Como Aprender Inglês – Roteiro de Estudos

Hello people…

Como você está?

Espero que você esteja gostando das dicas que sempre compartilho aqui no blog e colocando elas na sua rotina de estudos de inglês.

E, falando em rotina de estudos, como está a sua? Está conseguindo estudar inglês todos os dias?

Tem muita gente que não consegue estudar inglês por achar que isso demanda muito tempo, é muito difícil ou complicado…

Como você sabe, todas as minhas dicas aqui no blog são basicamente para quebrar essa visão que as pessoas têm.

Aprender inglês pode ser muito mais fácil do que você imagina, muito mais rápido e muito mais prazeroso. Basta sabermos a forma certa de inserirmos essa nova atividade na nossa rotina diária.

Então, hoje é dia de aprender sobre como incorporar o inglês no seu dia a dia, criar uma rotina de estudos prazerosa e que também não ocupo muito do seu tempo, que com certeza já está bem comprometido, não é mesmo?

Pela manhã

Ao acordar

Que tal você escolher uma música em inglês que goste muito e usar ela como despertador do seu celular? Assim, quando você acordar, a primeira coisa que você irá ouvir será essa música em inglês…

Ouça essa mesma música várias vezes, até mesmo na hora do banho. E também vale soltar a voz em baixo do chuveiro… mesmo que não tenha aprendido a música inteira, cante ao menos as partes que você já conhece ou as palavas e frases que você já identificou na música.

Se achar que está muito difícil para você entender algumas partes da letra, vale dar uma olhadinha na internet e pesquisar não só a letra, como a tradução também.

E, quando você aprender a letra ou enjoar daquela música, pode partir para outra e aprender um novo som.

Indo para o trabalho

Tem vários podcasts bacanas em inglês, sobre os mais diferentes assuntos. Procure algum sobre um tema que você gosta e que também não seja cheio de termos técnicos, por exemplo.

Por mais que você goste de assuntos ligados à medicina, por exemplo, lá tem vários termos técnicos. Por isso, prefira podcasts que falem mais sobre dia a dia, dicas de exercício, vida saudável, ou até mesmo culinária e cinema, por exemplo.

E escute esse podcast em inglês no caminho para o seu trabalho, ou até mesmo na hora do café da manhã, se você estiver sozinho.

Na hora do almoço

É importante você estar atualizado das notícias do mundo, não é mesmo? Por isso, a hora do almoço é uma ótima oportunidade para você ler as notícias, porém em inglês.

E, se você tem tempo de almoçar em casa ou até mesmo tem essa possibilidade no espaço de trabalho, que tal assistir uma série com áudio e legenda em inglês?

E aqui vale a mesma dica que dei para a escolha do podcast. Por mais que você goste de série policial, pode ser que tenha dificuldades de entender as gírias que normalmente usam nesse tipo de série.

Prefira algo mais light, como Friends, Modern Family e afins.

Durante a noite

Depois do trabalho

Como esse é seu tempo livre, você tem mais flexibilidade para escolher o que deseja fazer. Cada dia pode ser uma atividade diferente, por exemplo.

Na segunda e na quarta, pode aproveitar seu tempo depois do trabalho para estudar inglês, procurar novos vocabulários, fazer um curso online de inglês.

Importante reforçar que o ideal é você aprender inglês com um professor nativo do idioma. Isso é importante pois, sendo nativo, você terá certeza de que ele está falando certo, sem erros na pronúncia.

Tem muito professor brasileiro que fala um “inglês-português”, ou seja, palavras em inglês, porém com sotaque em português. E depois que você aprende errado, é muito difícil aprender o jeito certo de falar. Não é impossível, mas fica mais difícil e trabalhoso. E não é isso que queremos, não é mesmo?

Nas terças e quintas você pode procurar alguma atividade para ser praticada em inglês. Por exemplo, pode procurar uma aula de yoga ou algum outro exercício físico que é dado por um professor que seja nativo em inglês; o mesmo vale para uma aula de culinária, um grupo de leitura ou de pessoas que gostem de cinema.

O importante é você praticar o inglês através de alguma atividade que você goste de fazer e sinta prazer fazendo isso. Pois esse é o segredo para tornar o aprendizado de inglês cada vez mais prazeroso.

E, se o segredo é tornar o aprendizado de inglês mais fácil e prazeroso, que tal na sexta-feira ir em um pub irlandês ou em algum lugar que você sabe que será mais fácil encontrar nativos de inglês?

É uma ótima oportunidade de se divertir e ainda praticar o seu speak.

Durante o jantar

Nessa hora, você pode ouvir novamente aquela música que te acordou pela manhã para ver se você consegue se lembrar da letra e até mesmo memorizá-la. Afinal de contas, escutá-la várias vezes te ajudará a gravar a pronúncia certa das palavras e até mesmo conhecer novos vocabulários.

Além da música, você também pode continuar assistindo a série que escolheu acompanhar na hora do almoço. Mas, claro, lembre que a legenda e o áudio devem estar em inglês, ok?

Antes de dormir

Que tal escutar uma meditação em inglês? Ou então uma música relaxante para facilitar o sono e relaxar a mente?

Se você tiver filhos, vale também assistir ao desenho animado preferido dele ou dela em inglês. Assim, a família toda aprende o idioma.

E, se quiser continuar assistindo a série que estava vendo na hora do almoço e janta, também é uma boa ideia.

E todas essas atividades você pode fazer morando no Brasil, muito bom, não?

Então, se você gostou dessas dicas, não esqueça de compartilhar com os seus amigos.

E você, qual é seu roteiro de estudos de inglês? Qual dessas dicas você irá começar a usar?

Comente aqui no blog para eu saber o que tem dado certo para você…

Abraços e até mais.