Como melhorar o seu inglês sem sair de casa?

Olá, hello….

How are you today? Como você está hoje?

Se você tem acompanhado meus posts, sabe que sempre comece ele com essa pergunta, não é mesmo?

Pode parecer repetitivo para você, porém essa é uma ótima forma de se iniciar uma conversa e também de conhecer um pouco mais sobre a pessoa em que você está começando uma conversa.

Então, saiba que, sempre quando quiser começar uma conversa em inglês, o ideal é você começar com um bom cumprimento, ok?

Se você tiver alguma dúvida sobre esse assunto, vale a pena acessar esse post aqui, onde falei sobre os greetings, ou os cumprimentos em inglês: 3 Passos para Aprender O Que São Greetings?.

Bom, mas o assunto de hoje não é bem esse, como você deve ter visto no título desse post. No post de hoje, quero te dar algumas dicas para te ajudar a aprender inglês sem sair de casa.

Vejo muitas pessoas por aí acreditando que a melhor forma de aprender inglês é indo morar em um país que fala a língua, ou até mesmo ficando horas em uma sala de aula estudando inglês. Bom, essas são algumas maneiras possíveis de se aprender inglês, sim. Mas, a primeira você vai passar por vários perrengues e na segunda você vai demorar muito para aprender inglês e também vai se desmotivar rapidamente, pois a tendência é as pessoas não gostarem de ficar horas estudando uma teoria.

Por isso, em todos os meus cursos, eu sempre compartilho dicas de como aprender inglês de um jeito divertido, prático, mas, claro sem esquecer da teoria. E no post de hoje eu vou falar para você um pouco sobre esse assunto.

Então, se você quer aprender inglês sem sair de casa, precisa muito ler esse post até o final, combinado?

Essas dicas vieram de uma inspiração que tive vendo alguns alunos tendo bastante dificuldade de aprender inglês, pois achavam que só poderiam encontrar fora de casa maneiras de praticar o inglês, e estavam com dificuldades em fazer isso.

Como sempre estou de olho no dia a dia das pessoas que estão aprendendo inglês, e também compartilhando dicas que eu mesmo coloquei em prática durante o aprendizado dos 5 idiomas que eu sou fluente, resolvi usar mais esse insight para fazer um post aqui no blog.

Falando nisso, eu sempre busco me inspirar em casos reais para fazer as postagens aqui no blog, respondendo dúvidas das pessoas que estão em minha volta, ou até mesmo tendo insights em cima do que acontece no meu cotidiano. Por isso, se você tem alguma dúvida específica sobre qualquer assunto, pode agora mesmo colocar essa pergunta aqui no blog, nos comentários desse post, ok?

Assim, quem sabe eu me inspiro na sua dúvida e também compartilho com outras pessoas a resposta da sua pergunta, não é mesmo? Tem vários posts assim aqui no blog, principalmente os da série “Pergunte ao Gringo”. Dá uma olhada nelas:

Esses são só alguns, no blog tem bem mais. Então, é só pesquisar e procurar o que você tem dúvida. E, se não tiver respondida, já sabe, né? É só comentar aqui nesse post…

E vou te dizer uma coisa, é super comum os estudantes ter várias dúvidas… Se você não tem dúvida, provavelmente não está estudando como deveria. E, falando em rotina de estudos, eu já comentei aqui no blog que o ideal é você ter contato diário com o inglês, não é mesmo?

E, se você tiver pouco tempo, uma boa maneira de poder estudar um pouquinho de inglês todos os dias é através do meu blog. E também é uma ótima oportunidade de você aprender inglês sem sair de casa…

Todos os dias de semana eu posto no mínimo dois conteúdos novos, um pela manhã e outro pela tarde. Todos eles com dicas super bacanas para te ajudar a falar inglês mais rápido e de um jeito super fácil e divertido.

Então, outra dica que posso te dar é para que você acompanhe diariamente os posts aqui do blog, assim vai ter contato direto com o inglês.

Para te ajudar nessa parte, vou compartilhar com você o link e um resuminho de todos os posts dessa semana, combinado?

Se surgir interesse em saber mais sobre alguns desses assuntos, é só clicar no link do post e acessar o conteúdo completo.

