Dicas infalíveis para turbinar o seu inglês

Olá, hello!

How are you? Como você está?

Ao longo desses anos em que estou ensinando inglês para brasileiros, são muitos que me procuram e querem encontrar fórmulas milagrosas para aprender inglês.

Bom, para essas pessoas, eu digo que é possível sim aprender inglês em pouco tempo, é possível aprender inglês de um jeito divertido e prazeroso, é possível aprender inglês sem precisar ficar toda hora trancado em uma sala de aula acompanhado de uma apostila.

Porém, isso tudo não quer dizer que aprender inglês é algo que milagrosamente vai acontecer na sua vida sem seu esforço e sua dedicação.

Por isso eu sempre digo que fórmula milagrosa não existe, mas com certeza existem formas de fazer com que o inglês seja algo muito mais fácil de ser aprendido.

Por isso, no post de hoje eu quero compartilhar com você dicas infalíveis que com certeza vão te ajudar a turbinar o seu inglês.

Não são dicas milagrosas que vão te fazer aprender inglês dormindo, por exemplo. Mas, são dicas que vão te ajudar a aprender inglês de um jeito muito fácil, prazeroso e divertido.

Eu acredito que o inglês, assim como qualquer outro idioma, é algo vivo, que precisa ser aprendido no dia a dia, na prática. E não aquela coisa chata de toda semana você ter uma aula e fazer exercícios na apostila e tal.

Esse jeito de aprender um idioma veio lá dos Estados Unidos, quando os brasileiros foram até lá e trouxeram para o Brasil a forma com que os americanos aprendem inglês na escola.

Porém, um americano que chega no nível de estar na escola, já sabe falar inglês. Sendo assim, ele precisa apenas aprimorar os seus conhecimentos.

Nesse caso sim, faz todo o sentido a pessoa estudar a teoria, ficar fazendo exercícios e essa ser a única forma em que ela aprenderá inglês. Afinal de contas, a verdade é que ela já conhece o inglês, precisa apenas aprimorar, melhorar, aprofundar o seu conhecimento.

Porém, uma pessoa que não fala nada de inglês ainda, precisa começar a se soltar, se desenvolver através da prática.

Claro que a teoria é muito importante também. Porém, para ser fluente em inglês, você precisa se soltar, praticar e com isso aprender o inglês de verdade.

Sendo assim, as dicas infalíveis que vou compartilhar com você hoje, todas elas têm relação com isso que acabei de te dizer.

Então, quer saber que dicas são essas? Vamos lá, então, falar sobre esse assunto…

Rotina de estudos

Quando um bebê nasce, por exemplo, muitas pessoas falam da importância de se ter uma rotina. Assim, tudo na vida fica mais fácil.

Eu, como sou pai de vários filhos, sei bem do que estou falando! heheh

E, a rotina é boa para todo mundo, na verdade! Pois ela te ajuda a conseguir fazer mais coisas em menos tempo, a ser mais produtivo e cumprir com as suas obrigações diárias.

Sendo assim, é muito importante que você também tenha uma rotina de estudos. E, quando falo rotina de estudos, não estou falando em ter aula duas vezes na semana para você estudar a gramática do inglês.

Estou falando que você precisa organizar um dia da semana, por exemplo, para ir até um grupo de conversação em inglês. Ou então, definir que na hora do almoço você sempre vai dar uma olhada nas notícias em inglês. Quem sabe, vale também você baixar alguns podcasts em inglês para ouvir enquanto vai ao trabalho, e por aí vai.

Essa rotina, ou seja, você sempre fazer a mesma coisa, vai fazer com que aquilo vire um hábito e, quando menos perceber, estará inserindo o inglês no seu dia a dia sem fazer mais nenhum esforço.

E está aí a grande sacada dessa dica infalível! Tudo que você pratica por 21 dias seguidos, acaba virando um hábito. Então, você tem que fazer a prática do inglês um hábito na sua vida. Um hábito gostoso, prazeroso e que vai te fazer aprender muito inglês.

Por isso, na hora que você definir que terá contato com o inglês nos perídos x, y e z, realmente se esforce para que aquilo aconteça. Depois de 21 dias fazendo isso, você vai ver que irá se tornar um hábito e não precisará de tanto esforço para fazer acontecer, como já te disse.

