Como Modelar Pessoas de Sucesso para Aprender Inglês

Hello, olá!

How are you today? Como você está hoje?

Espero que bem, pois hoje vamos falar de um assunto muito interessante e pouco comentado entre as pessoas que estão aprendendo inglês, principalmente do jeito tradicional.

E, quando eu falo em jeito tradicional, quero falar sobre aquelas pessoas que aprenderam ou estão aprendendo inglês do jeito formal, em que primeiro se estuda a gramática, para depois colocar o inglês em prática.

Quando eu aprendi português, também fiz isso. E a primeira frase que aprendi a falar foi ” estou de saco cheio!”. Sim, era assim que me sentia indo para uma escola todos os dias, estudando gramática por horas e não conseguindo me comunicar com outras pessoas…

E foi por isso que eu comecei a estudar novos jeitos de aprender um idioma. Não queria perder meu tempo dentro de uma sala de aula, estudando horas e aprendendo muito pouco…

Queria viver na prática o idioma, por isso crie a metodologia que hoje compartilho com você. Essa metodologia me fez aprender não só o português, como todos os 5 idiomas que eu sei falar, que sou fluente….

E eu sei falar tantos idiomas não por ser super esperto, ter um QI elevado, ser um gênio… Não sou nada disso. Eu simplesmente achei a metodologia certa, e você também pode ter acesso à ela…

Sendo assim, se eu consegui, você também pode conseguir!

Diariamente eu compartilho com você aqui no meu blog dicas de como colocar o inglês no seu dia a dia, como aprender inglês vendo séries, lendo notícias em inglês, enfim… Várias alternativas para que você consiga fugir das horas de sala de aula e possa aprender inglês tão bem ou até melhor do que se passasse horas na sala de aula.

Inspirado nisso que eu acabei de te dizer, vou compartilhar com você alguns posts que eu acho interessante você dar uma lida e que irão te ajudar a aprender inglês mais fácil.

São eles:

Vale a pena você dar uma lida neles, escutar a música e até mesmo dar uma olhada no seriado que sugeri.

Para assistir o seriado você terá que investir um pouco mais do seu tempo, mas isso também pode acontecer em pequenas doses diárias. Assista um episódio hoje, outro amanhã, e por aí vai…

Quando você menos perceber, estará terminando a última temporada da série (inclusive, tá saindo uma nova temporada de Suits em breve! Ansioso….).

Mas, além de todas essas dicas, vou te dar uma dica hoje que até mesmo eu não costumo falar muito aqui no blog…

Você com certeza já reparou que existem pessoas que aprendem um novo idioma mais fácil do que outras, não é mesmo? Isso pode acontecer por uma série de motivos, mas normalmente a gente acredita que o principal deles é porque essa pessoa é um gênio…

Posso te dizer que, se você quiser, você também pode ser um gênio! Sabe como isso? Modelando a pessoa que você acredita ser muito boa no que você quer ser muito bom…

Ficou confusa a minha frase? Então vou te explicar melhor…

Então, você conhece alguém que é muito bom em falar inglês, aprende muito rápido e sabe de tudo em inglês… Mesmo sendo brasileiro, essa pessoa tem um sotaque típico americano, tem uma gramática perfeita e sabe escrever muito bem.

Agora eu te pergunto: você parou para analisar o que ela faz para conseguir tudo isso?

Se não parou, é isso que você deve fazer agora mesmo….

Então, vamos ao passo a passo para te ajudar a modelar uma pessoa em inglês!

Escolha quem você vai modelar

Antes de mais nada, você precisa escolher quem irá modelar. Para isso, é importante você tomar alguns cuidados especiais.

Escolha alguém que tenha uma realidade parecida com a sua. Não adianta nada você modelar alguém que vive em condições muito diferentes, pois você teria que criar essas condições também.

Além disso, escolha alguém que você saiba quais são os passos que ela toma para aprender inglês, que você consiga reparar que passos são esses e como chegar até lá.

Os modelos também não precisam ser únicos. Tem alguém que você conhece e é excelente na pronúncia, outra pessoa é excelente na escrita. Então, você pode modelar cada uma delas no que elas são boas.

Copie suas estratégias

Agora que você já tem o modelo que você quer para a sua vida, chegou a hora de pensar em quais são suas estratégias para ter uma ótima fluência, uma ótima escrita, e copiá-la.

Ela começa o dia escutando uma música em inglês? Na hora do almoço ela assiste um noticiário em inglês? Uma vez por semana escreve algum texto em inglês?

Enfim… pesquise, busque quais são as atitudes diárias que essa pessoa toma para aprender inglês e copie ela!

E se você achar que não está sendo você mesmo fazendo isso, pode esquecer essa história. Pois, todos nós somos resultados das pessoas que mais convivemos. Mesmo sem querer, no fim das contas estamos imitando outras pessoas.

Então, se estamos usando estratégias de outras pessoas, então porque não escolher pessoas que já tiveram sucesso no que queremos atingir?

Esse é o ponto…

Então, isso é o que eu tenho para compartilhar com você hoje.

Lembre-se que, para modelar alguém, você também precisa estar constantemente se perguntando se aquilo está dando certo para você.

Por isso, se precisar, adapte as estratégias para a sua realidade e sempre tenha uma visão autocrítica para saber se aquilo está dando certo para você. E, se não estiver, adapte a estratégia ou modele outras pessoas. Combinado?

Se gostou desse post, compartilhe ele com os seus amigos. Vou adorar saber que você compartilhou ele com outras pessoas…

Por hoje é só! See you….

Bye, bye!