Conversação em Inglês – Estratégias Simples

Hello, how are you today?

Eu estou muito bem, I’m very fine…

E eu tenho algo muito importante para falar, e é sobre um assunto que vejo muitos brasileiros tendo dificuldades. Acredito que o principal motivo para os brasileiros tenham dificuldade nesse assunto, é a forma como ensinam inglês no Brasil.

No meu ponto de vista, o jeito que o brasileiro aprende inglês não é bom pois não incentivam esse estudante a acreditar que a conversação é algo fácil de ser alcançado.

E que, para chegar lá, é preciso estudar muito as regras gramaticas e saber todos os vocabulários do inglês. Não há um incentivo também para que esses brasileiros tenham contato direto com os estrangeiros, nativos de inglês.

Isso tudo vai criando bloqueios mentais que fazem você, estudante de inglês, acreditar que a conversação é algo muito difícil.

E é exatamente esse mito que eu quero quebrar hoje com você... Conversar com alguém em inglês pode ser muito mais simples do que você imagina.

Desbloqueie sua mente

Então, uma estratégia simples para te ajudar a melhorar sua conversação, é identificar o que te bloqueia e, consequentemente, acabar com ele.

Eu já escrevi um post aqui no blog dando algumas dicas nesse sentido, vale a pena a leitura: “Aprender Inglês Sem Medo de Errar”.

Nele, eu falei como desbloquear esse medo, mas também sobre outras dicas para te ajudar a falar inglês, principalmente quando o assunto são esses bloqueios mentais que a nossa experiência de vida e cultura vão inserindo na gente. E não só no inglês, não é mesmo?

Lembre de como uma criança aprende a falar

Outra estratégia simples e muito importante, é você parar para pensar como uma criança aprende a falar. Ela não precisa estudar um monte antes de sair falando, não é mesmo?

Então, para você aprender um novo idioma é a mesma coisa. Não é porque somos adultos que temos que aprender de uma forma diferente, afinal de contas, o assunto é o mesmo: aprender a falar um idioma.

Esse método tradicional que citei ali em cima, onde você primeiro aprende a teoria para depois colocar em prática, foi trazido dos Estados Unidos. E, por ser dos Estados Unidos, você pode acreditar que seja a melhor forma para aprender inglês.

Mas, vou ter que te dizer que não é. E o motivo para não ser a melhor opção é bem simples: esse método de ensino foi retirado das escolas americanas, ou seja, elas ensinam inglês para os já falantes do idioma.

Então, se você ainda não fala inglês, porque vai aprender as regras gramaticais primeiro? Vendo por esse ponto de vista, você concorda que não faz sentido essa ordem de aprendizado?

Por isso, sempre quando estiver estudando inglês, lembre-se de como uma criança aprende a falar um novo idioma. Tenho certeza que isso vai te ajudar um monte na hora da conversação, pois saberá que não tem problema nenhum errar, e que esse erro também faz parte do aprendizado.

Repita a palavra na resposta

Essa já é uma estratégia mais voltada para o dia a dia da fala mesmo, não para o trabalho mental que também deve ser feito na hora de aprender inglês.

Sabe aquelas perguntas do tipo, “where are you from?” (de onde você é?). A partir da resposta dessa pergunta, você pode apenas repetir a resposta dele e continuar a conversa a partir disso.

Vou te dar alguns exemplos para que fique mais fácil de você entender o que eu quero dizer.

Exemplo 1:

You: Where are you from? (De onde você é?)
Other person: I’m from Tokyo. (Eu sou de Tókio)
You: Tokyo? Uau, It’s a nice city. (Tókio? Uau, é uma ótima cidade)

Exemplo 2:

You: What is your name? (Qual é o seu nome?)
Other person: My name is Michael. (Meu nome é Michael)
You: Michael? Nice! It is my father’s name. (Michael? Legal! É o nome do meu pai)

Exemplo 3:

You: What do you like to do? (O que você gosta de fazer?)
Other person: I love play piano. (Eu adoro tocar piano)
You: Piano? Nice, me too. (Piano? Legal, eu também)

Depois desses exemplos, conseguiu entender melhor o que eu quero dizer com repetir a última palavra?

Essa tática vai fazer com que suas conversas sejam mais produtivas, pois poderá desenvolver melhor cada pergunta do que apenas ficar fazendo várias perguntas uma atrás da outra.

E, para aprender melhor cada uma das novas dicas que eu passo para você, é bom praticar, praticar e praticar… Por isso, outra dica que eu tenho para te dar hoje é que você tente começar uma conversa com alguém em inglês e coloque a dica da repetição da última palavra em prática, pode ser?

Depois me conta como foi a experiência.

E, se você deseja aprender mais dicas sobre como falar inglês de uma maneira fácil, rápida e prazerosa, continue acompanhando meus posts aqui no blog.

Todos eles são preparados com muito carinho e sempre levando em consideração o que eu vejo meus alunos tendo dificuldades, e também as minhas dificuldades ao longo do aprendizado de 5 idiomas diferentes, inclusive o português.

E, se você gostou do post de hoje, não esqueça de compartilhar ele com os seus amigos e espalhar essas dicas por aí. Ficarei muito feliz em saber que posso contar com você para realizar minha missão aqui no Brasil.

Sabe qual é minha missão? Fazer com que o máximo de brasileiros comecem a falar inglês, que sejam fluentes em inglês… Tenho certeza que isso irá ajudar todo mundo, afinal de contas, aprender inglês também é uma ótima oportunidade para conhecer novas culturas e ter melhores oportunidades de emprego.

Quer saber mais sobre isso? Então te indico a leitura desses posts aqui:

Boa leitura! Espero que você goste dessas dicas que te passei e que você também esteja cada vez mais próxima da fluência no inglês.

Então, por hoje é só. Abraços e até semana que vem.