Como Perder o Sotaque Brasileiro no Inglês?

Olá, hello!

How are you doing? Como você está?

Eu estou muito bem, obrigado. E eu tenho vários motivos para isso…

Tenho uma família linda, um trabalho que eu amo e amigos que eu adoro no mundo inteiro. E, nos últimos dias eu também tive um motivo a mais para estar muito feliz…

Você acredita que o meu trabalho foi parar no Catraca Livre? É um portal de notícias brasileiro bem famoso, né? E eu fiquei muito feliz pelo reconhecimento…

Fiquei tão feliz, que resolvi escrever um post agradecendo e contando sobre a experiência.

Se você quiser dar uma olhada, é só clicar nesse post:

E, como o próprio título do post diz, muita gratidão por esse momento na minha vida. Muita gratidão por vocês que me acompanham e muita gratidão pelo dia em que eu resolvi não aceitar a metodologia que estavam usando para me ensinar português e resolvi sair da tal escola….

Se você ler esse post vai entender melhor como foi essa história. Mas o fato é que eu estava tão de saco cheio dessa escola me ensinando português de um jeito chato, que essa foi a primeira frase que eu aprendi a falar: estou de saco cheio!

Eu imagino que com você, na hora de estudar inglês, seja a mesma coisa… por isso estou sempre compartilhando os insights que tive ao aprender o português e também as outras 4 línguas em que sou fluente.

Mas, se você perceber, principalmente nos meus vídeos, eu ainda tenho um pouco de sotaque americano, né? E eu sei o quanto é difícil você aprender a falar uma língua de um jeito tão perfeito que as pessoas não vão identificar que você é de fora…

Quando vejo uma pessoa falando inglês, tem vezes que é muito fácil saber se ela é latina, se fala português, se é da Índia, por exemplo… Pois pessoas dessas regiões que falam inglês, cada uma delas tem um sotaque diferente e que me faz identificar de onde elas realmente são.

Mas, eu sei que isso incomoda muita gente… Eu sei que tem muito estudante que quer se livrar desse tal sotaque brasileiro na hora de falar inglês.

Por isso, eu preparei o post de hoje focado nesse assunto.

Então, quer saber como perder o sotaque brasileiro na hora de falar inglês?

É só prestar atenção nas minhas dicas e ler esse post até o final.

Tenha contato com o inglês culto

Quando eu falo inglês culto, quero dizer o inglês que é a língua padrão. Assim como no português, o inglês também tem várias variantes, gírias e afins.

Então, para facilitar a sua vida, tenha sempre contato com o inglês da norma culta. Desse jeito, focando em algo específico, fica mais fácil para você aprender o jeito mais falado.

E, para aprender a falar bem, você tem que conhecer os vocabulários e as formas como eles são usados. Por isso, a leitura é muito importante.

Entre em grandes sites de noticias em inglês, como por exemplo BC, Fox News, NBC, CBS, New York Times, Wall Street Journal, etc, e veja o vocabulário e as formas como eles usam cada palavra.

Claro que isso não vai te dar uma precisão da pronúncia, mas ter o contato com o inglês da forma que um nativo usa, já faz grande diferença, ok? Você vai ver o quanto isso irá te ajudar…

Mas, ficar só na leitura não é suficiente, e na verdade pode ser um grande erro. Afina de contas, quando você está lendo, você provavelmente está usando a voz interna que fala no português, e não no inglês.

Sendo assim, por mais que você não esteja propriamente falando, seu cérebro está usando a leitura do inglês com o sotaque de português. Aí já viu a cilada, né?

Portanto, a leitura é muito importante, mas ela sozinha não basta. Então, nesse momento entramos no nosso segundo ponto muito importante para te ajudar a aprender inglês…

Tenha contato com áudios em inglês o máximo que puder

Quando eu falo em áudios, quero dizer conversar com as pessoas em inglês, ver um vídeo ou uma série em inglês, escutar um podcast, uma música. Enfim, ter contato com nativos falando inglês para que você entenda o que eles estão falando e comece a se familiarizar com esse sotaque.

Aos poucos, quando você menos perceber, você estará falando como eles. Então, não esqueça de sempre que puder, ter contato com o inglês falado.

Escute músicas em inglês, ao ir para o trabalho escute um podcast em inglês, no intervalo do almoço veja as notícias em um vídeo, no final do dia quando voltar pra casa veja uma série em inglês. Enfim… quem monta a sua rotina é você, aqui dei apenas sugestões…

O mais importante é você ter o máximo de contato com o inglês falado, ok? Tenho certeza que quanto mais contato você tiver, melhor vai ser…

Respeite o seu tempo

Uma coisa muito importante de ser falada, é que você deve respeitar o seu tempo de aprendizado. Eu sempre falo bastante isso aqui no blog…

Eu posso ter ficado fluente em português em 4 meses, mas isso não significa que você também ficará. E tudo bem se isso não acontecer.

Tem vezes que a gente gera uma expectativa tão alta com alguma coisa que acabamos nos estressando muito ao atingir aquele objetivo.

Por isso, escute o seu coração, a sua intuição e respeite o seu tempo de aprendizado. Não é do dia para a noite que você vai começar a falar inglês como um nativo, assim como não foi do dia para a noite que eu comecei a falar português.

E você acha que eu falo como um nativo? Quero saber sua opinião, pois eu realmente não sei isso…. hehehe

Dá uma olhada em um dos meus vídeos:

Então pessoal, esse é meu recado do dia. Espero que você tenha gostado, ok?

Abraços e até mais, see you…

Bye, bye!