Como Criar Estratégias Poderosas para Estudos de Inglês

Hello everybody! How are you? I’m fine.

Estou muito empolgado hoje, pois vou te ensinar a criar estratégias poderosas para seus estudos de inglês. Isso mesmo, você vai aprender a aprender… hahaha. Parece complicado, mas não é, vou te ensinar a como aprender inglês de forma mais fácil.

Por que eu vou te ensinar isso hoje? Porque vejo muitas pessoas sofrendo por não conseguir falar inglês, perdendo várias oportunidades de emprego, viagens, perdendo seus sonhos!

Muitas pessoas se acham incapazes de aprender inglês, pensam que são burras, que nunca vão conseguir. Isso não é bom, não está certo! Quanto mais pensamento negativo você tiver, mais seu cérebro vai criar um bloqueio, como uma autodefesa e mais dificuldade você terá para aprender inglês.

Todas as pessoas possuem um grande potencial para aprender inglês, mas ainda não sabem como usar esse potencial.

E é por isso que vou te dar essas dicas, para você tirar o melhor de você, usar todo o seu potencial para aprender inglês.

Como aproveitar melhor os estudos e aprender inglês de verdade?

Aprender uma nova língua pode ser difícil, mas não é impossível. Basta mudar as estratégias para aproveitar todo o seu potencial de aprendizagem em inglês e colher os melhores resultados.

Se analisarmos nosso cérebro, a maneira como ele aprende as coisas, temos dois tipos de memória: a de curto prazo e a de longo prazo. O que faz nosso cérebro armazenar o que foi aprendido é a memória de longo prazo.

Para armazenar bem a aprendizagem de inglês na memória de longo prazo, nós temos que adquirir expertise no inglês. E é exatamente isso que vou te ensinar hoje, como criar estratégias poderosas para estudos de inglês.

Para aprender inglês você precisa de dedicação, determinação e de uma boa metodologia. Precisa dar o seu melhor, usar todas as ferramentas possíveis para manter o seu foco e conquistar seus sonhos.

Deixa eu te contar uma coisa, há uns dias atrás eu escrevi um post aqui pro blog, onde eu te mostro o caminho para que você não desista de estudar, que você veja o melhor em você, a sua melhor versão para aprender inglês. Aproveite e dê uma olhada nas dicas.

Como ser um expert em inglês?

Primeiramente você tem que descobrir a metodologia que vai funcionar para você, o que vai te dar prazer em estudar. Você é do tipo que gosta de aprender lendo? Então leia livros, jornais, revistas, textos em inglês. Gosta de aprender ouvindo música? Então ouça músicas em inglês.

É muito importante manter uma atitude positiva quanto ao aprendizado em inglês. Busque conteúdos que te divirtam, mídias que você gosta e não desista nunca! Faça do aprendizado um momento divertido.

Eu escrevi um texto aqui no blog que pode te ajudar a seguir motivado na aprendizagem do inglês, nele dou dicas de como continuar estudando inglês sem desanimar e superar suas expectativas.

Leia muito, em inglês

Uma das coisas mais fáceis que você pode fazer para aprender inglês de forma mais rápida é ler o máximo possível. Leia coisas o tempo todo. Isso vai te ajudar a ter um vocabulário melhor e também ajudar a aprender gramática e gírias. Legal né?

Leia revistas em quadrinhos, livros infantis, outros livros. E repita a leitura! Quando você já sabe o que acontece na história, fica mais fácil para você compreender bem as palavras e o seu cérebro grava com mais facilidade.

Jornais são uma excelente opção para quem está aprendendo inglês, pois têm uma escrita muito boa e são feitos para ser de fácil entendimento. Você pode buscar na internet por jornais americanos e ficar bem informado ao mesmo tempo que estuda inglês.

Vou te dar um exemplo de notícia de jornais em inglês, leia este post que escrevi há uns dias com uma notícia que saiu no site da CNN, nele você vai pode se inspirar a ler mais notícias em inglês:

Aprendendo Inglês com notícias.

Assista Filmes e Seriados em inglês

Assistir filmes e seriados também é uma das estratégias poderosas para seus estudos em inglês e vai te ajudar muito a aprender. Você vai aprender palavras novas, gírias e também treinar seu listening, sua audição.

Para começar, você pode assistir ao filme ou ao episódio do seriado com legendas em português, para entender o contexto. Depois coloque as legendas em inglês, e por último assista sem legendas.

Concentre-se em ouvir bem as palavras que você conhece e vá adivinhando as que você não conhece, pelo contexto. Preste atenção também nas imagens que você está vendo e faça a associação com as palavras que está ouvindo.

