Dicas para Estudar Inglês nas Férias

Hello, how are you today?

Espero que esteja muito bem, ainda mais se estiver de férias, trenão é mesmo?

Época de relaxar, de repente curtir uma praia, estar com a família, ou fazer uma viagem com os amigos para um local bem bacana. Enfim, eu sei que é época de aproveitar bastante, cada um do seu jeito.

E, se você colocou como meta na virada do ano ficar fluente em inglês, não é por estar de férias que os estudos devem parar, concorda comigo?

Muito pelo contrário, como você tem mais tempo disponível, é uma ótima oportunidade para se aprofundar ainda mais nos estudos – e, já que estamos falando de férias, é claro que esse estudo ou essa prática de inglês tem que ser de uma forma divertida.

Então, vamos lá para as dicas que eu preparei hoje para te ajudar a praticar inglês de uma forma divertida nas férias.

Assista séries e filmes em inglês

Se você não gosta de praia, tenho certeza que no verão você vai colocar todas as séries e filmes que você queria assistir em dia nessa época, não é mesmo? E, se você for do tipo que adora uma praia ou estar na rua boa parte do seu tempo, aproveite o tempo que estiver em casa para assistir uma série, por exemplo.

Lembrando que para assistir uma série ou filme em inglês e conseguir aproveitar bem, caso seu inglês ainda seja muito de iniciante, tem algumas dicas que podem ser seguidas:

  • Comece assistindo uma série, por exemplo, com episódios curtos;
  • Primeiro, assista com áudio em inglês e legenda em português;
  • Depois, assista com áudio e legenda em inglês;
  • Por último, assista sem nenhuma legenda, apenas o áudio em inglês.

Essa prática, irá fazer com que seu cérebro se acostume tanto com a leitura do inglês, quanto também o listening, o áudio. Assim, você estará treinando diferentes formas de usar o inglês, além de aprender novos vocabulários.

E também vale usar outras formas de aprender inglês através de vídeos, vou te dar alguns exemplos:

  • DOCUMENTÁRIOS: Existem documentários longos, mas você pode achar documentários mais curtos ou achar trechos pequenos em canais como Youtube e até Facebook;
  • RECEITAS: Assista um vídeo onde um cozinheiro ensina os passos de uma receita em poucos minutos! Em 5 minutos de vídeo você tem acesso a inúmeras palavras novas, verbos, vocabulário, gíria, e ainda aprenda como cozinhar algo novo. Para quem já tem que cozinhar mesmo, isso é uma ótima forma de usar o inglês no dia-a-dia;
  • NOTÍCIAS: Não digo o jornal inteiro, mas você pode assistir trechos de 2 a 7 minutos sobre reportagens específicas de assuntos que te interessam. Pode ser algo sobre animais de estimação, ou sobre moda. Pode ser modelos de carros de última geração ou mil coisas diferentes;
  • PREGAÇÕES: A maioria do país é religiosa. Isso é um fato. Nem todo mundo é da mesma religião, claro, mas geralmente o vocabulário dentro de uma religião é única daquela religião e repassa para outras línguas. Se você é uma pessoa religiosa, pode procurar pedaços de pregações que tratam de áreas interessantes para você, como “perdão” ou “fé”, por exemplo.

Enfim, tem vários vídeos no Youtube que valem a pena você dar uma olhadinha e se divertir com eles – mas sempre em inglês, né?

E agora é só escolher a série e se divertir. Tá em dúvida de qual série assistir? Leia o post “Dicas de Series Para Aprender Inglês”, lá eu dei mais dicas sobre como aprender inglês vendo série e também algumas sugestões de séries que eu considero que vale a pena você assistir para aprender inglês.

Momento conversação

Já imaginou pegar uma das receitas que você assistiu no Youtube e chamar seus amigos para colocá-la em prática num jantar super divertido? Afinal de contas, férias também serve para encontrar os amigos e colocar o papo em dia.

Então essa é a dica do “momento conversação”. Além de fazer o jantar, a intenção nesse jantar é que vocês falem apenas inglês, para assim poder praticar o idioma.

E não vale falar uma palavra sequer em português, viu? Faça de conta que seus amigos são todos nativos e você não tem outra saída a não ser falar inglês com eles, combinado?

Busque livros em inglês

A leitura também é uma ótima prática de inglês. Já imaginou você curtir uma sombrinha, num lugar gostoso deitado em uma rede? Ou até mesmo você que gosta de pegar um sol e ficar deitada na areia, essa pode ser uma ótima hora para colocar sua leitura em dia.

Tem alguns best-sellers no Brasil que tem a versão deles em inglês, ou até mesmo vale a pena pesquisar quais são os best-sellers nos Estados Unidos e ler eles, até mesmo antes de chegarem no Brasil.

No site do NYTimes eles apresentam uma lista dos livros mais vendidos nos Estados Unidos. O USA Today também apresenta uma lista dos livros mais vendidos, caso queira pesquisar mais opções.

Bom, essas são as dicas de hoje. Aqui no blog eu também já te dei outras dicas para aprender inglês de uma forma rápida e divertida, um dos exemplos é aprender inglês através de aplicativos.

No post “Aprendendo Inglês com Aplicativos”, eu dei algumas dicas de aplicativos que podem ser usados para te ajudar na prática do inglês, e vai muito além do Duolingo, viu? Dei dicas bem bacanas para você que curte usar a tecnologia para te ajudar a chegar mais longe no aprendizado de inglês.

Outro post que acredito valer a pena você ler e dar uma atenção especial é o “Falar Inglês – Segredos Poucos Revelados”. Nele, eu revelei alguns pontos importantes que vão te ajudar a melhorar o seu aprendizado e que poucas pessoas falam sobre eles.

São percepções que tive quando eu mesmo aprendi os 5 idiomas que sei, e também acompanhando os milhares de alunos que já passaram pelos meus cursos. Vale a pena você investir um tempinho das suas férias para isso. 

Espero que você consiga usar suas férias para estudar inglês e ficar cada vez mais perto da fluência.

Por hoje é isso… Abraços e até mais.