Como a Música afeta seu aprendizado no Inglês

Olá, hello!

How are you today? Como vai você hoje?

Se for a sua primeira vez aqui no blog, welcome! E se você já segue o blog faz tempo, thanks! Tenho certeza que você já conseguiu ótimos insights acompanhando os conteúdos que eu produzo, não é mesmo?

Eu digo isso com tanta certeza pois, assim como vocês, eu também já estive no estágio inicial de aprendizado de uma nova língua. Sou fluente em 5 idiomas, entre eles o português.

Então, as dicas que eu compartilho com você, são dicas que eu mesmo coloquei em prática e que vejo os milhares de alunos que acompanham meus cursos pagos, colocando em prática também.

Mas não são só eles que eu acompanho, não. Tem muitas pessoas que, através dos comentários aqui no blog, eu acabo acompanhando a curva de aprendizado dela, mesmo sem fazer os meus cursos pagos. E isso é muito bom, me deixa muito feliz. Me dá motivação para seguir cada vez mais fazendo esse conteúdo para vocês…

Por isso, se você já está acompanhando os conteúdos faz um tempo, faça um comentário aqui no blog falando sobre como eles têm te ajudado a atingir a sua fluência em inglês. Vai ser uma grande alegria para mim poder contar com a sua participação…

E, a eficiência dessas minhas dicas tem várias causas, ao menos no meu ponto de vista. E uma delas é que eu mostro ser possível aprender inglês de um jeito divertido, descontraído.

Um desses jeitos é através da música… E são poucas as pessoas que não gostam de música, não é mesmo? A música nos faz relaxar, nos faz ficar animados, dançar, enfim! Tem todos os tipos de música, para todos os estilos… Então, é meio difícil você não achar uma música em inglês que você curta para aprender o idioma por ela.

Eu mesmo já compartilhei aqui no blog vários posts com dicas de músicas para você aprender inglês, dá uma olhada nelas:

Mas, você já parou para pensar em quais são os efeitos da música no seu aprendizado de inglês? Se você não está convencido de que estudar inglês através da música é uma ótima pedida, depois desse post com certeza você vai mudar de ideia. E, se acredita que ela faz toda a diferença nos seus estudos, agora vai entender o motivo disso acontecer…

A música e seus efeitos no estudo de inglês

Se nós formos pensar em quando a música nasceu, veremos que na verdade ela é vem acompanhando os humanos faz muito tempo. E, nem sempre ela esteve com batidas eletrônicas e letras super elaboradas – ou não.

Na verdade, a música está em cada som da natureza, em cada esquina que cruzamos com um carro… Enfim! A música é algo que nos comove, que muda nosso emocional, que nos muda fisicamente também.

E, quando estamos falando do fato de aprender uma nova língua, que para muitos é algo bem difícil, usar a música para isso é uma forma de facilitar esse aprendizado. Afinal de contas, vamos ligar esse aprendizado a boas emoções, a boas referências… Não vai mais ser aquela atividade sofrida, obrigatória.. Mais sim, algo alegre, prazeroso.

Então, uma primeira vantagem de se aprender inglês com música, é que você liga esse aprendizado a muitas emoções positivas. Com isso, fica muito mais fácil aprender inglês, afinal de contas, quem não gosta de sentir energias boas? Emoções boas?

Além disso, aprender inglês através da música também aumenta seu conhecimento dos vocabulários, expressões mais usadas no inglês, gírias e afins. Muitas músicas usam a norma culta, porém, a maioria delas usam expressões da região em que está inserida, ou até mesmo gírias comuns usadas naquele país.

Aprendendo a letra dessas músicas, você também vai aprender essas expressões, vocabulários e gírias. Claro que para isso é fundamental que você não só cante a música, mas pare para pensar no que cada palavra significa, nas expressões e vocabulários que você não conhece, buscar saber o significado de cada um deles e por aí vai.

Então, escutar a música em inglês é muito importante. Porém, ter uma visão crítica dela também é tão importante quanto… Afinal de contas, se você não parar para analisar a música, na verdade, você vai aprender pouca coisa.

Sendo assim, uma segunda vantagem de aprender inglês com música é a quantidade de vocabulários, gírias e expressões que você pode aprender facilmente.

E a terceira e última vantagem que eu vou listar aqui, está relacionada a pronúncia das palavras. Muita gente estuda inglês e acha que está fluente, porém, quando vai falar com um gringo, além de não entender muito bem o que ele fala, o nativo também não entende direito o que você fala.

Sua gramática pode estar perfeita, seu conhecimento de vocabulário é muito grande, porém, isso acontece quando a sua pronúncia não é muito boa. Ou ao menos não é uma pronúncia de acordo com a região em que aquele gringo vivo… Pois os sotaques variam de região para região também.

Saber pronunciar bem uma palavra é fundamental, pois muitas vezes é essa pronúncia que vai diferenciar uma palavra com significado x e outra com significado y.

Por isso, quando você estiver aprendendo inglês com música, é muito importante que você preste atenção na pronúncia e também cante junto, para que você aprenda na prática a pronúncia certa.

Então, esse seria a terceira vantagem de aprender inglês com música: saber a pronúncia certa das palavras.

Como você viu, aprender inglês com música pode te trazer muitos benefícios, basta você se dedicar e começar a aprender inglês através dela.

Tenho certeza que você terá ótimos benefícios. Então, por hoje é isso…

Se você gostou do post, não esqueça de compartilhar com os seus amigos.

Abraços e até mais…

Bye, bye!

See you…