Ouça músicas em inglês e cante junto

Aprender as músicas em inglês e cantar a letra é outra estratégia poderosa para estudar inglês. Com a música você vai ter mais facilidade de ouvir os sons do inglês e as rimas vão ajudar a melhorar sua pronúncia.

Vou deixar um post que fiz com uma música que é um clássico dos Beatles e tem uma letra fácil para aprender inglês e uma melodia bem gostosa de ouvir. Depois me conte o que você achou.

Aprender Inglês com Música #8  Yesterday

Aprenda pequenos conjuntos de palavras por vez

Quando você está aprendendo novas palavras, não faça uma lista gigante de vocabulário. Isso só vai confundir você. Aprenda por etapas. Mais vale você aprender bem algumas palavras em inglês por vez, e fixar isso na sua cabeça, do que estudar inúmeras palavras e quando precisar usar não lembrar.

Lembra que eu falei antes da memória a longo prazo? Quando você quer aprender tudo de uma vez só seu cérebro não assimila e você acaba esquecendo. Então será mais rápido para você aprender um conjunto de palavras por vez.

Pesquise imagens no Google

Esta é uma estratégia muito poderosa para você estudar inglês. Procurando palavras no Google Imagens seu cérebro vai fazer a associação daquela palavra com a imagem e será muito mais fácil para você aprender.

A pesquisa de imagens do Google é uma excelente forma de aprender substantivos, objetos, cores, animais e outras palavras em inglês.

Coloque o inglês no seu dia a dia

Comece a pensar mais em inglês. Sabe aquela atividade que você faz naturalmente, pensando em português? Troque o pensamento para o inglês. Essa estratégia é a dica de ouro para você.

No seu trabalho, olhe para os objetos ao seu redor e pense neles apenas em inglês. Na rua, olhe para os carros, as pessoas, o movimento e pense nas palavras em inglês. Faça lista de mercado em inglês e aproveite para preparar uma comidinha bem gostosa usando uma receita em inglês.

Quando você troca seu pensamento do português para o inglês, você ensina ao seu cérebro a associar aquela palavra ao objeto e você naturalmente vai fixando o inglês na sua cabeça. Ao passar dos dias o uso do inglês vai ser tão natural para você que você nem vai precisar pensar mais em como falar uma certa palavra.

Anote tudo o que puder

Sempre tenha com você um caderno ou um bloco de anotações.

Anotações são muito importantes, pois ao anotar você aprenderá inglês muito mais rápido. Como isso? Você além de ouvir e ler, vai treinar sua escrita também.

Quando ler algum texto em inglês ou ouvir uma música, ver um filme, anote as palavras-chave. Essas anotações vão te ajudar a estudar e também a recordar do que você ouviu ou leu nos filmes ou livros.

Você pode fazer mapas mentais sobre cada livro, texto ou vídeo que você for estudar. Essa é uma dica bem poderosa que vai te ajudar muito nos estudos em inglês.

Você sabe o que é um mapa mental? Fica tranquilo que no final desse texto eu vou te explicar mais sobre esse assunto para te ajudar nos seus estudos em inglês.

Não foque muito na gramática

O maior erro dos brasileiros que estão aprendendo inglês é focar na gramática. Isto é perda de tempo. A gramática é importante sim, mas não nesse primeiro momento em que você está aprendendo a se comunicar.

A maioria das pessoas, mesmo os nativos, não falam com a gramática perfeita, e poucas pessoas falam com gramática boa.

Se você gastar todo o seu tempo aprendendo gramática, vai desperdiçá-lo. Então anote essa estratégia poderosa para estudar inglês: não gaste tempo aprendendo gramática!

Focar na gramática é estudar do jeito tradicional, formal, que é bem cansativo porque você estuda todas as regras do inglês pra depois começar a falar. Por isso muitas pessoas não conseguem aprender, ficam com bloqueio e até culpam a língua de ser muito difícil.

Mas você vai ver que não é difícil aprender inglês se estudar da maneira certa.

Não tenha medo de tentar falar em inglês

A parte mais importante de aprender inglês rapidamente é apenas falar. Para isso, basta usar suas habilidades de linguagem o tanto quanto você pode.

Não se preocupe em estar errado ou não estar falando o inglês corretamente, está tudo bem nisso. Alguém vai te corrigir e você vai aprendendo com o tempo. Eventualmente, você vai falar inglês naturalmente, sem precisar mais pensar sobre o que falar.

Então, apenas fale!

