Como Falar do Clima em Inglês

Hello, how are you today?

Fiquei sabendo que os brasileiros estão passando muito calor aí no Brasil nesse verão, não é mesmo?

Pois é, e nessa época do ano é comum ter muitos gringos visitando o Brasil para conhecer as belas paisagens naturais de todas as regiões desse grande país…

Quando vou para Florianópolis, fico sempre muito encantado com tanta beleza. Tenho certeza que eu não sou o único gringo a ficar assim.

E, com tanta gente de fora passeando pelo Brasil, essa também é uma boa oportunidade para você praticar o seu inglês, não é mesmo?

Semana passada eu fiz um post falando sobre dicas para estudar inglês nas férias, nele eu falei sobre alternativas para você estudar inglês se divertindo durante as suas férias.

Nada de ficar passando horas do seu dia sentado em uma mesa estudando regras gramaticais. Férias é uma ótima época para aprender inglês, sim, porém de uma forma diferente.

Falei para você assistir uma série, ver filmes, buscar algum livro pra ler em inglês e também aproveitar para puxar uma conversa aqui e outra ali em inglês, claro.

Mas, e se nessa conversa alguém te perguntar sobre o tempo? Se no Brasil sempre é calor desse jeito? Ou se o inverno é tão frio quanto nos Estados Unidos? Você saberia responder essas perguntas? Ou melhor… será que você entenderia quando algum gringo te fizer essas perguntas?

Para que você não passe por situações embaraçosas por não saber esses vocabulários, hoje resolvi escrever sobre como falar do clima em inglês.

Antes de mais nada, é importante você aprender alguns vocabulários. Por isso, eu separei uma lista com as principais palavras que indicam o tempo em inglês. São elas:

Good: Bom

Great: Ótimo

Nice: Legal

Fine: Bom

Lovely: Amável

Beautiful: Bonito

Wonderful: Maravilhoso

Excellent: Excelente

Gorgeous: Deslumbrante

Pleasant: Agradável

Bad: Ruim

Awful: Horrível

Terrible: Terrível

Nasty: Desagradável

Unpleasant: Desagradável

Sunny: Ensolarado

Warm: Caloroso

Hot: Quente

Mild: suave

Chilly: Um pouco frio

Cold: Frio

Freezing: Congelando

Frosty: Muito gelado

Rainy: Chuvoso

Wet: Molhado

Humid: Úmido

Dry: Seco

Arid: Árido

Frigid: Frígido

Foggy: Nebuloso

Misty: Enevoado

Windy: Ventoso

Stormy: Tempestuoso

Breezy: Vento agradável

Windless: Sem vento

Calm: Calmo

Porém, além de descrever o tempo, você também pode falar do céu, das condições meteorológicas e etc. São elas:

Cloudy: Nublado

Overcast: Escuro

Cloudless: Limpo, sem nuvens

Clear: Claro

Bright: Brilhante

Blue: Azul

Gray: Cinza

Dark: Escuro

Rain: chuva

Snow: neve

Hail: granizo

Drizzle: chuviscos

Shower: aguaceiro

Strong winds: ventos fortes

Fog: nevoeiro

Thunder: trovão

Lightning: relâmpago

Storm: tempestade

Thunderstorm: tempestade de trovão

Tornado: tornado

Hurricane: furacão

Flood: enchente

Frost: geada

Heat wave: onda de calor

Exemplos de frases:

How is the weather in USA?
Como está o tempo nos EUA?

It is(it’s) sunny
Está ensolarado.

It is very warm
Está muito quente

It is snowing
Está nevando

It is raining
Está chovendo

It is a little cold
Está um pouco frio

It is windy
Está ventando

It is lightning
Está relampeando

It is a clear day
Está um dia limpo

It is cloudy
Está nublado.

It is foggy
Está nebuloso

Agora é hora de praticar!

Você sabe que a prática é o que vai fazer você não esquecer mais todas essas palavras, não é mesmo? Então, a primeira coisa que eu te aconselho a fazer é buscar alguém para conversar…

Essa sempre é a melhor maneira de praticar seu inglês! Como eu disse lá no início desse post, no verão do Brasil muitos gringos vem pra cá, então aproveite essa oportunidade para treinar seu inglês…

Mas, para não “perder a viagem”, eu vou fazer um desafio para você praticar agora mesmo as novas palavras que você aprender aqui nesse post…

Desafio do dia: quero que você comente aqui no post do blog como está o tempo na sua cidade agora. Está chuvoso? Tem sol?

E, se você quiser praticar pra valer e mostrar que aprendeu tudo, quero que você comente como é o tempo na sua cidade em cada uma das estações do ano.

E, se você não souber falar as estações do ano em inglês, te aconselho ler esse post:

Por hoje é isso, pessoal. Não esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos, viu? 

Se você acompanha meu blog, sabe que minha missão no Brasil é fazer com que o máximo de brasileiros comecem a falar inglês.

Por isso, quando você compartilha, você está me ajudando nessa missão e também ajudando seu amigo a aprender inglês de uma forma divertida e bem diferente dos métodos tradicionais de ensino.

E, quem fala inglês sabe que hoje em dia isso já não é mais um diferencial no mercado de trabalho. Além disso, quem sabe falar inglês consegue melhores oportunidades de trabalho e também de negócios para a sua empresa, caso seja empresário.

Se você quer ler mais sobre esse assunto, te aconselho dar uma lida nesses posts:

Parabéns por estar buscando oportunidades melhores para a sua vida ao estudar inglês e muito obrigado para você contar comigo nessa missão.

Estarei sempre disponível para te ajudar nisso, ok?

Além das postagens aqui no blog, você pode acompanhar também meu Canal no Youtube. Lá, eu estou sempre postando vários vídeos muito bacanas, com dicas e compartilhando experiências.

Além disso, você vai conhecer o Super Gringo lá no meu canal do Youtube. Ele é um super herói que salva alguns brasileiros na hora em que eles querem falar inglês e tem alguma dúvida que não sabe como solucionar….

E se você não achar a sua dúvida respondida em nenhum dos meus posts ou vídeos, que tal comentar aqui nesse post qual é a sua dúvida? Quem sabe eu faça um post especial apenas para responder a sua dúvida.

Por hoje é isso…

Boa diversão aprendendo inglês!

Abraços e até mais.