As melhores dicas para alcançar a fluência no inglês

Olá, hello!

How are you today? Como você está hoje?

Preparado para receber dicas de ouro para você alcançar a sua fluência em inglês?

Meu grande objetivo com todos os posts aqui do blog é te ajudar a atingir a sua fluência em inglês de um jeito fácil, rápido e prazeroso.

Porém, apenas ler os posts não é o suficiente para você aprender inglês, afinal de contas para você ser fluente em inglês precisa ter uma metodologia de aprendizado, uma estratégia de estudo.

Muitos preferem ter como estratégia de estudo ir ao cursinho de inglês uma vez por semana, por exemplo. Passam anos indo toda semana na aula de inglês e no fim das contas percebem que não aprenderam nada, que não sabem se expressar em inglês e que jogaram seu dinheiro fora.

Já tive vários alunos que chegaram até mim nessa situação… Isso pode acontecer por vários motivos, e o principal deles é que você não se expôs ao idioma o tanto que deveria.

Esses cursinhos de inglês que você tem contato com o idioma apenas uma vez por semana acabam não te ensinando bem o inglês pois, primeiro, você é ensinado a estudar muito a teoria e pouco a prática; segundo, você não vai aprender inglês tendo contato com ela apenas 1h por semana; terceiro, normalmente a metodologia de ensino são para aqueles que já sabem inglês.

Vou te explicar melhor esse último ponto que falei… Quando os brasileiros foram até os Estados Unidos ver a metodologia de ensino do inglês, trouxeram para o Brasil uma metodologia usada nas escolas para quem já era falante de inglês. Sendo assim, eles precisavam apenas aprender a teoria, por exemplo, pois já tinham a prática.

E a gente sabe que esse não é seu caso, não é mesmo? Por isso essas metodologias de ensino não dão certo…

Mas, se você quer focar em uma metodologia de ensino que vai te fazer ficar fluente em inglês de um jeito fácil, rápido e prazeroso, preste atenção nessas três dicas que vou te dar agora mesmo.

Quanto tempo você dedica ao inglês?

Como eu disse antes, estudar inglês uma hora por semana não é o suficiente para você ficar fluente rapidamente. Então, adapte na sua rotina momentos em que você possa parar, nem que seja por 30 minutos, por exemplo, para estudar um pouco do inglês.

Para muitas pessoas, isso é o mais complicado para elas. Na correria do dia a dia, elas acabam não tendo tempo para estudar inglês. E os dias passam, a motivação para aprender inglês diminui, até que essa meta fica em segundo plano.

Porém, isso não pode acontecer com você, combinado? Além de dedicar algumas horas para estudar inglês na sua semana, você também pode aprender inglês de outras formas, e é o que vou falar nos próximos tópicos.

Para facilitar sua vida, eu criei um roteiro de estudos de inglês que pode te ajudar bastante. Dá uma olhada nesse post: Como Aprender Inglês – Roteiro de Estudos.

E, além de estudar a teoria, existem outras formas de aprender inglês. Vamos falar sobre elas?

Pratique o que você estudou

Você estudou a teoria, mesmo que seja durante aquela 1 hora por semana. Aí, volta para a sua rotina e, durante aquela semana, não tem mais nenhum contato com o inglês. É aí que está o grande erro das pessoas que querem aprender inglês…

Você precisa praticar o que aprendeu, sempre! Como eu falo para os meus seguidores e também para os alunos, a teoria e a prática devem andar lado a lado. Sem falar que é a prática que vai te ajudar a entender melhor e memorizar a teoria.

Por isso, não adianta nada você ficar estudando a teoria, e não praticá-la, ok? E existem diversas formas de praticar o inglês

Você pode buscar um amigo falante de inglês para conversarem, trocar e-mails ou mensagens, como também pode escutar uma música, ver uma série, ler notícias em inglês.

Aqui no blog eu compartilho várias dicas nesse sentido, você já viu os posts? Dá uma olhada em alguns deles:

Tenho certeza que esses posts vão te ajudar a praticar o inglês da melhor forma possível. Então, vamos para a próxima dica?

Esteja sempre em contato com o inglês

Quando alguém vai para um país falante de inglês a gente sabe que bem rapidinho essa pessoa aprende a falar inglês, não é mesmo?

Isso acontece pois a exposição dela ao idioma aumentou muito, então aprender a falar inglês fica muito mais fácil.

Só que eu tenho uma notícia boa para você: não precisa ir para outro país para aumentar o seu contato com a língua inglesa.

Você pode fazer isso daí mesmo, na sua casa ou país. Eu, por exemplo, aprendi português em 4 meses sem nunca ter pisado no Brasil. Então, tenho certeza que você pode fazer a mesma coisa.

O segredo é aumentar sua exposição ao inglês… Troque o idioma do seu celular, do seu computador, tudo para inglês. Crie uma rotina, um roteiro de estudos, como citei antes, que todos os dias você tenha contato com o inglês.

De repente, vale até mesmo procurar uma aula de culinária, ou um curso sobre algo que você goste e que seja ministrado em inglês. Enfim, use a sua criatividade e pense no seu dia a dia para colocar o inglês nele.

Assim, sua exposição ao idioma vai aumentar e vai ficar muito mais fácil aprender inglês, combinado?

Então essas foram as dicas de ouro para você aprender inglês fácil. Espero que consiga colocar todas elas em prática.

E, se gostou do post de hoje, não esqueça de compartilhar com os seus amigos, combinado?

Abraços e até mais!