fácil no inglês, com mais propriedade e etc, etc. Então, se você se dedicar, ser paciente com você mesmo, com certeza a fluência vai chegar mais rápido do que você imagina.

Eu, por exemplo, fiquei fluente em português com 4 meses de estudo, sem nunca ter pisado no Brasil. Mas, isso não quer dizer que com você acontecerá a mesma coisa… Pode ser que você aprenda em menos tempo o inglês, pode ser que aprenda no mesmo tempo, ou até mesmo em mais tempo. O que realmente importa aqui é você ter paciência com você mesmo, se conhecer e saber o momento certo e o jeito certo para se dedicar aos estudos de inglês.

Eu sei que tudo isso pode ser muito difícil num primeiro momento.  E, por saber dessa dificuldade, eu já falei algumas vezes sobre o assunto aqui no blog.

Então, para te ajudar ainda mais, vou compartilhar alguns desses posts aqui contigo:

Todos esses textos vão te ajudar bastante a entender a importância de se pensar em inglês, a diferença entre traduzir e pensar em inglês e até mesmo dicas para você começar a pensar em inglês.

Se você não parou para pensar no quanto pensar em inglês pode ser importante para te ajudar na fluência, eu te diria para começar a pensar agora mesmo nisso… Pois não tenho dúvidas de que isso impactará diretamente na sua facilidade em aprender inglês.

Então, por mais que eu já tenha dado as dicas que eu acabei de compartilhar com você em outros posts, resolvi escrever esse post para te dar sugestões também de materiais que você pode usar, sites que pode acessar e afins para te ajudar a aprender inglês mais rápido, incentivando seu cérebro a pensar em inglês.

Vamos lá…

Dicas práticas para começar a pensar em inglês

Agora vou te passar uma lista de ideias, sites e afins que você pode colocar em prática para facilitar o seu aprendizado de inglês e te ajudar a começar a pensar em inglês.

Estude inglês em inglês

No início eu sei que é mais difícil estudar inglês em inglês. Por isso, não se cobre tanto no início…

Mas, é muito importante que você já vá começando a estudar inglês com o máximo de contato com o inglês que puder. Então, na hora de explicar uma palavra para alguém, por exemplo, no lugar de traduzir, explique o que é aquela palavra em inglês.

Busque materiais na internet em inglês, ou qualquer outra ação que te ajude a estudar inglês em inglês.

Leia em inglês

A leitura é fundamental para você ter um bom português, assim como também é fundamental para você ter um bom inglês.

Sendo assim, foque também na leitura de livros, por exemplo, ou até mesmo jornais e revistas. Tem uma série de revistas e jornais muito bem conceituados no mundo inteiro e que você pode usar como referência para ler as notícias e ainda aprender inglês.

Vou te passar uma lista com alguns deles:

Todos esses jornais e revistas têm matérias sensacionais e que você vai aprender muito do inglês lendo elas. Então, pode acessar, que eu indico.

Aumente seu contato com o inglês no dia a dia

Quanto mais contato com o inglês você tiver, melhor. Está parado em uma fila, começa a olhar para o lado e pensar em como se diz aquilo tudo em inglês. Vai pensar em alguma situação, tente fazer seu cérebro conversar com você mesmo em inglês.

Parece meio louco, mas pode ter certeza que dá certo. Você precisa aumentar o seu contato com o inglês, e isso não precisa necessariamente ser com outra pessoa. Pode ser com você mesmo também.

Vale assistir a filmes, vídeos, séries, ter contato com músicas, cantar essas músicas e afins. Mas, também vale começar a pensar em situações em inglês, se perguntar como diria o que acabou de dizer em inglês, pensar nos nomes dos objetivos que estão em sua volta em inglês. E por aí vai…

Deixe a imaginação fluir e com certeza você encontrará a melhor forma de aumentar o seu contato com o inglês.

Então, por hoje é isso. Mais uma vez, muito obrigado pela sua companhia. E, se gostou do post de hoje, não esqueça de compartilhar ele com os seus amigos e colegas de estudo, ok?

Qualquer dúvida, já sabe, é só deixar um comentário aqui no blog. Adoro escrever posts inspirado nas pessoas que me acompanham, alunos e etc. Então, será uma alegria para mim poder, quem sabe, me inspirar na sua dúvida para escrever o próximo post.

Abraços e até mais…

Bye, bye!