Como aprender inglês vendo séries?

Hi, everybody! Oi, todo mundo!

How are you? Como vocês estão?

Eu estou muito bem, principalmente porque hoje vou falar de um assunto que eu gosto (eu gosto de vários assuntos, mas esse é especial). Vou contar pra vocês, como aprender inglês através de filmes e séries…

Esse é um método que eu acredito tanto, que tenho uma série de posts aqui no blog voltadas para esse assunto, onde eu te indico um seriado que possa ser bom para o desenvolvimento do seu inglês e faço uma pequena resenha sobre ele, para que você possa conhecer um pouco do enredo e se atrair pelo programa.

Bom, aprender inglês através de séries e filmes, é uma ótima maneira descobrir novas palavras, ampliar seu vocabulário, além de claro, auxiliar na pronuncia. Essa é uma ótima forma de imersão, pois você estará praticando vários exercícios ao mesmo tempo, inclusive o listening, que tanta gente tem dificuldade.

Ah, outro ponto importante, que não poderia esquecer de destacar, além dessas vantagens que já te falei ali encima, esse método de aprendizado, pode te ensinar diversas gírias, que você provavelmente não vai achar em livros ou exercícios de escrita.

Por isso, esse estilo de exercício é tão importante, pois com ele, você pode ter um acesso ao inglês do dia a dia americano e, incluir ele no seu dia a dia. Você poderá “viver” a língua inglesa. E, assim, sua fluência chegará de forma rápida, precisa e acima de tudo, divertida.

Para te ajudar a praticar esse exercício de forma correta, separei algumas dicas.

Let´s go? Vamos lá?

Dicas para aprender inglês vendo séries

Escolha uma série que você goste de verdade

Essa até pode parecer uma dica boba ou pouco importante, mas ela é fundamental para quem quer começar a praticar essa ideologia. Quando você escolhe uma série que você gosta, que te envolve, você mergulha de cabeça na estória e, não quer parar e assistir, mesmo que o inglês dificulte o processo. Agora, se você pegar uma série que não se identifica, ela não irá te estimular, não prenderá sua atenção e, quando você se der conta, já acabou um episódio e você nem prestou atenção, ou até mesmo pegou no sono. Aí, o resultado não chegará tão cedo, fora o fato de que o inglês dificultará sua maratona no início, podendo inclusive, te fazer desistir. Por isso é tão importante que você escolha com atenção, uma série ou filme que você realmente goste.

Considere os desenhos infantis como uma opção

Não, não é brincadeira, inclusive é uma dica das boas! Se você for iniciante no inglês, essa dica vale ouro. Os desenhos, séries ou filmes infantis são bem especiais para quem está no processo de aprendizado, pois eles foram produzidos especialmente para pessoas que ainda não dominam o idioma, mesmo que essas pessoas sejam crianças.

Todo mundo, até mesmo os nativos, passam pelo processo de aprendizado da linguagem, por isso os desenhos infantis ajudam tanto, pois eles servem como auxilio ao aprendizado. Os personagens irão abreviar menos as palavras, irão falar com mais calma ou até mesmo pausadamente, a dicção será mais clara e, esses são só alguns pontos que podem te ajudar.

Claro, depois que você estiver com facilidade nesses desenhos, está na hora de evoluir, mas até lá, se você estiver iniciando sua caminhada, esse é um ótimo caminho.

Esqueça as legendas

Esse ponto é MUITO importante. Você deverá deixar as legendas de lado e, acompanhar a série em inglês conforme o decorrer se der. Esse exercício será muito útil e te auxiliará em uma imersão no idioma.

Claro, se você não está conseguindo fazer isso de forma fácil, se está se complicando muito, coloque as legendas EM INGLÊS, aí, aproveite para treinar sua escrita. As legendas em inglês poderão te dar um auxílio para começar, aquele “empurrãozinho”, mas, conforme você for se acostumando, abandone elas, significa que chegou a hora de partir para um nível mais alto.

Entretanto, se mesmo com as legendas em inglês, sua dificuldade está elevada, se até então você não assistia filme legendados e o dublado sempre foi sua escolha, você terá que começar um pouco mais devagar e possivelmente terá que investir mais tempo e dedicação nesse processo.

Coloque as legendas em português, mas tente se concentrar bastante nas falas, para captar o que cada palavra significa e como deverá ser pronunciada. Então, quando você se sentir pronto, dê o próximo passo e mude a linguagem da legenda.

Seja paciente consigo mesmo, você irá conseguir. Mas, preste atenção, ser paciente consigo mesmo não significa ficar em sua zona de conforto. É preciso lembrar que ficar na zona de conforto não nos acrescenta praticamente nada, por isso precisamos estar em constante evolução. Quando você sentir que está se acostumando com o nível atual, suba, até que se sinta novamente com dificuldades.

Bom, essas são minhas dicas e eu espero que elas te ajudem tanto quanto me ajudaram.

Eu sempre trago dicas reais, dicas que serviram e ainda servem de auxílio para mim e para pessoas que eu conheço. Escrevo para você, sobre as coisas que eu acredito e que confio que podem te ajudar a alcançar o seu objetivo. Essa é minha grande meta, ajudar o maior número possível de pessoas que querem chegar a fluência na língua inglesa.

Não tenha medo de começar, você não está sozinho!

Caso você ainda esteja em dúvida com qual série começar, você pode dar uma olhadinha nas dicas que eu já deixei aqui no blog, tenho certeza que você irá se identificar com alguma delas e ficar com vontade de assistir.

Bom, pessoal. Hoje eu encerro por aqui. Não esqueça de deixar um comentário sobre o post 🙂

Bye, bye!