Como Utilizar : GO x GONNA x GOING TO

Olá, hello…

How are you today?

Como você está hoje?

Bom, nos últimos posts eu tenho falado sobre assuntos ligados a cultura americana, dicas de viagem, e por aí vai…

Por isso, hoje resolvi mudar um pouco o foco e falar sobre algo muito importante também: a gramática do inglês.

Ah, e se você quiser dar uma lida nos posts que comentei ali em cima, é só clicar nesses links aqui:

Bom, quem me acompanha sabe que eu sempre digo que tanto a teoria, quanto a prática são muito importantes para te ajudar a aprender inglês. 

No meu ponto de vista, um grande erro das escolas tradicionais de ensino de inglês aqui no Brasil é que elas incentivam demais o estudo da teoria e pouco o da prática.

Você passa anos estudando a teoria, para só depois se sentir habilitado para começar a conversar com alguém ou então escrever um texto em inglês…

Eu não concordo com isso! No meu ponto de vista, a teoria e a prática são duas companheiras inseparáveis, ou seja, elas devem andar lado a lado e estar presentes com o mesmo peso nos seus estudos de inglês.

Estudar a gramática, saber a gramática em inglês é muito importante. Só que apenas ela não é suficiente. Além disso, é a prática que vai te ajudar a memorizar a teoria que você estudou.

Esse método de estudar muito a gramática e ter pouca prática faz com que brasileiros que passaram anos estudando inglês aqui no Brasil, quando vão para fora e tentam falar em inglês, acabam passando vergonha. 

Vergonha pois, mesmo estudando por 8 anos o inglês, por exemplo, eles não conseguem se comunicar com os gringos. Se os pais estiverem junto do filho e perceber que os 8 anos que ficaram pagando mensalidade não serviu pra nada, logo vão culpar o filho.

Ele que não estudou, ele que não se dedicou e ele que jogou fora todo o dinheiro que os pais investiram tentando fazer com que ele aprenda inglês.

Só que no meu ponto de vista, não é esse o grande problema. O grande problema é que, durante esses 8 anos, o estudante provavelmente não foi incentivado a continuamente praticar o inglês, não foi incentivado a falar inglês com outras pessoas e por aí vai.

Ele só foi incentivado a estudar gramática, estudar vocabulário e afins. Aí, deu no que deu… Os pais jogaram muito dinheiro fora e o filho não consegue se comunicar com as pessoas em inglês.

Então, se você não quer que isso aconteça com você, te aconselho a estudar sim a gramática, mas não esquecer que a prática também faz parte desse estudo, ok? 

Então, vamos lá para a dúvida de hoje… que é uma dúvida em relação a gramática, mas que como eu acabei de dizer, deve ser praticada para ser memorizada!

Bom, eu recebo muitas perguntas de pessoas me perguntando a diferença entre go x gonna x going to… E é isso que vou explicar hoje aqui nesse post.

Você sabe a diferença entre go, going to e gonna?

Se não sabe, vou responder agora…

Go

Esse é simplesmente o verbo “ir”, ou seja, “to go”. Ele é um verbo bem versátil e pode ser usado em diversas situações.

Tem vários phrasal verbs que usam o go, mas como verbo mesmo ele pode ser usado em situações como essa frase aqui:

  • I’ll go to the shopping tomorrow. (Vou ao shopping amanhã.)

Agora que você já entendeu o go, vamos para o próximo?

Going to

O “going to” pode ser usado quando você quer dizer que está indo para algum lugar. Mas, cuidado para não confundir o “going to” com o “will”, ok?

O “going to” é usado quando se tem certeza do que vai acontecer, uma decisão já tomada. Já o “will” é usado para se oferecer a fazer algo, ou quando se resolve fazer algo na hora da fala, por exemplo.

Vou te dar alguns exemplos de frase com “going to”:

  • What color are you going to paint your room? (Que cor você vai pintar seu quarto?)
    I´m going to paint it blue. (Vou pintá-la de azul.)
  • What are you going to do after work tonight? (O que você vai fazer após o trabalho hoje à noite?)
    I´m going to stop by at my mom´s house to pick up some delicious food. (Vou passar na casa da minha mãe para pegar algumas comidas deliciosas.)
  • I’m going to tell dad you lost the RC. (Vou contar ao papai que você perdeu o controle remoto.)

Conseguiu entender como usar o “going to”? Agora vamos para o “gonna”.

Gonna

Na verdade, o gonna não precisa de tanta explicação, pois ele nada mais é do que o “going to” de uma forma compactada. 

Vou usar os exemplos de cima para te mostrar como usaria o gonna, ok? Vamos lá:

  • What color are you gonna paint your room? (Que cor você vai pintar seu quarto?)
    I´m gonna paint it blue. (Vou pintá-la de azul.)
  • What are you gonna do after work tonight? (O que você vai fazer após o trabalho hoje à noite?)
    I´m gonna stop by at my mom´s house to pick up some delicious food. (Vou passar na casa da minha mãe para pegar algumas comidas deliciosas.)
  • I’m gonna tell dad you lost the RC. (Vou contar ao papai que você perdeu o controle remoto.)

Bem fácil esse, né?

Então tá, pessoal… Por hoje é isso! Espero que você tenha gostado e não esqueça de praticar tudo que aprendemos hoje, ok?

Pode ser através de uma conversa com algum nativo, escrevendo um texto em inglês usando o que aprendemos hoje, ou até mesmo colocando aqui nos comentários desse post três frases usando o go, going to e o gonna.

E aí, vai aceitar o desafio do dia? Quero só ver…

Abraços e até mais, see you soon!