Como Superar a Expectativas do Aprendizado de Inglês e Seguir Motivado

Hello, how are you?

Você que me acompanha já faz um tempo sabe que aqui no blog e em todos os meus conteúdos, eu não te dou dicas apenas relacionadas a gramática, novos vocabulários e etc….

Eu também te dou dicas de como se libertar do seu medo para aprender inglês, como modelar pessoas de sucesso e muitas outras dicas que vão além da gramática, mas que podem estar te impedindo de falar inglês hoje.

Isso tudo pois eu sei como é difícil aprender uma nova língua com o método errado de aprendizado. E também sei o quanto essa dificuldade pode nos desmotivar e nos fazer desistir de estudar inglês…

Por isso, estudar inglês, ao menos no meu ponto de vista e dos milhares de alunos que eu tenho, passa também pela motivação!

E é exatamente esse o tema de hoje: como superar as expectativas e se manter motivado no aprendizado de inglês.

Por isso, vou elencar três pontos que eu considero fundamental para que você possa atingir esse objetivo, ok?

Vamos lá…

Use a metodologia certa

Estudar inglês, e qualquer outro assunto, pode ser algo muito chato se você não usar a metodologia certa. Mesmo que você queira muito aprender inglês, se usar o método tradicional de estudo, além de demorar muito mais para você aprender, você ainda pode se sentir desmotivado e desistir de ser fluente em inglês. E não é isso que a gente quer…

Por isso, escolha uma metodologia de ensino que te incentive a falar e praticar o inglês desde o primeiro dia. Que te incentive a aprender inglês com outras coisas além dos livros, como por exemplo com seriados, músicas, filmes, notícias e etc.

A teoria, as regras gramaticas são sim muito importantes, mas não são mais importantes do que a prática do inglês. Afinal de contas, do que adianta saber todas as regras gramaticais se você não souber falar inglês? Nada, né…

E também vale lembrar como uma criança aprende a falar inglês. Ela não tem medo de errar e pra falar ela não precisa estudar as regras gramaticais, ela apenas pratica.

Então, não fique focado apenas nas regras gramaticas, ok? E, se você precisar de inspiração para te ajudar nos estudos, vou te passar alguns posts interessantes para você dar uma lida:

Vale a pena dar uma lida neles, ok? Agora, vamos para o próximo ponto para te ajudar a estar motivado no estudo do inglês e superar as expectativas.

Trace metas alcançáveis

Eu, por exemplo, aprendi português em poucos meses. Mas, isso não quer dizer que você também aprenderá inglês tão rápido quanto eu aprendi português.

Cada um tem seu tempo e seu nível de dificuldade para aprender as coisas. Por isso, conte sempre com outras pessoas para te ajudar a aprender inglês, mas não se compare a elas.

Essa comparação pode nos deixar na zona de conforto ou nos fazer acreditar que somos muito ruins naquilo. Por isso, sempre se compare com vocês mesmo, e mais ninguém. Tenha autoconhecimento para saber até onde você pode ir e estabeleça metas de acordo com isso.

Vai ter contato com o inglês pelo menos 1h por dia? Vai sempre acordar ouvindo uma música em inglês? Quer ficar fluente em 6 meses? Para viajar você tem que saber se comunicar em inglês com as pessoas? Enfim…

Não importa qual seja sua meta, mas ela tem que ser alcançável para você. Além disso, é muito importante que essa meta seja uma meta smart.

Ou seja, ela tem que ser:

S – Specific (Específica)
M – Measurable (Mensurável)
A – Attainable (Atingível)
R – Relevant (Relevante)
T – Time Based (Temporal)

Vou dar um exemplo de meta Smart:

“Em seis meses eu quero conseguir manter uma conversa por pelo menos 30 minutos com um nativo de inglês e conseguir entender tudo que ele fala. Assim, poderei viajar tranquilamente para os Estados Unidos.”

Então, essa é uma meta específica, pois está bem claro o que eu quero. É uma meta mensurável, já que ela pode ser medida. E atingível, já que coloquei um prazo que, para mim, é razoável. Ela é relevante, pois quero muito ir para os Estados Unidos e é temporal, pois defini uma data para eu ter finalizado ela.

Deu para entender agora? Qualquer dúvida, é só me perguntar.

Conte com outras pessoas

Outro ponto muito importante para nos manter motivado, é você contar com outras pessoas no estudo de inglês. E, como eu disse antes, é muito importante que você não se compare a elas, combinado?

Essas outras pessoas precisam estar na mesma energia que a sua, com os mesmos objetivos e ideias que o seu. Precisa acreditar na metodologia que você escolheu para estudar inglês e estar disposto a levar esse estudo a sério, além de te ajudar nisso e contar com a sua ajuda para atingir os objetivos dela também.

Então, na hora de estudar inglês, não fique sozinho… Conte com outra pessoa pelo menos para dividir qual é a sua meta e para ela te ajudar a se manter focado nessa meta, combinado?

E, por hoje é isso pessoal….

Mas, antes de me despedir, quero compartilhar com você o desafio do dia!

Quero que você comente aqui no blog qual será a sua meta SMART para estudar inglês em 2017.

Lembrando que ela tem que ser Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal, ok?

Então, vamos lá…. Qual é a sua meta SMART para estudar inglês?

Estou curioso para saber a sua resposta!

Por hoje é isso… nos vemos em breve!

Abraços e até mais, see you soon!

Bye, bye…