Conheça os substantivos contáveis e incontáveis

Olá, hello!

How are you? Como você está?

Bom, eu estou aqui pronto para compartilhar com você mais uma super dica no meu blog.

Você que me acompanha sabe que todos os dias eu posto algo legal aqui, não é mesmo?

Tá bom, todos os dias não… Eu posto de segunda à sábado! É praticamente todos os dias, não é mesmo?

Só não posto no domingo pois eu também mereço um descanso, não é mesmo?

Se bem que, não sei se isso acontece com vocês, mas mesmo quando não estou trabalhando, meu pensamento muitas vezes está voltado ao trabalho.

Caso isso aconteça com você, eu tenho um desafio para te propôr: que tal você começar a fazer isso no inglês também?

Basta você parar para analisar no seu dia a dia, quais são os momentos que você pode treinar o seu inglês. E isso é possível de várias formas… Você pode pensar como se diz em inglês algo que você acabou de falar em português, quando olhar para um objeto pensar em como dizer ele no inglês, e até mesmo caso encontre algum gringo, não ter vergonha e ir falar inglês com ele. Sem dúvida alguma essa será uma boa forma de praticar o seu inglês.

Porém, por mais que a prática seja muito importante, você também precisa da teoria para conseguir saber o que falar, quando falar e como falar. Sendo assim, o tema do post de hoje é um pouco sobre teoria, mas isso não quer dizer que você deve esquecer a prática, muito pelo contrário.

Como eu acabei de dizer, a prática e a teoria andam lado a lado. Sendo assim, depois de você estudar um pouco a teoria, você precisa praticar o que acabou de estudar, combinado?

Então, vamos lá para o assunto de hoje… Hoje quero falar com você sobre os substantivos contáveis e os incontáveis. Você sabe o que são eles? Se não sabe, vou te explicar.

Primeiro vou começar te explicando o que são substantivos.

O que são substantivos?

Substantivos são os nomes que nós damos para as coisas, os seres e afins. Então, dentro dessas possibilidades, podemos ter substantivos contáveis, ou seja, que você consegue numerar eles, e também substantivos incontáveis, que você não consegue quantificar cada um deles.

Um exemplo para você entender melhor seria cachorro e água. Na sua percepção, qual desses dois exemplos seria o substantivo contável e o incontável?

A dica para responder essa pergunta é entender qual deles é possível contar, realmente, ou seja, você pode dizer um cachorro, dois cachorros, mas não pode dizer uma água, duas águas, certo? Então, cachorro é o substantivo contável e água é o substantivo incontável.

A mesma regra vale para o inglês. Porém, nessa comparação com o inglês e o português, é importante lembrar que tem alguns substantivos que são contáveis no português, porém são incontáveis no inglês. Eu vou falar melhor sobre eles mais pro final do post, aí você vai entender melhor.

Substantivos contáveis em inglês

Agora que você já sabe o que são substantivos, chegou a hora de falarmos sobre os substantivos contáveis. Como eu disse antes, são palavras que você pode usar e elas são acompanhadas de um, dois, três na hora de contar esses elementos.

Então, vou te dar alguns exemplos de substantivos contáveis: dog (cachorro), hero (herói), man (homem), idea (ideia), horse (cavalo), cat (gato), house (casa),…

Ou seja, todos esses exemplos que eu te dei, você pode falar “one dog (um cahcorro)”, “two ideas (duas ideias)”, e por aí vai.

Vou te dar alguns exemplos de frase:

  • My cousin has two dogs (Meu primo tem dois cachorros)
  • I have an idea. (Eu tenho uma ideia)

E por aí vai, né… tem vários exemplos que podem ser usados. Mas, agora vamos falar dos substantivos incontáveis.

Substantivos incontáveis em inglês

Os substantivos incontáveis em inglês tem algumas observações a mais para serem feitas. Além de não ter como contar, assim como é possível no caso dos contáveis, normalmente eles estão falando de alguma ideia, ou até mesmo algo abstrato e normalmente eles não têm versão no plural.

Então, alguns exemplos de substantivos incontáveis seriam: water (água), air (ar), information (informação), knowledge (conhecimento), fear (medo) e etc.

Então, você não pode dizer que tem um ar, dois ares e por aí vai, certo? O mesmo vale para o inglês.

Antes de substantivos contáveis, no lugar de usar números, você pode usar expressões que dêem ideia de quantidade, como por exemplo some, a lot of, much, a bit of, e etc, etc.

Vou te dar uns exemplos de frase:

  • Can you give me some information about it? (Você pode me dar alguma informação sobre isso?)
  • I have a lot of fear. (Eu tenho muito medo)

Lembra que eu falei no início do post que tem alguns substantivos no inglês que são diferentes do português, em termos de contagem? Então, os mais comuns são esses aqui: accommodation (acomodação/ quarto), advice (aviso), baggage (bagagem), behavior (comportamento), bread (pão), furniture (mobília), information (informação), luggage (bagagem), news (notícia), progress (progresso), traffic (tráfico), travel (viagem), trouble (problema), weather (água), work (trabalho), hair (cabelo).

Então, quando for falar de algum deles no inglês, já sabe que são incontáveis, ok?

Bom, essas eram as dicas que eu tinha para compartilhar com você hoje. Agora chegou a hora de praticar, combinado?

E, se quiser ler mais alguns posts meus aqui no blog, dá uma olhadinha nessa seleção:

Tenho certeza que você vai tirar bastante informação importante desses post.

E por agora é isso… Não esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos e até mesmo de comentar o que você achou dele aqui, combinado?

Ajude a transformar o Brasil em um país fluente no inglês. Todos nós temos a ganhar com isso, não é mesmo?

Mais uma vez muito obrigado pela sua companhia e até mais.

Bye, bye. See you…