Descubra Como Aprender Inglês do Seu Jeito e Mais Rápido

Olá, como você está? How are you?

Estudando muito? Conseguindo começar o ano cumprindo sua promessa para 2017 ou aproveitando essa época do ano para descansar?

Se você estiver estudando, a dica de hoje vai te ajudar a aprender inglês muito mais rápido do que você imaginava e de um jeito bem fácil…

Mas, antes de falar sobre o post de hoje, quero compartilhar com você alguns posts que escrevi essa semana e que tenho certeza que vai te ajudar a melhorar sua fluência em inglês, afinal de contas eu falei sobre um conteúdo muito importante no início da semana: os verbos.

>>> Treinamento Gratuito Revela 3 Passos Fáceis Para Falar Inglês Hoje<<<

No primeiro post da semana, eu separei para você uma lista com os principais verbos em inglês. Ela vai te ajudar a dar um foco melhor no que estudar e perceber que, sabendo os verbos principais, você já conseguirá ter boas conversas com os falantes de inglês.

Os outros dois posts que compartilhei essa semana foram outras duas listas. Uma delas é a lista de verbos regulares em inglês e a outra é a lista de verbos irregulares em inglês. Vale a pena dar uma lida em cada um desses posts e conhecer alguns verbos dentro de cada categoria.

Mas, não é só de verbo que vive o inglês – e nem o português, né? Por isso, nessa semana eu também compartilhei contigo dicas dos principais artigos em inglês e também respondi uma dúvida de uma das minhas alunas, a Ana Paula, sobre como melhorar o listening em inglês.

Tenho certeza que você vai adorar ler todos esses conteúdos, pois foram preparados com muito carinho e dedicação para você. 

Bom, voltando ao assunto do post de hoje, a gente sabe que o que é fácil para você, pode não ser fácil para mim, e vice e versa… Por isso, esse é um dos grandes erros que alguns brasileiros cometem na hora de estudar inglês.

Por todo mundo aprender inglês indo para salas de aula, por exemplo, ele acredita que só aprenderá inglês fazendo o mesmo que o outro.

Porém, sabia que todos nós somos iguais exatamente por sermos diferentes? (me inspirei em uma propaganda brasileira para compartilhar essa frase com vocês…)

E, se todos somos diferentes, como vamos aprender de uma maneira única?

Além do que, esse modo tradicional de estudar inglês a gente sabe que não dá muito certo. Já comentei em alguns posts aqui no blog o motivo disso não dar certo, mas posso recapitular aqui com você.

Estudar inglês com o método tradicional não dá certo, pois esse é o jeito em que as pessoas que já sabem falar inglês aprendem mais sobre a língua.

Um dia, um brasileiro foi até os Estados Unidos e trouxe para o Brasil o método em que os nativos do inglês aprendem mais sobre o idioma. Sendo assim, como eles já falam o inglês, o que eles precisam estudar é sobre gramática.

Só que, ao chegar no Brasil e tentar ensinar aos brasileiros a gramática do inglês, eles não perceberam um grande detalhe que dificulta bastante o aprendizado da língua, e é algo que pode parecer bem óbvio nessa frase que vou te falar: os brasileiros não falam inglês, e sim português.

>>> Treinamento Gratuito Revela 3 Passos Fáceis Para Falar Inglês Hoje<<<

Sendo assim, não tem como usar um método de ensino americano para os brasileiros, concorda comigo? Então, para começar a estudar mais a fundo a gramática, você precisa aprender a falar e começar o processo como se fosse uma criança mesmo…

Ouvindo outras pessoas falaram o idioma, aprendendo os vocabulários aos poucos, a formas as frases e etc…

Mas, você já parou para perceber que algumas pessoas aprendem melhor o inglês ouvindo músicas e preferem aprender inglês vendo vídeos, por exemplo??

Algumas tem facilidade em conversar com os nativos, e outras preferem apenas conversar através da escrita, como emails e mensagens? Outros também preferem ler notícias em inglês, por exemplo…

Eu tenho uma explicação para isso… E ela é bem simples e pode mudar toda sua visão sobre como estudar inglês e alcançar a sua fluência rapidamente!

O resumo para essa explicação é o seguinte: Canais de Percepção!

Você sabe o que é isso?

Os Canais de Percepção são as formas em que os indivíduos percebem com mais facilidade as informações do mundo e são divididos em três partes: visual, cinestésico e auditivo.

Quais são as características de cada Canal de Percepção?

