Como ensinar inglês para crianças?

Olá, hello!

How are you today? Como você está hoje?

Sei que se você entrou nesse post é porque, por algum motivo, você quer ensinar inglês para alguma criança.

E, normalmente quando falamos sobre esse assunto, existem várias discussões e pontos de vista diferentes sobre ensinar ou não ensinar inglês para uma criança.

Os que defendem que é muito cedo uma criança de pouca idade aprender inglês, provavelmente está pensando num processo de aprendizado completamente diferente do que eu faço aqui – inclusive com adultos.

Quem é contra uma criança aprender inglês, provavelmente está pensando em um processo onde ela terá que estudar através de uma apostila, frequentar aulas teóricas e afins.

Porém, o segredo para ensinar o inglês para uma criança de qualquer idade, é o mesmo do que para um adulto de qualquer idade também. O inglês precisa ser vivido, precisa ser praticado, precisa estar no dia a dia, e não apenas em teorias encontradas em livros e apostilas do idioma.

Por isso, se você está lendo esse post por estar em busca de dicas para ensinar a teoria de inglês para alguma criança, já te digo que não é isso que você encontrará por aqui.

Mas, se você está buscando ensinar o inglês para uma criança de um jeito mais divertido, de um jeito legal, de um jeito que ela realmente vai aprender inglês, bom… Aí sim você está no lugar certo!

Então, a primeira coisa que eu quero chamar sua atenção e que é fundamental você saber para ter sucesso na hora de ensinar inglês para uma criança é: esqueça os métodos tradicionais de ensino e aprendizado.

Para ensinar inglês para uma criança, você precisa inserir o idioma no dia a dia, fazer com que ela aprenda com brincadeiras, de um jeito divertido. E existem várias formas de fazer isso, vou te ensinar algumas delas no post de hoje.

Desenhos em inglês

Tem muitas crianças que adoram assistir desenho. Se a criança que você está querendo ensinar inglês também for desse time, que adora assistir desenhos animados, então ela também pode começar a assistir esses desenhos em inglês.

Quanto mais cedo você fizer isso, melhor. Pois, se for uma criança mais velha, pode ser que ela peça para você trocar o idioma e colocar em português novamente.

Quando é uma criança menor, ela ainda não entende a diferença e vai querer aprender o idioma novo como se fosse o idioma do dia a dia dela, que no caso dos brasileiros é o português.

Sendo assim, quanto mais cedo ela já tiver contato com o desenho em inglês, melhor.

Jogos em inglês

A questão dos jogos varia muito conforme a idade. Mas, você pode comprar até mesmo pela internet os jogos de memória, de tabuleiro e afins, todos eles em inglês.

Então, na hora de jogar, a criança terá contato com esse idioma e aprenderá ele de uma forma divertida.

Já se essa criança for mais ligada a tecnologia, ou seja, gostar de jogar no computador, videogame, celular e afins, vale também encontrar algum jogo que seja em inglês.

Quanto mais ela tiver contato com o inglês associado a uma atividade divertida, mais fácil será para ela aprender o idioma.

Música infantil em inglês

Uma outra possibilidade é começar a cantar as músicas infantis em inglês, e tem várias.

Se você procurar no Youtube, por exemplo, vão aparecer várias opções para você ouvir músicas em inglês com essa criança.

Vale até mesmo inventar dancinhas para elas, assim, é mais uma forma delas associarem aquelas palavras aos seus gestos e também a algo divertido.

Como eu disse antes, quanto mais divertida for a atividade, melhor será o aprendizado dela.

Converse com ela em inglês

Algumas famílias que querem ensinar seus filhos um novo idioma e que sabem falar inglês, acabam falando apenas em inglês dentro de casa.

Pode ser que a sua família esteja começando a aprender inglês, não tem problema. Adotar essa prática vai fazer com que todos aprendam inglês juntos e melhorem o nível de conhecimento da família sobre o inglês.

E, de novo, não existe idade mínima para começar a fazer essa atividade. Quanto mais cedo a criança tiver contato com o inglês, mais fácil será para ela aprender esse novo idioma.

Explore os lugares em inglês

Um jeito muito divertido de aprender novos vocabulários é explorando lugares em que esses objetivos estão inseridos, ou animais e afins.

Por exemplo, na hora de falar sobre os animais em inglês, dá para visitar um zoológico e lá perguntar se a criança lembra como diz o nome daqueles animais em inglês.

Além do passeio ser super divertido, é mais uma forma de associar o inglês a algo divertido.

Então, como você vi nessas dicas, ensinar inglês não precisa ser algo chato, entediante. Você pode tornar essa atividade mais prazerosa, e não só para as crianças, mas também para os adultos.

Não sei de onde vem essa crença de que para aprender inglês os adultos precisam estudar muito a teoria, e depois praticar.

Você já parou para pensar como aprendemos um novo idioma assim que nascemos? É através do dia a dia… E demoramos um bom tempo para conseguir nos expressar!

Então, aceite o seu tempo e aprenda inglês na prática, no dia a dia. Você verá que é muito mais fácil.

E, se quiser minha ajuda, dá uma olhada nesses posts que vão te ensinar como aprender inglês de um jeito mais fácil:

E por hoje é isso, o que achou das dicas?

Se tiver mais alguma dica legal para compartilhar, é só comentar aqui no blog.

Muito obrigado pela sua companhia e até mais!

See you… bye!