Que tal falar ao telefone em inglês com algum amigo ou alguma amiga que também saiba falar inglês? É um ótimo exercício para vocês colocarem em prática o que aprenderam em inglês e uma maneira de ficar fluente rapidinho.

Vou deixar para você um texto onde eu ensino algumas frases para você iniciar uma conversa ao telefone em inglês. Vai que aqui está aquela oportunidade de trabalhar com um cliente estrangeiro e ganhar aquela promoção no seu trabalho? Vou torcer para que sim!

Como falar ao telefone em inglês

Converse, faça amigos que falem inglês

Como falei antes, o importante é falar, sem medo de errar. Use a internet ao seu favor e entre em chats ou grupos do Facebook que tenham pessoas que falam em inglês.

Procure por assuntos do seu interesse, como esportes ou tecnologia, por exemplo, e ache grupos americanos, ingleses, irlandeses, e interaja com essas pessoas. Além de fazer amizades com pessoas de culturas diferentes, você vai aprender a falar inglês com algo do seu interesse.

Treine muito o inglês

Para ter expertise no inglês tem que treinar muito, ter dedicação. Dedicação é a palavra-chave pra você se tornar uma pessoa de sucesso na aprendizagem do inglês.

Como diz um ditado popular em inglês: no pain, no gain (sem dor, sem ganho). Se você não se dedicar muito, você não vai ter sucesso ao aprender inglês.

Então anote muito, leia muito, cante muito hahaha. Se divirta aprendendo inglês, mas faça sempre com muita dedicação.

E jamais perca sua motivação, sua determinação.

Sempre falo isso aqui no blog, mas não canso de repetir. Você não pode desanimar, tem que ter motivação para seguir aprendendo inglês.

Pessoas fluentes em inglês têm oportunidades de trabalho melhores, salários melhores, e se tornam pessoas de sucesso. Tenho alunos que me procuraram porque estavam prestes a ser demitidos por não saber falar inglês.

Você já pensou em quanta coisa legal pode estar perdendo porque não sabe falar inglês? Por isso eu insisto tanto em ensinar de uma forma mais fácil, pois vejo que muitas pessoas precisam aprender rápido e com eficiência.

Vou deixar como dica de leitura para você, um texto de uns dias atrás que escrevi aqui pro blog, que ensina você a ser uma pessoa de sucesso na aprendizagem do inglês. Vale muito a pena ler, anotar as dicas e colocar em prática.

Como Modelar Pessoas de Sucesso para Aprender Inglês

Depois você me conta o que achou desse texto ok?

Bom pessoal, depois de várias dicas, quero dizer que estou muito feliz em poder partilhar meu conhecimento com vocês, pois pra mim foi muito difícil também aprender português, mas eu consegui. E isso me motiva cada dia mais a ensinar inglês pras pessoas.

Como você já sabe, sou fluente em outros 5 idiomas, e não sou nenhum gênio para saber isso tudo não! Só mudei meu método de aprendizado.

Claro que no começo foi muito mais difícil, mas depois de eu encontrar a metodologia que funcionava melhor pra mim, usei com as outras línguas e aprendi mais rápido. E é isso que venho passando pra você nos meus textos, nos meus vídeos, nas minhas aulas.

Eu fico muito feliz quando recebo uma mensagem sua dizendo que superou suas expectativas, que está conseguindo conversar, está aprendendo. Isso pra mim é muito gratificante, pois também já passei pelo que você está passando.

Chega a dar dor de cabeça não é? Hahaha. Por falar nisso, aqui vai uma dica de vídeo para você assistir e aprender inglês. O vídeo fala sobre as causas das dores de cabeça, mas fica tranquilo que esse vídeo não vai ter dar dor de cabeça não!

Vou te mostrar o texto em inglês e também a tradução para você ir acompanhando e usar nos seus estudos.

Não esqueça de anotar tudo o que achar interessante, cada palavra nova. De repente seria legal você treinar o método de mapa mental com esse vídeo. Lembra que te prometi explicar sobre mapas mentais? Então vamos lá!

O que são mapas mentais?

Os mapas mentais são uma forma de você memorizar, organizar e representar uma informação para facilitar seu processo de aprendizagem.

Eles facilitam quando você vai tomar notas de livros, vídeos, conferências.

A ideia é você colocar o assunto no meio de uma folha, e ir linkando várias palavras-chaves de acordo com cada assunto que você está aprendendo.

O mapa mental é uma metodologia que pode te ajudar bastante para aprender inglês, pois vai estimular sua memória e sua criatividade.

Faça o teste e veja se essa metodologia lhe ajuda, depois me conte.