No caso das pessoas visuais, elas gostam de fazer as seguintes atividades:

  • Gostam de ler
  • Soletram bem
  • Memorizam coisas no papel e as vezes conseguem lembrar das coisas quando fecham seus olhos e visualizam a página
  • São organizadas
  • Preferem assistir ao falar ou fazer
  • Tem letra bonita
  • São melhores com rostos do que com nomes
  • Observam detalhes
  • Tem dificuldade em seguir instruções verbais
  • São distraídos por barulho
  • Gostam de desenhar no rascunho enquanto escutam aula ou fazem outra coisa

>>> Treinamento Gratuito Revela 3 Passos Fáceis Para Falar Inglês Hoje<<<

as cinestésicas, normalmente gostam dessas atividades aqui:

  • Gostam de se movimentar
  • Gostam de tocar pessoas ao falar com elas
  • Frequentemente fazem barulho batendo lápis ou unhas na mesa, batendo pé no chão, etc.
  • Adoram atividades físicas
  • Frequentemente tiram breaks entre estudos
  • Não gostam muito de ler
  • Tem dificuldade em soletrar corretamente
  • Gostam de solucionar problemas pegando coisas na mão e manipulando, manobrando, etc.
  • Gostam de experimentar coisas novas
  • São considerados às vezes como pessoas ágeis e hiperativas
  • Expressem seus sentimentos fisicamente (abraçar, bater)
  • Mechem suas mãos ao falar
  • Se vestem por conforto (e não por estilo)
  • Gostam de deitar no chão ou cama para estudar
  • Gostam de tocar as coisas
  • Tem dificuldade em sentar ou ficar quieto por longos períodos

E as auditivas, já são mais chegadas nessas outras atividades:

  • Gostam de conversar
  • Gostam de falar sozinho ou com animais de estimação
  • Gostam de explicar coisas para outras pessoas
  • Percebem alteração em tom ou entonação (o JEITO que algo é falado, comparado com exatamente as palavras em si)
  • São destraídos com barulho no fundo (música com letra no fone de ouvido, ou familiares fazendo barulho na sala, televisão ligado, etc.)
  • Não tem tanta facilidade para seguir instruções escritas (preferem faladas)
  • Memorizam através da repetição em alta voz (fala algo várias vezes para lembrar)
  • Sussuram enquanto leiam
  • Cantarolam ou cantam com frequência e gostam de música

Para saber qual é o seu canal de percepção mais aguçado, tente ver nessa lista de atividades quais são as que estão mais de acordo com você. A opção que tiver mais combinações com o seu jeito, é o seu canal primário.

No meu curso, eu também tenho um teste e te auxilio a achar qual é o seu canal de maior percepção. E sabe como isso pode te ajudar?

Pois, dependendo de qual for seu canal de percepção mais ativo, sua forma de estudo pode variar.

Mas, antes de falar sobre como estudar e aproveitar melhor o seu tempo investido nisso, eu quero fazer alguns alertas para você…

Canais de percepção x estudo de inglês: alertas!

>>> Treinamento Gratuito Revela 3 Passos Fáceis Para Falar Inglês Hoje<<<

  1. Não altere seu canal de percepção!
    Você percebeu que seu canal de percepção é o visual, por exemplo, e todos os métodos que você conhece favorece quem tem como canal primário o canal de percepção auditivo. Então, será que a melhor opção é você tentar alterar seu canal de percepção? Não, essa não é a melhor opção.
    A melhor opção é você aceitar que tem um canal de percepção diferente e que é nele que deve focar. Existem algumas técnicas que te ajudam a fortalecer um canal de percepção que não está tão desenvolvido e você deseja desenvolver. Porém, isso não vai fazer parte de quem você realmente é.
    Você pode tentar ser um “ouvinte” melhor, caso esse seja seu canal de percepção menos favorável, até porque isto te ajuda com seus relacionamentos, vida social, etc…mas isso não significa que você vai conseguir aprender melhor através da audição apenas por você aprender ter mais paciência para ouvir as pessoas. 
    Então, até vale a pena você desenvolver esse canal de percepção deficiente, porém quando o foco é melhorar sua vida e relação com outras pessoas, e não necessariamente aprimorar o seu aprendizado de inglês, ok?
  2. Você não tem apenas um canal de percepção!
    Essa é uma outra observação muito importante: você não tem apenas um canal de percepção! Eu já falei que ao todo são três canais de percepção ( o visual, cinestésico e auditivo), porém, o que eu ainda não falei é que se você tem um desses canais como primário, não quer dizer que você não tem os outros.
    Ter um deles como primário quer dizer apenas que você irá se desenvolver melhor e mais facilmente com aquele canal, mas as outras formas de percepção também te ajudarão a aprender outras coisas, porém correndo o risco de ser de uma forma menos “intuitiva”.

Recapitulando os alertas importantes para estudar inglês usando os canais de percepção: não altere seu canal de percepção e saiba que ter um canal primário, não quer dizer que não poderá aprender pelo outro também.

