Descubra os pronomes de tratamento mais usados no inglês

Olá, hello… how are you? Como você está?

Hoje é dia de mais um post aqui no blog, como sempre, né? hehehe

Não sei se você sabe, mas todos os dias eu posto dois conteúdos para você aqui no blog. Eles têm feito muito sucesso e estou adorando escrever sobre tudo isso para você.

São dicas de estudos que eu mesmo coloquei em prática, afinal de contas sou fluente em 5 idiomas e precisei colocar todas elas em prática. Claro que a parte teórica é diferente, mas como eu sou nativo dos Estados Unidos, então isso não é problema para mim…

Minha grande missão de vida é ensinar o máximo de brasileiros a falar inglês, e faço isso te mostrando que aprender inglês pode ser algo fácil, rápido e divertido. Por isso compartilho essas dicas, para você perceber que não é tão difícil assim quanto você pode achar…

E, no meio dessas minhas andanças pelo mundo e também conversando com os meus alunos, tanto dos cursos gratuitos, quanto dos pagos, percebo que surgem várias dúvida… E, na medida do possível, eu vou respondendo todas elas aqui no blog.

Por isso, se você tiver alguma dúvida, pode comentar aqui nesse post, combinado? Assim, quem sabe eu me inspiro nela e faço um post, assim como estou fazendo hoje…

Na verdade, a dúvida desse meu aluno não era exatamente essa… Mas, eu peguei a dúvida dele e adaptei de um jeito que eu imaginei servir para muitas pessoas.

O que esse meu aluno não sabia direito é quando usar cada um dos pronomes de tratamento que ele já tinha estudado no inglês. Para ele, era muito difícil saber quando usar cada um deles, pois ele sempre se confundia.

Então, no post de hoje, inspirado nessa dúvida, eu vou falar sobre os principais pronomes de tratamento em inglês.

Tá preparado para ver esse conteúdo? Então, vamos lá…

Principais pronomes de tratamento em inglês

Os pronomes de tratamento, como o próprio nome já diz, são palavras que você usa para tratar com alguém, conversar com alguém, e demonstrar respeito por ela.

Normalmente, eles são usados em conversas mais formais, ou então quando você está falando com uma pessoa mais velha.

Além disso, uma curiosidade interessante sobre os pronomes de tratamento em inglês é que, diferente do Brasil, você não vai usar o pronome seguido do nome da pessoa, e sim do seu sobrenome.

Então, se no Brasil tem alguém chamado Maria Santos, você vai chamá-la de Senhora Maria, certo? No inglês é diferente… Você vai chamá-la de Mrs. Santos.

Mas, para você entender melhor sobre esse assunto, eu vou listar e te explicar como usar os principais pronomes de tratamento em inglês.

Mr.

Esse é um pronome de tratamento usado para homens, sejam solteiros ou casados. Ali em cima eu falei que no inglês usamos os pronomes de tratamento apenas acompanhado do sobrenome, não é mesmo?

Bom, isso é o mais comum… Mas, no caso do Mr. você também pode usá-lo acompanhado do nome e sobrenome do homem que está sendo citado.

Vamos aos exemplos, para facilitar a sua vida?

  • Do you know the new vice-president? His name is Mr. Coria. (Você conhece o novo vice-presidente? O nome dele é senhor Coria.)
  • Nice to meet you, Mr. John Tunes. (Prazer em conhecê-lo, senhor John Tunes.)

Sir

Também usado para homens, falamos esse pronome de tratamento quando não conhecemos o homem em que estamos nos comunicando, e que não sabemos o nome e sobrenome dele.

Então, as frases ficariam assim:

  • May I help you, sir? (Posso ajudá-lo, senhor?)
  • Could you please repeat that, sir? (Você poderia repetir por favor, senhor?)

Mrs.

Esse é o pronome de tratamento usado para mulheres casadas, e também vale você usar o nome acompanhado com o sobrenome. Mas, como eu disse ali em cima, você não pode usar esse pronome de tratamento apenas com o nome dela, ok? Isso está errado no inglês…

  • My new boss is Mrs. Sarah Bant. (Minha nova chefe é a senhora Sarah Bant)
  • Thank you for everything, Mrs. Garcia. (Obrigado por tudo, senhora Garcia.)

Miss

Bom, eu já falei que o Mrs. é para mulheres casadas, não é mesmo? E, você deve estar se perguntando… e para mulheres solteiras, o que eu falo? Eu vou te dar a resposta agora: Miss.

Esse é o pronome de tratamento para as mulheres solteiras. Para você não esquecer disso, lembre-se o Miss Universo, por exemplo, Miss Brasil, todos esses concursos de beleza que começa com Miss. Para concorrer ao título, você sabia que elas não podem ser casadas? Por isso o nome é Miss, e não Mrs.

Vou te um exemplo de frase:

  • What is wrong with Miss Midlle? (O que há de errado com a senhorita Midlle?)

Ms.

Beleza, eu já te falei sobre as casadas, sobre as solteiras… Mas, e se você não souber o status civil da pessoa em que está conversando? Bom, aí você tem essa opção: Ms.

Vou te dar mais exemplos de frase:

  • Do you mind sending me an email, Ms. Gonçalves? (Você se importa de me enviar um e-mail, senhora Gonçalves?)
  • Is Ms. Kate Peterson there? (A senhora Kate Peterson está?)

Madam

Assim como no caso dos homens a gente fala Sir para alguém desconhecido, que não sabemos nome e sobrenome, para mulheres nós usamos o madam.

Então, se você não sabe o nome e sobrenome da mulher, use madam como pronome de tratamento.

Olha os exemplos:

  • Please wait here, madam. P(or favor espere aqui, senhora.)
  • Are you ok, madam? (A senhora está bem?)

Então, pode hoje é isso! Espero que você tenha gostado de saber os principais pronomes de tratamento em inglês e, se tiver mais alguma dúvida, pode contar comigo.

Ah, se quiser saber mais sobre pronomes, dá uma olhada nesses post:

Se gostou do post de hoje, não esqueça de compartilhar com os seus amigos. Tenho certeza que eles vão adorar receber a sua indicação.

Abraços e até mais! See you soon… bye, bye.