Aula de Inglês: Roteiro Poderoso de Estudos

Hey my friends!

Eu espero que todos estejam muito bem e sempre firmes na aprendizagem do inglês.

Eu sei que tem dias que bate uma preguiça…

Em outras ocasiões surgem imprevistos que mudam toda a programação do dia, não é verdade?

Mas o importante é manter o foco e a regularidade dos seus estudos.

Veja também o artigo》》》 COMO SEGUIR MOTIVADO EM SEUS ESTUDOS

Veja também o artigo 》》》COMO COLOCAR O INGLÊS NA SUA AGENDA DIARIA

Já falei aqui no blog que se você puder dedicar nem que seja apenas 10 minutinhos do seu dia para a aprendizagem do inglês, você logo vai notar que estará evoluindo rumo à fluência.

Hoje quero falar para você que me acompanham sobre como elaborar e seguir um bom roteiro de estudos.

Kevin, por que eu preciso ter um roteiro de estudos afinal? Isso é mesmo necessário?

Sim, gente! É muito importante ter um roteiro de estudos, assim como seguir esse roteiro à risca também é essencial. Ter um roteiro de estudos eficiente, focado dentro das suas necessidades e da sua disponibilidade de tempo é um grande diferencial na aprendizagem do inglês.

E sabe por quê? Porque estudar utilizando um roteiro vai fazer você economizar tempo, vai direcionar a sua atenção para os tópicos que realmente importam e vão te levar mais rapidamente rumo ao seu objetivo que é ficar fluente no idioma!

Como criar um roteiro de estudos para sua aula de inglês

Aula de Inglês Roteiro Poderoso de Estudos

O roteiro de estudos poderosíssimo que eu elaborei junto com os meus alunos e colegas se baseia basicamente em 3 passos. Dá uma olhadinha em cada um deles:

  1. Aprendizagem

O momento da aprendizagem é aquele onde você deve estar focado em adquirir o conhecimento, por exemplo, como formar frases, regras ortográficas e de pronúncia…

Eu recomendo que você dedique no máximo 30 minutos por dia a esse item, pois é comprovado cientificamente que o ser humano não consegue permanecer concentrado por mais do que 30 minutos num único assunto.

Estudar por horas e horas, no final das contas, não serve de nada… O seu cérebro é fisicamente incapaz de assimilar qualquer coisa depois de 30 minutos pensando sobre aquele mesmo tópico.

  1. Entendimento

A fase de entendimento é aquela que você faz rapidamente, em uns 10 ou 15 minutos, depois de ter focado nas regras, vocabulário, pronúncia, etc. É uma fase necessária para que você verifique se você realmente captou aquilo que foi estudado antes.

  1. Prática

Aula de Inglês Roteiro Poderoso de Estudos

Finalmente vamos para o terceiro e, na minha opinião, o mais divertido e mais importante de todos os passos desse roteiro: implementar aquilo que você aprendeu!

Não existe melhor maneira de “testar” e de construir também a sua aprendizagem do que colocar em prática na vida real toda a teoria que você vem estudando.

Então aqui entra a vivência do idioma, a conversação, falar com nativos, assistir filmes e séries sem dublagem e posteriormente sem legendas, escrever e ler bastante em inglês.

Eu recomendo que você dedique também cerca de 30 minutos por dia para a prática, assim não fica cansativo e o seu cérebro tem condições de assimilar plenamente a lição.

Atenção, pessoal, é importante que vocês entendam que não basta ter um roteiro de estudos bem elaborado e ficar só seguindo esses passos para aprender a falar inglês fluentemente. Vocês nunca podem esquecer da imersão no idioma que é parte fundamental dos seus estudos, ok?

Implementar o que você aprendeu, não significa fazer provas ou exercícios onde você deve preencher as lacunas com as palavras corretas. Implementar o idioma significa utilizá-lo no seu dia a dia!

Se você quiser saber um pouco mais sobre o assunto do post de hoje, dá uma olhadinha no vídeo que eu fiz e que está disponível lá no meu canal no YouTube.