Então, vamos lá para a revisão dos posts da semana…

Revisão dos posts da semana

Chegou a hora de fazemos a revisão dos posts da semana, uma ótima maneira de você ver rapidamente quais foram os conteúdos que trabalhei essa semana e quais você não acessou e precisa acessar.

Vamos lá…

Aprender Inglês com Música #25 Purpose

Associar o estudo de inglês com algo que você gosta e que você se diverte fazendo é uma ótima maneira de aprender inglês. Com certeza isso vai facilitar e acelerar o seu aprendizado.

Então, se você quer aprender inglês dessa forma e gosta das músicas do Justin Bieber, esse post é para você. Ah, mesmo se você não gosta do Justin Bieber, vale a pena acessar esse post. hehehe

Aprender Inglês com Música #25 Purpose

Aprenda definitivamente quando usar “IS” e “ARE”

O verbo to be é um dos principais verbos do inglês, por isso deve estar muito bem estudado na sua mente. Mas, como ele pode ser usado de diversas formas e em diversos momentos, gera muita dúvida e as pessoas muitas vezes não conseguem usar ele da forma certa.

E, como são muitas dúvidas, nesse post eu resolvi falar sobre uma em específico, que é quando usar o “is” e quando usar o “are”.

Você se confunde com essas duas palavras? Ou quer revisar esse conteúdo? Então dá uma olhada no post que estou comentando:

Aprenda definitivamente quando usar “IS” e “ARE”

Textos em Inglês #23 Self-driving boats to be unleashed in Amsterdam

A tecnologia é uma beleza, não é mesmo? Quando bem usada… E eu imagino que vai ser o caso desse barco autodirigível que está para ser lançado em Amsterdam.

Se você gosta do assunto e ficou curioso para saber como ele irá funcionar, está na hora de dar uma olhada nesse post. Além de descobrir sobre tudo isso, você ainda vai aprender inglês de uma forma mais descontraída e estudando algo que você gosta.

Então, acessa logo o post aí e saiba mais sobre esse assunto:

Textos em Inglês #23 Self-driving boats to be unleashed in Amsterdam

Saiba falar sobre o que você mais gosta em inglês

Eu vejo que um dos principais problemas que impedem os brasileiros de falar inglês é a vergonha de falar algo errado, de não saber puxar uma conversa ou até mesmo de não saber falar ou não ser entendido.

Pensando nisso, eu escrevi esse post, em que o objetivo é te ensinar formas de se falar sobre algo que você gosta. Não tenho dúvidas de que essa é uma ótima forma de se começar uma conversa com alguém, ou até mesmo estender a conversa por mais tempo.

Demonstre interesse em saber mais sobre a pessoa que você está conversando sabendo falar do que você gosta e perguntando para ela do que ela gosta. Saiba como, acessando o post:

Saiba falar sobre o que você mais gosta em inglês

Aprender Inglês Online com Vídeos #20 When ‘zero’ means ‘no’

Como eu disse ali em cima, nos outros posts, aprender inglês com algo que você gosta ou que seja mais divertido, é uma ótima forma de facilitar o seu aprendizado. Por isso, além de compartilhar músicas para te ajudar a aprender inglês, eu também compartilho dicas de vídeo para que você aprenda inglês de um jeito mais fácil.

Nesse vídeo, por exemplo, você irá entender melhor sobre quando o zero significa não no inglês. Ficou curioso? Então, dá uma olhada nesse post:

Aprender Inglês Online com Vídeos #20 When ‘zero’ means ‘no’

Aprenda o significado de AF em inglês

Eu percebi que no Brasil muitas pessoas tem a mania de usar a expressão “af” em várias situações, não é mesmo? Não sei se aí na sua região é assim, mas sei que no sul do Brasil tem muita gente que fala isso.

Bom, apesar de usar diariamente essa expressão, eu imagino que a maioria das pessoas não tem ideia do que estão falando, da origem dessa expressão e do seu significado.

Por isso, resolvi matar essa curiosidade e compartilhar com você o que essa expressão significa. Tenho certeza que você irá se surpreender… Acessa o post:

Aprenda o significado de AF em inglês

Qual a diferença entre Yet, Still e Already?

