Dicas para uma prova de inglês

Olá, hello!

How are you today? Como você está hoje?

Eu estou ótimo, mas acredito que se você estiver prestes a fazer uma prova de inglês, deve estar um pouco ansioso, não é mesmo?

Aqui no blog eu sempre falo da importância de aprender inglês de um jeito leve, divertido e prazeroso. Mas sei também que nem sempre isso é possível, principalmente quando temos que fazer uma prova, não é mesmo?

Mas, mesmo que você fique tenso nesses momentos, eu quero te dizer que é possível tornar essa hora mais leve, fácil e prazerosa, sim.

Mas, antes de falar sobre isso, gostaria de te chamar a atenção para um ponto: não estude inglês apenas para uma prova. Estude inglês para a sua vida. A prova é consequência.

Saber falar inglês irá te abrir muitas portas, tanto na vida pessoal, com experiências de vida, como também no meio profissional, com novas possibilidades de trabalho. Então, se você tiver aulas de inglês na escola, vai fazer vestibular ou até mesmo precisa fazer alguma daquelas provas de nivelamento de inglês para uma faculdade ou algo do tipo, eu tenho várias dicas para compartilhar contigo e tornar esse momento mais leve e fácil, ok?

Vamos lá para as dicas, então…

Tenha um roteiro de estudo

Por mais que eu te ensine dicas de como aprender inglês de um jeito fácil e prazeroso, esse aprendizado não vai aparecer do dia para a noite. Por isso, é fundamental que você tenha um plano de estudos para te guiar nessa missão.

Nesse plano de estudos, coloque quanto tempo por dia você pode estudar inglês, quais são os momentos do seu dia que você pode inserir o inglês sem necessariamente estar estudando a teoria desse idioma, e também coloque metas diárias, ou semanais.

Eu já escrevi alguns pontos falando sobre isso, dá uma olhada:

Pratique as suas habilidades, sem esquecer das fraquezas

Tem muita gente que tem mais facilidade para escrever ou para falar, por exemplo. E isso é comum, não somos obrigados a ser bons em tudo, não é mesmo?

Porém, um grande erro que alguns estudantes cometem é, por ter mais facilidade com a escrita, por exemplo, acabam esquecendo da fala. Isso não pode acontecer com você… Principalmente se a prova para a qual você está se preparando for verbal também.

E, mesmo se não for, você deve equilibrar suas habilidades de escrita e leitura para ter sucesso nessa prova, por isso não esqueça de praticar todas as habilidades.

Eu já fiz um post aqui no blog bem legal falando sobre como usar os canais de percepção para te ajudar no aprendizado do inglês, dá uma olhada: Descubra Como Aprender Inglês do Seu Jeito e Mais Rápido.

Revise constantemente o que estudou

Tem alguns estudos que dizem que para memorizar algum assunto, seja ele qual for, não só especificamente o inglês, nós precisamos ter contato com ele 7 vezes no mínimo. Assim, só depois desses 7 contatos, é que iremos memorizar.

Por isso, é muito importante que você revise sempre todo o conteúdo que estudou e, além disse, pratique ele também.

Se você gosta de escrever, por exemplo, escreva sobre o conteúdo que acabou de estudar e depois, alguns dias depois ou até mesmo semana, revise o que você escreveu. Assim, é uma forma de memorizar melhor o conteúdo.

Mas lembre-se que sempre a melhor forma de memorizar não é daquele jeito antigo, de decoreba mesmo, sabe? A melhor forma de você memorizar o que estudou é praticando, mesmo. E aí vem a próxima dica.

Pratique o que estudou

Eu sempre falo aqui no blog que a teoria é muito importante, mas ela deve estar sempre aliada com a prática. E o mesmo vale para uma prova de inglês, também…

Por mais que ela seja teórica, você precisa da prática para te ajudar a memorizar todo o conteúdo estudado. Então, se você estiver se preparando para uma prova, lembre-se que também é importante você dar uma praticada na teoria que estudou para que facilite a sua memorização.

Aquele método antigo de que devemos ficar anos estudando inglês, sem praticar, é coisa do passado. Na verdade, eles trouxeram esse método de ensino para o Brasil inspirados no que viram nas escolas americanas, que ensinavam bastante a teoria nas escolas.

Só que o que não perceberam é que os americanos já sabiam falar inglês, já eram fluentes nesse idioma, então não tinha motivo nenhum para eles treinarem a prática, pois já sabiam. Por isso, focavam apenas na teoria…

O que, claro, no seu caso que é falante de português, é bem diferente, não é mesmo?

Então, mesmo que a prova for teórica, não esqueça de praticar, ok?

Mantenha-se motivado

Estudar para uma prova não é fácil, eu sei. Tem muitas coisas envolvidas… Mas, assim como para conquistar a fluência no inglês é importante que você esteja motivado, e que se mantenha assim, para fazer uma prova é a mesma coisa.

Por isso, mantenha o foco e a motivação sempre em alta, ok? Eu também preparei alguns posts falando sobre isso, dá uma olhada:

Então por hoje é isso, pessoal… Espero que vocês tenham gostado das minhas dicas, e se tiver mais alguma dica que queira compartilhar com o pessoal, fique à vontade para fazer um comentário aqui no blog.

Ah, e se tem algum amigo que está estudando para uma prova de inglês, não esquece de compartilhar esse conteúdo com ele, combinado? Tenho certeza que ele irá adorar…

Abraços e até mais! See you soon.