Como se diz em inglês #16 “Fritar”

Olá, hello…

How are you today? Como você está hoje?

Pronto para descobrir como dizer “fritar” em inglês?

Bom, antes de efetivamente começar a falar sobre como dizer fritar em inglês, quero te alertar para uma coisa…

Fritar pode ser usado de duas maneiras: de um modo literal, ou seja, em que você realmente está fritando alguma coisa, ou no modo figurado, onde os significados podem ser os mais variados, mas nunca é o literal.

Deu pra entender a diferença?

Agora que você já sabe disso, vou te explicar como dizer fritar em inglês tanto no modo literal, quanto no figurado.

Fritar em inglês no modo literal

Para dizer que você vai fritar um ovo em inglês, por exemplo, você usa o verbo “fry”. Desse jeito, fritar um ovo ficaria “to fry eggs”.

Porém, além de usar somente o verbo, você também deve agregar uma outra palavra ao verbo quando você quer dizer que está fazendo uma fritura submersa em óleo, como por exemplo quando você está fritando batata-frita ou um pastel.

Nesse caso, usamos a expressão “deep-fry”, ok?

Então, revisando:

Fritura submersa no óleo: deep-fry
Fritura que não está submersa no óleo: fry

Dessa forma, finalizo a explicação doo sentido literal da palavra fritar. Porém, ainda temos os sentidos figurados. Vamos para eles…

Fritar em inglês no modo figurado

No português, fritar alguém, por exemplo, significa tramar uma intriga, certo? Ou até mesmo pode ser usado no sentido de estar derrotado, morto.

Então, vamos a tradução dessas palavras em inglês…

Roast

No sentido literal da palavra roast, sua tradução seria “assar”. Mas, como estamos falando do sentido figurado, então roast pode ser usado para substituir o fritar no português quando é usado com essa intenção.

Inclusive, tem um programa da televisão americana que se chama Roast e o Brasil ganhou uma versão brasileira dese programa. A tradução do nome ficou em Fritada. Viu como ele pode ser usado nesse sentido?

Toast

Essa palavra já é usada no caso de você querer dizer que alguém está frito, está morto. Aí podemos usar o toast.

Olha o exemplo:

  • One mistake and you’re toast! (Um erro e você está frito!)

Plot

Essa é outra palavra que também pode ser usada nesse sentido, porém focando apenas quando quer falar que tramaram alguma coisa, que conspiraram para algo. Olha o exemplo:

  • I’m not sure what he wants, but I know he’s plotting on me. (Não sei bem qual é a dele, mas sei que está armando uma pra mim.)

E essas são as formas de usar o fritar em inglês. Espero ter respondido sua dúvida.

Abraços e até mais…