Essa é uma série de post que eu faço para te ajudar a entender a diferença entre palavras que parecem ser iguais, mas não são.

E o motivo pelo qual elas parecem ser iguais são os mais diferentes. Pode ser por a escrita ser bem semelhante, ou então pela tradução ser semelhante mesmo. E no caso do Yet, Still e Already, qual será a sua semelhança? E qual será a sua diferença?

Descubra tudo isso, acessando o post:

Qual a diferença entre Yet, Still e Already?

Aprendendo todos os significados de MIND

Mind é uma palavra super usada no inglês, e em diferentes situações. Por isso, se você quer saber quais são essas situações e como usar o mind em cada uma delas, está na hora de dar uma lida nesse post, que foi preparado com muito carinho para você.

E, mesmo se você acha que já sabe tudo sobre mind, não custa nada acessar o post e dar uma revisada no assunto, não é mesmo? Então, é só clicar:

Aprendendo todos os significados de MIND

Receita em inglês #9 Frango Alfredo

Nossa, eu não posso fazer esses posts perto da hora do almoço, senão me dá muita fome. Eu compartilhei nesse post uma dica de receita de frango alfredo para você fazer e se deliciar com o sabor, além de aprender inglês.

Pois, assim como no caso dos posts de música e de vídeo, eu quero que você aprenda inglês cozinhando também – claro, se você gosta disso, né, pois se não gosta não tem lógica nenhuma você fazer isso.

Então, quer saber mais sobre como preparar um Frango Alfredo? Dá uma olhada nessa receita:

Receita em inglês #9 Frango Alfredo

Descrevendo sua personalidade em inglês

Falar sobre a sua personalidade para as pessoas pode ser uma ótima forma delas terem noção de como lidar com você e o relacionamento entre vocês ser o melhor possível, não é mesmo?

Então, se você quiser aprender sobre como falar sobre a sua personalidade em inglês, dá uma olhada nesse post. Inclusive, eu compartilhei um macete para você não esquecer sobre essas personalidades, e tem tudo a ver com os Sete Anões da Branca de Neve.

Corre lá e leia o que escrevi para você:

Descrevendo sua personalidade em inglês

Então, com isso, nós acabamos a revisão dos posts dessa semana. E agora que você já revisou tudo isso, está na hora de falarmos sobre algumas dicas para você aprender inglês sem sair de casa.

Dicas para melhorar o inglês sem sair de casa

Eu poderia dar muuuitas dicas para você sobre esse assunto, afinal de contas, eu fiquei fluente em português em apenas 4 meses e estudando dentro de casa. Se eu consegui, nada te impede de conseguir também. Eu atingi esse objetivo não por ser super inteligente ou por ter QI elevado. Na verdade, eu consegui isso pois usei o método certo, e é esse método que eu compartilho nos meus cursos pagos e gratuitos, além dos posts aqui no blog.

Mas, vou focar nas principais e que eu vejo muitos brasileiros terem dificuldades por causa disso.

Fale inglês sem medo de errar

Antes de falar especificamente sobre as dicas, quero chamar a atenção para um ponto muito importante e que impacta em tudo que você for fazer na hora de aprender inglês, que é o medo de falar inglês.

Percebo que muitos brasileiros têm esse medo, principalmente se estão na frente de outros brasileiros. Não sei o motivo pelo qual isso acontece, mas sei que isso é algo que podemos quebrar dentro da nossa mente, da nossa cabeça, do nosso psicológico.

Então, se você tem medo de falar inglês, a primeira coisa que você deve fazer é se desafiar a praticar sempre o inglês. Se está dentro de casa, fale com você mesma, pense em como dizer em inglês as frases que estão passando na sua cabeça, ou até mesmo use a tecnologia, como as videoconferências, para falar com as pessoas que estão do outro lado do mundo.

Se você está buscando desculpas para não praticar o inglês, pare com isso agora mesmo e foque em achar as soluções. Só assim você vai conseguir ficar fluente em inglês do jeito que você sonha. Eu, por exemplo, quando fui para a escola de português, logo vi que aquilo não iria dar certo e saí fora.