Que tal revisarmos o que você aprendeu até aqui?

Bom, hoje te ensinei a criar estratégias poderosas para seus estudos em inglês, com várias dicas. Para facilitar ainda mais, vamos dar uma resumida no assunto.

Falei para você hoje que todas as pessoas possuem um grande potencial para aprender inglês, só que ainda não descobriram como usar esse potencial todo e muitas vezes acabam ficando frustradas, desanimas e até se achando burras.

Para ser um expert em inglês precisa descobrir a metodologia ideal, aquela que vai funcionar para você, vai te dar prazer em estudar.

Passei algumas dicas de como criar estratégias poderosas para estudos de inglês e vamos revisá-las agora:

  • Ler muito: quanto mais você lê em inglês mais vai enriquecer seu vocabulário, treinar a parte gramatical e até aprender gírias.
  • Assistir filmes, vídeos, seriados: quando você assiste filmes, vídeos ou seriados em inglês você está treinando sua audição. Comece assistindo com legenda e depois tire a legenda e deixe o áudio somente em inglês.
  • Músicas em inglês: ouvir músicas em inglês ajuda a melhorar a pronúncia e facilita a aprendizagem dos sons do inglês.
  • Aprenda pequenos conjuntos de palavras em inglês: quando você aprende de pouquinho em pouquinho seu cérebro grava com mais facilidade do que tudo de uma vez só. Então fixe bem um conteúdo por vez.
  • Pesquise imagens no Google: essa dica é maravilhosa, pois quando associamos a palavra com a visão, logo o cérebro reconhece e facilita nossa aprendizagem. Então coloque na pesquisa várias palavras para aprender com as imagens.
  • Coloque o inglês no seu dia a dia: lembre-se de sempre tentar pensar na atividade que você está fazendo em inglês. Troque o pensamento para o inglês. Isso vai facilitar muito a sua aprendizagem em inglês.
  • Anote tudo o que puder: Quando ler algum texto em inglês ou ouvir uma música, ver um filme, anote as palavras-chave. Essas anotações vão te ajudar a estudar e também a recordar do que você ouviu ou leu nos filmes ou livros.
  • Não foque na gramática: A maioria das pessoas, mesmo os nativos, não falam com a gramática perfeita, e poucas pessoas falam com gramática boa. O importante é aprender, é começar a falar, depois com o tempo você vai aprendendo a gramática.
  • Fale! Não tenha medo de tentar: Você só vai aprender a falar, falando. Uma criança começa a falar as palavras tudo errado não é mesmo? Assim somos nós adultos quando aprendemos um idioma diferente. Então mesmo que estiver errado fale! Alguém vai lhe corrigir e você vai aprendendo aos poucos. Não se esqueça: o importante é falar.
  • Faça amigos que falem inglês. Converse! Como falei antes, você precisa falar para aprender. Então procure chats online americanos, peça aos seus amigos que falam inglês para falar com você somente em inglês, mas fale sempre.
  • Treine muito: Só treinando é que você vai conseguir falar inglês rápido. Então anote tudo o que puder, leia bastante, ouça várias músicas, veja filmes. Se divirta aprendendo inglês, mas faça sempre com muita dedicação.

Te falei também sobre mapas mentais, uma forma de você memorizar, organizar e representar uma informação para facilitar seu processo de aprendizagem. Esses mapas mentais são uma excelente metodologia para facilitar quando você faz suas anotações de livros, filmes, vídeos.

E é mais uma dica de como criar estratégias poderosas para seus estudos em inglês, pois você pode começar fazendo um mapa mental desse texto que você está lendo, que tal?

Anote todas as palavras-chaves, depois você linka uma palavra com outra, e assim facilitar sua visualização e seu aprendizado em inglês.

Bom pessoal é isso, espero que tenham gostado das dicas, tenham anotado tudo e estejam bem empolgados para continuar seus estudos em inglês.

Confesso que eu estou muito empolgado por passar essas estratégias para vocês, é mais um passo na minha missão, no meu sonho, de ver o maior número de brasileiros falando inglês fluente.

Afinal, com inglês fluente você vai poder voar mais longe, alcançar aquela vaga tão sonhada no trabalho, ou naquela empresa multinacional, e quem sabe até fazer aquela viagem com a família e os amigos e arrasar no inglês.

Falando em viagem, não se esqueçam que é necessário visto para entrar nos EUA. E sobre isso eu te dou várias dicas em um post que fiz aqui pro blog. Dê uma olhada.

Como Conseguir Visto para os EUA

Então por hoje é só. Não se esqueça de treinar bastante.

See you. Bye!