Como utilizar a tecnologia a seu favor no aprendizado de inglês

Olá, hello!

How are you today? Como você está hoje?

Eu estou muito bem, obrigado! E, quero te convidar para fazer uma reflexão… Parar para analisar o que está acontecendo nesse exato momento.

Eu, que sou um americano, estou aqui na minha casa, na Nova Zelândia, escrevendo um artigo no meu blog que é focado nos brasileiros. Você, por sua vez, pode ler esse artigo do Brasil, como também pode ler esse artigo de qualquer outro lugar do mundo.

Demais isso, né? Graças à tecnologia, nosso mundo já não tem as mesmas barreiras que tinha antigamente…

Já imaginou como a gente faria para se comunicar se não tivéssemos celular, notebook, tablet e até mesmo se não tivéssemos a internet? Provavelmente a gente nem se conheceria, não é mesmo?

Então, a tecnologia está aí para nos ajudar, e muito, em vários setores das nossas vidas. Nós podemos falar com quem quisermos, ao vivo, por exemplo, sem sair de casa. Isso tudo trás muito conforto e qualidade de vida para todos nós.

Então, que tal a gente parar hoje para refletir um pouco mais sobre esse assunto e saber como a tecnologia pode nos ajudar a aprender inglês? Vamos lá…

Usando a tecnologia para aprimorar o seu aprendizado de inglês

Bom, tem inúmeras formas de se usar a tecnologia ao seu favor. Quando falamos de tecnologia, falamos do uso dos seus celulares, tablets, até mesmo do computador e da internet.

Então, se você está lendo esse post, é porque de alguma forma você já usou a tecnologia a seu favor para estudar inglês. Afinal de contas, usou a internet para ler esse post.

Mas, essa não é a única forma de se fazer isso. E eu vou falar delas agora…

Use apps para estudar inglês

Tem vários aplicativos gratuitos disponíveis no Apple Store, Play Store ou qualquer outra loja de aplicativos que você use no seu dispositivo.

E eu já escrevi um post sobre esse assunto aqui no blog. Dá uma olhada nele: Aprendendo Inglês com Aplicativos.

Nesse post, eu te falei sobre alguns aplicativos. Uns mais conhecidos, como o Duolingo, e outros menos conhecidos, como o Anki.

O Duolingo é ótimo para aprender inglês um pouquinho a cada dia, pois ele tem várias atividades e te ajuda de várias formas (visual, auditivo e etc). Então, você aprende o vocabulário, aprende a pronúncia, aprende a usar o que aprendeu numa frase e por aí vai.

Inclusive, falando sobre auditivo e visual, eu escrevi um post bem bacana falando sobre como saber a forma que você melhor aprende inglês. Se é pelo visual, auditivo ou cinestésico. Dá uma olhada nesse post: Descubra qual seu modo de aprendizagem.

Pesquisando conteúdo online

Na internet, tem muito conteúdo bacana para você estudar inglês. São vídeos, textos, áudios, enfim…

Porém, é preciso tomar cuidado na hora de consumir esses conteúdos para ter certeza de que, quem está fazendo isso, realmente entende do que está falando.

Afinal de contas, como você está começando a aprender inglês, você pode cair no conto do vigário… Ou seja, achar que está aprendendo inglês com alguém que entende do assunto, porém essa pessoa não entende nada.

Eu mesmo já dei aula para várias pessoas que eram professores de inglês. Por isso, eu acredito que o fato de você consumir os conteúdos de um gringo, já é um jeito de ter certeza que aquele conteúdo é confiável.

Inclusive, eu já escrevi alguns posts em que falo um pouquinho sobre esse assunto. Dá uma olhada neles:

Ah, e nessa de procurar conteúdo online, vale você escutar podcasts também, pois são uma ótima forma de você acompanhar pessoas que te ensinam inglês, ou até mesmo escutar podcasts sobre assuntos que você gosta em inglês.

Quer entender melhor como funciona isso? Dá uma olhada nesse post: Podcast em Inglês – Como Utilizar e Onde Encontrar.

Fazendo cursos de inglês online

Eu sei que tem muita gente que ainda prefere os cursos presenciais para estudar inglês. Porém, os cursos a distância também são uma ótima forma de você conseguir estudar o que deseja, não só o inglês.

Fazendo um curso online, você tem várias vantagens. Dá uma olhada em algumas delas:

  • Ter acesso a um professor nativo, que com certeza vai te ensinar o inglês correto;
  • Pode estudar onde e quando quiser, sem ter que pegar trânsito ou estar disponível no mesmo horário sempre;
  • Preço bem mais acessível do que um curso presencial;
  • Conhecer pessoas que estão estudando inglês em outros locais e fazer amizade com elas;
  • Ter o seu ritmo, podendo terminar o curso no tempo que você quiser, de acordo com a sua dedicação em assistir as aulas e fazer as atividades;

Enfim, essas são só algumas das vantagens que eu posso listar para você aqui. Afinal de contas, tenho certeza que cada um dos alunos que já passaram pelos meus cursos, tiveram benefícios próprios que ajudaram eles a aprender inglês de um jeito mais fácil.

Então, por hoje é isso. Espero que esse post tenha aberto sua mente para outras possibilidades de se estudar inglês, não precisamos mais ficar reféns do jeito tradicional de se estudar. Afinal de contas, temos todos os dias e todas as horas uma infinidade de conteúdo sobre todos os temas possíveis disponíveis para a gente, é só irmos atrás disso.

E, como sempre, se você gostou do post de hoje, não esqueça de compartilhar com os seus amigos. Uma mente que se abre para uma nova ideia, não volta jamais. Então, vamos espalhar por aí os benefícios de se usar a tecnologia para aprender inglês. Conto com você para me ajudar nessa missão.

Abraços e até mais…

See you! Bye, bye…