Bom, recados dados, agora chegou a hora de te mostrar como aprender inglês e aproveitar melhor os seus estudos a partir de cada um dos canais de percepção.

Sugestões de estudo de inglês para cada canal

Se você for uma pessoa auditiva

Como o próprio nome já diz, essas são pessoas que tem na audição o seu canal de melhor percepção. Sendo assim, provavelmente você aprenderá inglês mais fácil se seguir essas dicas:

  • Para lembrar dos vocabulários mais facilmente, vale a pena você repetir em voz alta várias vezes aquela palavra ou frase, mesmo que esteja sozinho. Se fizer isso várias vezes, vai melhorar ainda mais o seu aprendizado; 
  • Se apoiar em letras de música, poesias ou jogos de palavras que rimam, de pronúncia e até mesmo trava-línguas também são ótimas opções que podem te ajudar, caso seja auditivo; 
  • Mas, se você tem o costume de estudar ouvindo música, preste atenção no que tenho para te falar: como pessoas auditivas se destraem facilmente com músicas e barulho no fundo, considere música sem letra (ou muito baixinho) enquanto estuda. Isso se essa opção for do teu agrado, caso contrário, o bom mesmo é estudar sem ouvir nenhum som, afinal de contas, as músicas com letras podem tirar seu foco – e não é isso que queremos, não é mesmo?
  • Outra dica bem importante é, quando estiver lendo algum conteúdo, leia ele em voz alta, mesmo se for baixinho;
  • Você pode preferir lições por VÍDEO, ÁUDIO, GRAVAÇÕES, e MÚSICAS, e não as apostilas ou livros de estudo que normalmente são usados em métodos tradicionais de ensino do inglês;
  • Quando possível, estude com pelo menos 1 ou mais pessoas, de preferência também auditiva(s) e pensando em voz alta, reiterando as lições, resumindo juntos, etc.
  • Se ajudar, pode fechar seus olhos e repetir algo algumas vezes para reforçar a memória

E então, você que é auditivo, se identificou com algumas dessas sugestões? Tem alguma coisa que eu citei que você já faz e percebeu que aprendeu melhor?

>>> Treinamento Gratuito Revela 3 Passos Fáceis Para Falar Inglês Hoje<<<

Se você for auditivo e tiver mais sugestões de formas de estudo que te ajudaram a aprender inglês mais rápido e fácil, comente aqui no blog e compartilhe com a nossa comunidade, ok?

É sempre muito bom receber a sua participação.

Se você for uma pessoa visual

Para as pessoas visuais, apresentações que não estejam bem visualmente pode ser um problema. Sendo assim, o que é muito importante para essas pessoas aprenderem inglês de uma maneira fácil e rápida, é tudo que tem relação com o visual.

Veja algumas sugestões de estudo:

  • A melhor forma de você aprender vocabulários novos é através de imagem, por isso estude vocabulário novo com imagens, como JOGO DE MEMÓRIA ou FLASHCARDS (continue lendo esse post que já te explico o que são os flashcards);
  • Inclua no seu material de estudo o máximo possível de imagens, gráficos, diagramas, organogramas, cronogramas, mapas mentais, etc. Tudo isso vai facilitar seu entendimento sobre as regras gramaticas, por exemplo, que hoje pode ser uma das suas grandes pedras no sapato;
  • Sabe aqueles cadernos coloridos, com canetas de várias cores e desenhos? Essa é uma ótima maneira de fazer anotações para as pessoas que são visuais. Por isso, escreva em cores diferentes o contéudo que você está estudando e marque coisas importantes com estrelas, caixas, círculos, etc. O objetivo é que você use desses truques para chamar atenção daquele conteúdo naquela página;
  • Se tiver algum conteúdo em forma de áudio, por exemplo, ou uma palestra, faça anotações desse material através de mapas mentais, diagramas, ou no mínimo escrever palavras chaves usando a dica que dei ali em cima (de usar e abusar das cores);
  • Está estudando e viu que tem uma parte a qual você não pode esquecer? Então anote, mesmo que não for ler esse conteúdo depois. O simples fato de escrever, faz com que você lembre melhor aquele conteúdo. E, ao em vez de repetir as frases várias vezes, como no caso da pessoa auditiva, você vai escrever essa informação;
  • Você também pode aprender com vídeos e/ou filmes (incluir coisas como vídeos curtos, seriados, filmes, e documentários);
  • Você pode processar informação verbal (áudio) mais facilmente SEM olhar diretamente para a pessoa falando. As vezes olhar para outra direção pode facilitar a compreensão da informação por não estimular demais seu lado visual (olhando para algo estática, como a janela ou chão);

Então essas são as dicas para você que é mais visual.

