Como Melhorar Meu Listening em Inglês

Hello, how are you today?

Estou muito empolgado para o post de hoje, pois ele é muito especial…

>>> Treinamento Gratuito Revela 3 Passos Fáceis Para Falar Inglês Hoje<<<

Sempre falo para você me enviar suas dúvidas e, sempre que posso, vou respondendo elas, não é mesmo?

Por isso, hoje eu resolvi separar uma das dúvidas que recebi e responder como post do blog, afinal de contas, tenho certeza que muitas pessoas passam pelo mesmo problema que ela…

Essa é uma dúvida da Ana Paula Costa, que eu resolvi responder para você por aqui.

Ela falou o seguinte:

“Parabéns! A minha pedra no sapato no inglês é o listening. Consigo ler quase que 100%, escrever também é tranquilo, mas, dependendo do nativo, eu não entendo muito bem. Ouço certas músicas e fico boaindo e com muita raiva. Acho que tenho que cair naquele States para ficar afiada no inglês (se o Trump deixar)… Abraços, Kevin.”

Obrigado pelos parabéns e por também acreditar no meu trabalho enviando sua dúvida, Ana Paula.

Então, basicamente ela tem dificuldades em ouvir e entender as pessoas falando inglês, isso é o listening. Essa é sua dificuldade também?

Então tenho certeza que vai valer a pena ler esse post até o final…

Sobre a dúvida dela de ir para os Estados Unidos para aprender inglês, eu tenho uma história minha para compartilhar com você. Sabia que eu aprendi português em apenas 4 meses e sem nunca ter colocado o pé no Brasil?

Isso mesmo! Eu não precisei vir até o Brasil e nem estudar por anos para ficar fluente no português… E isso não aconteceu apenas por eu ter facilidade em aprender um novo idioma.

Se eu consegui aprender português assim, você também pode aprender inglês facilmente e sem nunca ter ido aos Estados Unidos.

Eu preparei um post chamado “Aprender inglês – Um Guia Definitivo“, onde eu dei todas as dicas para você aprender inglês rápido, fácil e de um jeito prazeroso.

Você vai ver que para ser fluente em inglês rapidamente, você não precisa ir para um país que tenha o inglês como língua nativa. 

Você pode fazer isso no Brasil mesmo, mudando apenas sua quantidade de entradas e saídas do idioma e outras dicas que eu dei no post.

Sem falar que ir para outro país não é garantia de aprender inglês, afinal de contas tem muito brasileiro que viaja e só fica com outros brasileiros. A saudade de casa aperta e essa é a forma de se manter perto da sua cultura, mesmo que longe.

>>> Treinamento Gratuito Revela 3 Passos Fáceis Para Falar Inglês Hoje<<<

E, quando o assunto é aprender inglês, isso acaba sendo muito ruim para os brasileiros, pois eles acabam falando o português entre si e não o inglês. Resultado de tudo isso? Eles vão embora do país com o português afiado, e sem saber quase nada de inglês…

Bom, mas a dúvida principal da Ana Paula não é essa… Ela quer saber sobre como melhorar o listening em inglês.

Primeiro, qual o motivo de você não entender a música?

Falar é diferente de cantar, você sabe disso né. Então, quando você ouve a música, a pronúncia é totalmente diferente, então o bom é você treinar o listening com alguém que fala claramente e usa palavras que não sejam muito difíceis..

Nas músicas, muitas vezes eles falam gírias e tem um jeito diferente de falar e difícil de entender…

Treine seu listening “com rodinhas”

Sabe quando você está aprendendo a andar de bicicleta e tem que usar rodinhas nela? Então, vale a mesma coisa para o listening no inglês… Só que no lugar das rodinhas, você irá usar as legendas

O que eu quero dizer com isso?

Treine seu listening vendo vídeos que tenham legenda e que facilitem o seu entendimento do assunto. Palestras como as do TED Talks, por exemplo, onde ele tem um roteiro que você consegue acompanhar enquanto ele está falando.

Assim, você consegue ligar as duas coisas: a leitura e o listening.

Muitas vezes quando a gente aprende apenas a ler, nós aprendemos o portuglês. Sabe o que é o portuglês?

É o inglês com as palavras pronunciadas em português.

A moça que está trabalhando aqui em casa, por exemplo, é brasileira e eu estou ajudando ela a aprender inglês. Ela é religiosa e baixou a bíblia com áudio… e até ela percebeu que a pronúncia da leitura da bíblia em inglês era ruim, ou seja, eles estavam falando portuglês.

Então, o que eu quero dizer com isso? Que é importante você aprender o texto com a pronúncia juntos, pois quando aprendemos a ler, aprendemos com a voz interior, que no caso dos brasileiros, é o português…

Treine sempre seu inglês com um nativo, assim você consegue vincular a pronúncia certa com o texto certo. Assim, você vai aprender certo e mais rápido, não é mesmo?

A dificuldade de entender o listening dos nativos está diretamente relacionada ao que estou falando agora. Afinal de contas, quando você ouve um nativo falando, ele não vai ter a mesma pronúncia do que um brasileiro que não sabe pronunciar direito as palavras…

Aí você aprende errado e tem dificuldade de entender o nativo depois.

Então, essa é a dica que eu tenho para passar para você, Ana Paula. Não só para a Ana Paula, mas como também para todas as pessoas que tem dificuldade de entender o que um falante de inglês está querendo dizer.

Se você tiver mais alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que vou dar o meu melhor para respondê-la, ok? 

E, se você gostou do conteúdo de hoje, não esqueça de compartilhar com os seus amigos. Com certeza ele vai ficar muito feliz em saber que você lembrou dele.

Esse foi um dos posts da série #PergunteParaOGringo

Take care… See you!

>>> Treinamento Gratuito Revela 3 Passos Fáceis Para Falar Inglês Hoje<<<

  • lucas Santos

    Hi Kevin!
    Sou o Lucas Santos, tenho 27 anos e estou montando um projeto de fluência no inglês até o fim de 2017. Meu propósito a priori é a conversação, falar e compreender com clareza e fluidez. Tem uma semana que baixei livros em áudio na librivox.org e os escuto diariamente, também alternando com a escuta de rádios internacionais. Escuto de 3 a 4 horas por dia. Essa é uma questão de eu estar a escrever este comentário, qual o peso essa ação terá?
    Abraço

    Att,

    Lucas Santos.

    • Kevin Porter

      Hello Lucas, tudo bem? Muito interessante seu foco e dedicação, continue assim que seu resultado será recompensador. Quanto ao peso das suas ações é algo bem individual sabe… vai depender de muitos outros fatores, em meu curso principal o Núcleo 500 trabalho mais isso, se quiser informações fale com minha equipe contato@esfingles.com mas o importante você já está fazendo, se organizando e estudando!