Descubra os prefixos e sufixos do inglês

Olá, hello…

How are you today? Como você está hoje?

Espero que muito bem, pois eu estou muito bem também… hehehe

Como sempre, não é mesmo? Afinal de contas, todos os dias estou realizando meu sonho escrevendo aqui no blog para vocês… E é uma alegria imensa saber que estou fazendo a diferença na vida de milhares de brasileiros que sonham ter uma vida melhor através do inglês.

Deixa eu aproveitar a oportunidade para dizer muito obrigado a você que está sempre acompanhando meus conteúdos, compartilhando com os seus amigos e comentando aqui no blog. Você é que me dá motivação para todos os dias escrever mais e mais, compartilhar mais e mais todo o conhecimento que eu tenho.

Conhecimento esse que eu tirei da minha experiência como aluno também, não só dos alunos que eu tenho e que aprendem inglês comigo. Mas, experiência que eu tive durante o aprendizado de 5 idiomas dos quais eu sou fluente, um deles o português, claro.

Durante essas minhas aventuras de aprender uma nova língua, eu aprendi vários macetes, e compartilho todos eles com vocês, seja nos meus cursos pagos, nos gratuitos e até mesmo aqui nos posts do blog.

E hoje é um dia em que compartilho mais um dos macetes, dessa vez é um macete relacionado ao inglês mesmo, a língua inglesa, e não ao aprendizado de inglês. Mas, se você quiser aprender alguns macetes relacionados ao aprendizado de inglês, para acelerar o seu aprendizado e ser fluente mais rápido do que você imagina, dá uma olhada nesses posts:

Bom, então vamos para o macete de hoje? Vamos lá…

Sufixos e prefixos em inglês

Assim como no português, o inglês tem várias palavras que começam ou terminam com as mesmas letras, isso é o que chamamos de sufixos e prefixos.

Os sufixos são as últimas letras da palavra, e prefixo são as primeiras. Sendo assim, sabendo alguns prefixos e sufixos, você já vai aprender inúmeras palavras do inglês.

Por isso, eu resolvi te falar sobre esse assunto no post de hoje. Pois esse é um jeito de você aprender inglês, vários vocabulários, de uma vez só…

Então, preparado para conhecer essa lista de sufixos e prefixos? Vamos lá…

Para ficar mais fácil, vou separar uma lista de sufixos e depois sufixos, combinado?

Sufixos em inglês

Como expliquei anteriormente, os sufixos são aquelas letras que ficam no final da palavra e que normalmente representam uma mesma coisa.

Então, vou passar uma lista dos sufixos e alguns exemplos para você entender melhor do que estou falando.

-est: é mais ou maior em comparação a alguma coisa

Usamos esse sufixo quando queremos falar que alguém é mais rápido, maior e afins. Como por exemplo: biggest  (maior) fastest mais rápido), hottest (mais quente).

-able, -ible: transformam os verbos em adjetivos

Pra esse caso, posso dar como exemplo as palavras acceptable (aceitável) e adorable  (adorável ), que vieram dos verbos to accept (aceitar) e to adore (adorar).

-ly: forma advérbios

Para falar que dificilmente algo vai acontecer, pode usar a palavra hardly, que é hard (difícil) acrescido do sufixo ly. Já para falar que certamente algo vai acontecer, por exemplo, você pode usar o certainly, que é certain (certo) acrescido de ly. E por aí vai…

-ful: quando tem muito de alguma coisa

Quando estamos com muita dor, falamos painful, que significa doloroso. Como também usamos useful para falar que algo é muito útil.

Esses são alguns sufixos, não todos. Mas, pelo menos você já vai entendendo um pouco melhor sobre o assunto. Agora que falamos dos sufixos, vamos falar dos prefixos.

Prefixos em inglês

Como expliquei anteriormente, os prefixos são as primeiras letras de uma palavra e que pode ser usada sempre para transformar a palavra em algo que você queira.

Então, vou te dar os exemplos de prefixo que vai ficar mais fácil de entender.

Fore-: antes de

Este prefixo pode ser usado para falar que você viu alguma coisa antes que todo mundo, por exemplo, usando a palavra foresee, que traduzindo significa prever. Já para falar de previsão do futuro, você pode usar a palavra foresight.

in-, im-, ir-: não

Nesse caso, são três opções de prefixo, porém com o mesmo significado, que é não. Por exemplo, para falar que algo está incorreto, você a palavra correct (correto) com o prefixo in. Então, ficaria incorrect.

Outros exemplos usando os outros prefixos, seriam as palavras impossible (impossível) e irregular (irregular)

mid-: meio

Esse prefixo é pra falar das horas, por exemplo, meio-dia, meia-noite/ midday, mid-night…e até mesmo para outras palavras que usam meio, como por exemplo, meio de campo, que seria midfield.

Bom, assim como no caso dos sufixos, esses só são alguns exemplos de prefixos que podem ser usados no inglês. Vale a pena você dedicar um pouco do seu tempo para estudar esse assunto pois, como disse antes, ele vai te abrir um leque de possibilidades, de palavras, que podem ser usadas no inglês.

E, quanto mais palavras você souber, melhor você vai se virar na hora de falar com alguém em inglês, não é mesmo?

Por hoje é isso… e aí, gostou de saber mais sobre esse assunto? Se ficou alguma dúvida, pode comentar aqui no blog, é uma alegria para mim receber os seus comentários.

Se você mandar a sua pergunta, pode até ser que eu faça um post especial só para responder a dúvida que você me fez… Já fiz isso várias vezes e foi muito legal! Quem sabe você é o próximo ou próxima…

E não esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos.

Abraços e até mais…

See you! Bye, bye…