Como estimular seus filhos a aprender inglês

Olá, hello…

How are you? Como você está?

Eu estou ótimo e resolvi compartilhar com você uma coisa que vivi todos os dias enquanto meus filhos não moravam em um país que falava inglês: como estimular nossos filhos a aprender inglês?

Essa é uma pergunta que recebo bastante, e resolvi falar sobre o assunto hoje…

Sei que tem muitos pais que, mesmo sem saber falar inglês, querem estimular seus filhos a aprenderem esse idioma que hoje em dia já não é mais um diferencial, não é mesmo?

E, como a gente quer sempre o melhor para os nossos filhos, a primeira coisa que vem na nossa cabeça na hora em que pensamos que nossos filhos precisam aprender inglês, é colocá-los em uma escola especialista em inglês para crianças.

Como essas escolas não são baratas, nem todos os pais tem condições de pagar por uma escola de inglês para crianças. Então, o que fazer? Deixar eles sem aprender inglês? Com certeza essa não é a melhor opção, sabe por que? Pois para as crianças aprenderem inglês, a escola de idiomas não é a única opção (assim como para os adultos também).

Se você me acompanha aqui no blog e em todos os conteúdos que produzo, sabe que eu sempre compartilho com vocês dicas de como aprender inglês sem necessariamente estar em uma escola tradicional de idiomas, né?

Você pode aprender inglês do conforto da sua casa, e até mesmo praticar com pessoas do mundo inteiro, estando dentro da sua casa. É uma das maravilhas que a internet nos trouxe, não é mesmo?

Escutar uma música, ver uma série, ou um programa de televisão em inglês são formas dos adultos aprenderem inglês mais facilmente. Dá uma olhada nesses posts, onde eu falo sobre o assunto:

Mas, como eu disse antes, essas são maneiras dos adultos aprenderem inglês mais facilmente. E as crianças, como podemos estimular elas para aprender inglês de um jeito fácil e divertido?

Vai um pouco na linha dos adultos, mas mudam algumas coisas… Vamos falar sobre o assunto agora.

Crianças podem aprender inglês com jogos

Os jogos são ótimas maneiras de estimular as crianças a aprenderem inglês. Você pode usar os do celular ou tablet, por exemplo, mas também tem algumas versões de jogos físicos mesmo.

Usar as novas tecnologias pode ser um grande aliado nesse assunto, mas cuidado para não exagerar, ok? Pois toda criança precisa também ter o contato com o mundo “além internet”, digamos assim.

Por isso, para esses casos, vale também usar os jogos físicos, como por exemplo um jogo da memória em inglês e outros jogos do tipo. Isso vai muito de acordo com a idade da criança também.

Além dos tablets e celulares, você também pode usar as novas tecnologias para comprar um jogo em inglês de outro país e pedir para entregar na sua casa.

Desenhos animados e programas de televisão

Adulto pode aprender inglês vendo série, certo? E as crianças podem aprender inglês vendo desenho animado, elas vão adorar. Além disso, tem muitos desenhos animados que conversam com a criança, estimulando ela a falar e desenvolver essa habilidade.

No Netflix você vai encontrar vários desenhos em inglês e também para diferentes idades, vale a pena dar uma olhada neles.

Mas, assim como eu alertei no tópico anterior, aqui você também tem que tomar cuidado com a exposição excessiva da criança à televisão.

Músicas ajudam as crianças a aprender inglês

As músicas também são ótimos estimulantes para as crianças. Elas vão aprender inglês e ainda dançar e se divertir muito. Com certeza vai ser uma alegria só…

E como elas gostam de ver várias vezes a mesma coisa, talvez seja uma forma de até mesmo você aprender inglês ouvindo as músicas junto com seu filho. Você ainda vai aproveitar para ter um momento de descontração com ele ou ela.

Os pais falarem inglês com a criança

Eu já conheci algumas famílias em que os pais falavam apenas em inglês com a criança. Isso é muito bom que desde pequeno ela já vai desenvolvendo essa habilidade.

Mas, é claro que para isso acontecer, os pais têm que saber falar inglês. E, mesmo se vocês estiverem aprendendo inglês ainda, comece a falar algumas palavras em inglês com o seu filho.

Sem dúvida alguma essa é uma ótima forma de estimular ele a aprender inglês, pois não existe ninguém mais importante na vida de uma criança do que seus pais. E, como eles adoram repetir tudo o que os pais fazem, vão querer repetir o que você fala também.

Então, essas foram as minhas dicas. Espero que vocês tenham gostado e consigam colocar em prática com o seu filho ou filha.

E, se você conhece algum pai ou mãe que estão querendo ensinar inglês para o seu filho, que tal compartilhar esse post com eles? Tenho certeza que você vai ajudar muito esses pais, principalmente se eles acreditam que colocar em uma escola de inglês é a única forma de ensinar o inglês para os seus filhos.

Sempre importante ter alguém para nos mostrar um caminho diferente do que pensamos, não é mesmo?

E se você tem alguma outra dica para compartilhar com os pais que estão lendo esse post agora, que tal fazer um comentário aqui no blog? É sempre bom saber de outros jeitos de se fazer algo que você já faz…

Muito obrigada pela sua companhia e até mais!

See you soon… bye, bye!