Como Conseguir Visto para EUA

Hello, how are you?

Hoje vou falar sobre um assunto que não tem a ver diretamente com o assunto “aprender inglês”, porém tem muito a ver com a sua viagem para os Estados Unidos e poder praticar seu inglês num país nativo desse idioma…

E a gente sabe que a prática é tudo para conseguir aprender inglês fácil e rápido, né? Então, que tal ir para os Estados Unidos?

Além da mala, do roteiro da viagem, das companhias e afins, outro ponto muito importante para fazer sua viagem acontecer, é tirar o visto para os Estados Unidos.

E, quando eu falo do visto, estou falando dos mais diversos tipos de visto… como Turismo, Negócios, Renovação, Empregados Domésticos, Tripulantes, para Bebê, para Idosos, Isentos de Entrevista, Trânsito entre outros.

Porém, o mais comum, é o visto de visitante mesmo…

Com o novo presidente eleito dos Estados Unidos, o Trump, pode ser que algumas coisas mudem. Afinal de contas, ele está mudando várias situações no país e parece não gostar muito dos imigrantes…

Mas, isso não quer dizer que você não é bem-vindo no nosso país, ok? Tem várias empresas e até mesmo estados, como o da Califórnia, que estão prometendo boicotar ao máximo ações relacionadas ao boicote de imigrantes no nosso país… Por isso, nem tudo está perdido!

Por isso, hoje vou te dar um passo a passo atualizado de como tirar seu visto, ok?

Verifique a validade do seu passaporte

Esse é o primeiro passo, e um passo bem simples para garantir que sua viagem aconteça com o mínimo de imprevistos possível. Verificar a validade do seu passaporte!

Eu já conheci um aluno que não olhou a validade do passaporte e na hora de embarcar acabou sendo barrado, pois o passaporte estava vencido. Além de ter gastado uma grana pra remarcar o vôo para o outro dia e pagar pelo novo passaporte, ainda teve que passar pelo maior estresse e correria para tirar o visto de emergência.

No final deu tudo certo, mas se com uma pequena ação é possível evitar todo esse estresse, então é melhor fazer né?

Então, não esqueça de verificar a validade do seu passaporte

Preencha o formulário DS-160

Esse formulário pode ser preenchido através desse link: Formulário DS-160 para visto americano.

Nele, o consulado americano terá acesso à varias informações a seu respeito. Por isso, é muito importante que você preencha essas informações com muito cuidado e atenção, para não ter nenhum erro.

Vou te explicar alguns campos que podem causar confusão na hora do preenchimento:

  • Do you hold or have you held a nationality other than the one you have indicated above? 
    A questão aqui é saber se você já teve ou tem alguma outra nacionalidade além da citada no formulário. Por isso, se você for brasileiro e tiver nacionalidade italiana, por exemplo, você deve marcar sim nesse campo.
  • Intended Date of Arrival:
    Essa é a data prevista de pouso nos Estados Unidos. Porém, você não precisa estar com as passagens compradas e já colocar a data certa aqui. Pode colocar a data que está dentro do seu planejamento mesmo.
  • Have you ever been issued a U.S. Visa?
    Se você já possui visto americano, marque sim nessa opção.
  • Have you ever been refused a U.S. Visa, been refused admission to the United States, or withdrawn your application for admission at the point of entry?
    Se você já teve o visto negado, então terá que marcar sim nessa opção.
  • Has anyone ever filed an immigrant petition on your behalf with the United States Citizenship and Immigration Services?
    Se você já tiver preenchido uma petição de imigração e cidadania nos Estados Unidos, marque sim.

Pode ser que você tenha outras dúvidas em relação ao formulário, mas essas são algumas perguntas que costumam gerar confusão na cabeça das pessoas.

Fazer o agendamento

O próximo passo é você fazer um agendamento no site Oficial de Agendamento do Departamento do Estado Americano.

Além do agendamento, é nesse site que você irá fazer o pagamento da taxa do visto. Por isso, é importante que você tenha em mãos um cartão de crédito internacional para já conseguir fazer um agendamento na hora. Mas, se não tiver, isso também não é um problema, pois eles aceitam outras formas de pagamento. A única diferença é que você terá que esperar o pagamento compensar.

Feito o pagamento, o agendamento está liberado. Serão dois agendamentos: para o CASV (Centros de Atendimento aos Solicitantes de Visto) e outro para o Consulado Americano.

O próximo passo é comparecer aos agendamentos.

Comparecer ao primeiro agendamento

Chegou o grande dia, dia em que você irá até o CASV no horário marcado para finalizar seu processo do visto. É fundamental que você leve esses três documentos:

  • Passaporte novo e o antigo se tiver
  • Confirmação da DS-160
  • Confirmação do Agendamento

Sem esses três documentos, você nem entra no local. Todos esses são documentos consulares, então não pode ter nenhum tipo de rasura ou escrita de caneta, ok?

Comparecer ao segundo agendamento

Depois que você compareceu ao agendamento no CASV, é hora de ir até o consulado. Além dos documentos citados anteriormente,também é necessário que você leve comprovantes dos seus vínculos aqui no Brasil.

Algum imóvel no seu nome, empresa que tenha no Brasil, filhos que ficarão no Brasil enquanto você viaja, declaração de imposto de renda e afins.

Esperar o passaporte chegar em casa

Caso o visto tenha sido aprovado, você receberá em casa o seu passaporte com o visto. Aí é só comemorar e terminar o planejamento para a viagem. E, com o planejamento entrando em prática, é hora de aproveitar muuuito sua viagem…

Dica extra para facilitar a retirada do visto

No Brasil, o processo de retirada do visto pode ser bem demorado. Uma alternativa para que o processo seja mais fácil e rápido é você fazer essa solicitação caso vá para um outro país, por exemplo.

Em Dublin, por exemplo, onde tem muitos brasileiros morando, é um local onde você, mesmo sendo brasileiro, poderá solicitar o visto americano através do Consulado Americano na Irlanda. 

Espero que esse artigo tenha sido útil para você.

Abraços e até mais