Eu estava numa escola tradicional, muito focada em teoria, e vi que aquilo não era para mim… Eu poderia simplesmente desistir e dizer que aprender português não era para mim. Porém, não foi isso que eu fiz. Eu fui atrás de uma solução…

E a solução foi tão boa, que hoje estou aqui falando com vocês em português e ainda compartilhando todas as dicas que coloquei em prática. Por isso, pare de buscar desculpas e encontre soluções para que você fique fluente em inglês, combinado? E, claro, conte comigo para isso.

Estude e pratique inglês através das músicas

Eu estou sempre compartilhando aqui no blog várias músicas para você aprender inglês, e todas elas com tradução. Porém, o ideal é que você primeiro ouça a música para identificar as palavras e frases que você entende. Depois disso, você pode até olhar a letra, porém a versão em inglês primeiro, e não a tradução.

Leia e, de preferência, cante junto. Isso vai te ajudar na pronúncia também, além da leitura e da audição.

Depois disso, aí sim, vale a pena você ler a tradução. Mas, se quiser aprofundar ainda mais esse estudo, minha dica é para que você anote num papel, antes de ler a tradução, as palavras que você não conhece. E aí, com essa lista em mãos, você acessa um dicionário ou qualquer outra fonte que irá te mostrar o significado delas.

Fazer isso é importante pois muitas vezes as palavras tem um significado que pode ser usado em diferentes contextos, aí, além de aprender sobre a palavra, você também irá aprender como usá-la em outros contextos além dos que estavam na letra da música.

Assista filmes e séries em inglês 

Eu também faço vários posts aqui no blog com esses assuntos, dicas de séries e filmes que valem a pena você assistir com o objetivo de aprender inglês. Então, se você quiser aprender mais sobre esse assunto, é só pesquisar aqui no blog e achar os vários posts sobre o assunto.

Uma dica importante para te ajudar a aprender inglês com filmes e séries, é para que você de preferência assista eles com áudio em inglês e sem legenda. Ou, se a legenda fizer muita falta para você, vale a pena então assistir com legenda em inglês e não em português.

Uma outra dica é você assistir várias vezes a mesma série ou o mesmo filme. A primeira vez você pode até colocar a legenda em português, mas aí vai aumentando o nível de dificuldade…

Depois de ter assistido com a legenda em português, coloque a legenda em inglês, por exemplo. E, depois de ter assistido com a legenda em inglês, vale a pena então tirar a legenda e assistir apenas com o áudio em inglês.

Use a tecnologia a seu favor

As tecnologias quebram com qualquer barreira física que poderia existir entre qualquer pessoa. Por isso, se você está dentro de casa e tem um computador e uma internet, você pode usar essas ferramentas para falar com alguém que esteja do outro lado do mundo.

Se pesquisar na internet, com certeza vai achar fóruns e afins onde você poderá conversar com pessoas que falam inglês e até mesmo trocar experiências com pessoas que falam inglês e querem aprender português. Aí, nesse caso, uma vai ajudar a outra.

E, quem sabe você até faz uma amizade que virá te visitar no Brasil ou você vai até a pessoa no país em que ela mora. Eu já tive várias histórias de grandes amizades, e até mesmo histórias de amor, que começaram desse jeito.

Jogue em inglês

Os jogos viraram uma febre mundial, não é mesmo? E tem os mais diferentes tipos de jogos… Por isso, se você gosta de algum deles, vale a pena começar a jogá-los em inglês.

Seja no computador, no notebook, no celular ou no videogame mesmo, com certeza você achará várias opções de bons jogos em inglês. Inclusive, essa também é uma opção para você fazer novas amizades, afinal de contas tem vários jogos em que você conversa online com a outra pessoa durante a partida.

Então por hoje é isso, pessoal. Espero que você tenha gostado dessas dicas, e que consiga colocar elas em prática. Espero também que a revisão dos conteúdos da semana tenha te ajudado e estudar um pouco mais o inglês e que você consiga colocar no seu dia a dia essa rotina de acessar o meu blog.

Ah, e se gostou do post de hoje, não esqueça de compartilhar ele com os seus amigos, conhecidos e etc. Vai ser uma grande alegria para eles saber que você lembrou de cada um deles…

Muito obrigado pela sua companhia e até mais…

Bye, bye! See you soon.