Nessas dicas eu falei sobre o Flashcards, sabe o que é isso? É algo bem simples e que pode te ajudar muito na memorização dos conteúdos em inglês.

Eles são basicamente um jogo de perguntas e respostas. Quando tiver algum conteúdo específico para estudar, pegue um papel e transforme esse conteúdo em algumas perguntas.

>>> Treinamento Gratuito Revela 3 Passos Fáceis Para Falar Inglês Hoje<<<

Essas perguntas devem estar na frente do Flashcard, que pode ser um papel quadrado mesmo. Já na parte de trás, estará a resposta para essa pergunta.

Mas não vale olhar a resposta logo depois de ler a pergunta, ok? O objetivo é que você veja a pergunta, tente responder e só depois olhe a resposta para ter certeza que o que você respondeu está certo.

É uma brincadeira muito legal e que pode até mesmo ser feita em grupo.

Agora que você já viu como melhorar os estudos caso seja visual, vamos para a última opção de canal de percepção?

Se você for uma pessoa cinestésica

No caso da pessoa cinestésica, ela não tem como canal de percepção nem a audição e nem a visão. Nesse caso, o canal de percepção primário é o toque, o contato. Ele é impactado muito mais pelas emoções, gostos e cheiros.

Então, quer saber como uma pessoa cinestésica consegue melhorar e facilitar seu estudo de inglês?

Vou te responder agora:

  • Estuda assuntos através do toque, por isso é importante ela ter essa sensação. Por isso, para estudar os vocabulário, por exemplo, tente estar tocando nas coisas que quer aprender, sentindo as suas formas e imperfeições;
  • Quando possível, use aplicativos ou outras ferramentas interativas no computador ou celular;
  • Memorize informação através de movimentos ou no mínimo enquanto se mexe, como andando ou fazendo alguma atividade relacionado (por exemplo, vocabulário de COZINHA ou COMIDA enquanto COZINHA de verdade // vocabulário de PINTURA enquanto PINTA algo, mesmo no computador com um aplicativo com as opções escritas em inglês);
  • Aprenda ou recita com jogos, como FLASHCARDS ou JOGO DE MEMÓRIA, ou até algo mais interativo.

E aí, curtiu as opções de estudo para os cinestésicos? Se você tiver mais alguma sugestão para as pessoas que tem esse canal de percepção como primário, já sabe né? É só comentar aqui no blog.

Pra mim, uma das grandes alegrias dos meus dias é entrar aqui no blog e ver que tem muitas pessoas interagindo com os meus conteúdos e também compartilhando as informações que têm com outras pessoas.

O que estamos criando é muito mais do que uma relação aluno – professor, mas sim uma comunidade de estudo de inglês e de apoio em todos os momentos de dificuldades e alegrias.

E fico muito feliz de poder contar com você na realização desse grande sonho pessoal, afinal de contas tenho como missão de vida ensinar inglês para o maior número possível de brasileiros.

Que tal, gostou da minha meta? Se você também deseja isso para o Brasil, então está na hora de você parar um pouquinho os seus estudos e compartilhar esse post com os seus amigos.

Tenho certeza que eles vão adorar saber que você lembrou deles.

Um desafio para você! Aceita?

E, claro que eu não poderia me despedir sem te dar um desafio antes. Afinal de contas, a gente sabe que a melhor forma de aprender e fixar bem um conteúdo estudado é através da prática.

Por isso, eu quero que você comente aqui no blog qual é o canal de percepção que você acredita ter mais facilidade de estudo e se comprometa a fazer pelo menos uma das sugestões que eu coloquei aqui para facilitar o seu estudo de inglês, ok?

Bom, por hoje é isso, pessoal. Muito obrigada por ter lido o post até o final, tenho certeza que valeu a pena, né? Afinal de contas, nada disso foi escrito por acaso… São insights e dicas que compartilho nos meus cursos pagos e que vieram depois de anos de acompanhamento de milhares de estudantes e até mesmo dos caminhos que eu segui ao aprender 5 idiomas diferentes, inclusive o português.

Falando em por acaso, você sabe como falar “por acaso” em inglês? Eu te ensinei a falar essa expressão em um dos posts aqui do meu blog.

Que tal dar uma lidinha? É só clicar: Como se Diz em Inglês – Por acaso #5.

Mais uma vez, obrigada por sempre acompanhar meus conteúdos e em 2017 continuo contando com a sua participação para caminharmos juntos rumo à fluência do inglês, ok?

Abraços and see you…

>>> Treinamento Gratuito Revela 3 Passos Fáceis Para Falar Inglês Hoje<<<

3 Comments

  1. Mariah January 8, 2017
    • Kevin Porter January 9, 2017
  2. marta January 10, 2017

Add Comment