Aumente seu contato com o inglês

Tem escolas tradicionais de inglês em que você vai ter contato com o idioma apenas uma vez por semana, por exemplo. Você pode aprender inglês desse jeito? Pode! Mas, não tenho dúvidas de que se você aumentar a quantidade de vezes que está exposto ao idioma, com certeza esse aprendizado será mais fácil.

Então, sobrou um tempinho no seu dia a dia? Que tal ver uma série em inglês, ler um livro, pesquisar sobre algum assunto que gosta em inglês, ou até mesmo puxar conversa com algum gringo que você pode conhecer pela internet.

Com a tecnologia, o que não falta são opções para você ter contato com o inglês diariamente. E, além disso, você também pode aproveitar a espera em um consultório, por exemplo, ou em qualquer outro lugar, para pensar como dizer em inglês os objetos que estão na sua frente, ou como falar no inglês algumas frases relacionadas ao ambiente em que você está.

Só essas atividades já irão aumentar a sua facilidade de aprender inglês, irão agilizar o processo e tornar isso mais fácil do que imaginava.

Sendo assim, essa dica é para que você esteja sempre atento para as oportunidades de ter contato com o inglês. Quanto mais você puder estar em contato com ele, melhor.

Tenha bem claro qual é a sua motivação

Muitas pessoas sonham em aprender inglês, estão super motivadas, porém, quando começam efetivamente a estudar, acabam ficando desmotivadas. Isso é bem comum acontecer, tá? Não é só com você que isso pode acontecer!

Porém, o que diferencia as pessoas que realmente conquistam sua fluência no inglês para as que não conquistam é o fato delas persistirem nesse sonho e não deixar a falta de motivação vencer elas.

Quando a pessoa desiste de estudar inglês é porque a sua motivação para aquilo acontecer era menor do que o receio de enfrentar aquela dificuldade que está passando.

Por isso, é muito importante que você tenha bem claro para você qual é a sua motivação, o que te faz querer aprender inglês.

Quer aprender inglês para poder viajar o mundo? Para ter uma nova oportunidade de trabalho?

E, quando a dificuldade aparecer, lembre da sua motivação. Além disso, pode contar comigo também para te ajudar nesse ponto.

Sempre estou fazendo vários posts aqui no blog respondendo as perguntas dos meus seguidores. Então, se você tem alguma dúvida relacionada ao inglês, pode deixar seu comentário aqui no blog que será uma alegria para mim respondê-las.

Além disso, você também pode dar uma olhada nesses posts aqui:

E, falando em motivação, tem uma pessoa que eu já compartilhei a história aqui no blog que tinha uma motivação muito boa para aprender inglês em apenas 6 semanas. E foi exatamente isso que ele fez…

Comprou o meu curso de inglês, fez ele em seis semanas e conseguiu nesse curto período sair do conhecimento zero para a fluência no inglês.

Então, se você quiser saber um pouco mais sobre essa história, como ele conseguiu isso e o que ele fez para atingir esse resultado, dá uma olhada nesses posts:

Eu adoro contar essa história, pois mostra que realmente é possível aprender inglês em pouco tempo! Basta você usar a metodologia de ensino certa.

E aí também tem um ponto bem importante que você precisa levar em consideração: a metodologia de ensino do inglês.

Mas, o que eu quero dizer com isso? Quero dizer que, para aprender inglês, você precisa ter autoconhecimento o suficiente para saber qual é a melhor forma em que você aprende o inglês.

É através da fala? Da escrita? De gestos? Como você aprende da melhor forma?

E, um dos grandes diferenciais do meu curso é que sempre busco incentivar essas diferentes formas, afinal de contas, eu sei que cada um tem seu jeito de aprender. Sendo assim, não tem como uma única forma ser eficiente para todo mundo.

É nesse ponto que, ao menos no meu ponto de vista, muitos cursos de inglês acabam pecando. Pois ensinam todos da mesma forma, sem perceber que cada pessoa é única, não só no seu jeito de ser, mas também no seu jeito de aprender.

E essas são as dicas que eu tinha para dar no dia de hoje! O que achou?

Espero que tenha gostado!

Não esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos, combinado?

Abraços e até mais….