Aprender Inglês Sozinho, Será Possível?

Hello everyone…

Como você está? Pronto para mais uma dica de como estudar e ficar fluente no inglês de uma maneira fácil e rápida?

Para quem não sabe, essa é minha grande missão. Dividir com você a maneira como em poucos meses eu aprendi a falar 5 idiomas diferentes…

Sendo assim, as dicas que te passo hoje e sempre aqui no blog não são baseadas no achismo. Todas elas foram colocadas em prática por mim e depois pelos milhares e milhões de alunos brasileiros que acompanham meus cursos.

E vou te falar que é muito bom ter a sua companhia nessa jornada, faz tudo valer a pena.

Ver as pessoas evoluindo muito rápido no aprendizado de inglês e me agradecendo por ajudá-las a caminhar nesse processo, é um grande incentivo.

E, assim como para mim é muito motivador ter você ao meu lado nessa caminhada, para você também eu tenho certeza que é muito mais fácil estudar inglês quando está acompanhado, não é mesmo?

Eu sei que às vezes a vergonha pode bater, o medo de errar e ser julgado, de alguém tirar sarro da sua pronúncia, por exemplo…

Mas se isso acontecer, provavelmente o motivo é você não estar estudando com as pessoas certas. E isso com certeza pode acontecer… E vou te dar uma dica…

Se as pessoas com quem você tem estudado acabam te gerando medo de falar inglês, encontre outro grupo de estudos…

Motivação

Uma das grandes justificativas para que você prefira estudar em grupo, é a motivação. Tem dias que você estará feliz, motivado… Mas vai ter dias que o cansaço, por exemplo, pode ser maior do que sua motivação em estudar…

Por isso, contar com amigos e/ou conhecidos para te ajudar a não se entregar para o sofá depois de um dia de trabalho, é muito importante.

Se isso não estiver acontecendo, como disse anteriormente, o grande motivo pode ser que você não escolheu o grupo certo.

Se você está pensando em desistir e acha que aprender inglês não é algo que você conseguirá alcançar, procure novos amigos para te ajudar nessa missão.

E a tecnologia pode ser sua grande aliada nisso.

Através dos conteúdos que produzo, uma grande comunidade tem se formado e trocado muitas informações entre si.

No último desafio do Super Gringo formamos um grupo bem bacana no Facebook, teve gente até indo pro Whatsapp e formando outros grupos por lá.

Trace um caminho que já foi trilhado e teve sucesso

Estudar sozinho é muito difícil, pois você não terá uma metodologia que já deu certo para seguir.

E, se o seu objetivo é estudar inglês e alcançar a fluência o mais rápido possível, esqueça os cursinhos tradicionais de inglês que tem no Brasil.

O grande problema desses cursos é que a metodologia de ensino que eles usam é a mesma que os americanos usam para ensinar inglês aos nativos, ou seja, pessoas que já sabem falar inglês.

E, se você resolver pegar essa metodologia ou até mesmo não ter metodologia nenhuma, e ir estudando qualquer conteúdo na internet, por exemplo, pode ter certeza que você terá maiores dificuldades.

Não estou dizendo que você não alcançará a fluência, porém esse caminho, quando trilhado sozinho, com certeza será mais difícil e demorado.

Então, para que seguir o caminho mais difícil se pode seguir o caminho mais fácil e rápido?

Pronúncia certa é muito importante

Uma diferença básica, que para quem é fluente em inglês é muito fácil identificar, é o sotaque de quem é americano e quem é britânico, por exemplo.

Porém, quando você está começando a estudar, mal sabe dizer o verbo to be, quanto mais identificar a diferença entre os sotaques de quem veio do país x ou y…

O mesmo vale para a pronúncia certa. Está cheio de pessoas que se dizem professores de inglês na internet, porém não sabem ao certo pronunciar inglês. Acabam falando o que eu chamo de inglês-português… Pois são palavras em inglês, porém com a pronúncia em português.

E eu vou te contar um segredo: tem vários professores de inglês que começam a estudar comigo para poder dar mais aulas de inglês e com melhor qualidade.

Então, quando você está estudando sozinho e ainda por cima está no início do aprendizado, pode ser que aprenda errado… E depois de aprender errado, é muito difícil voltar ao jeito certo.

Por isso, a melhor forma de solucionar esse problema é você contar com a ajuda de um nativo para aprender o inglês, ou ao menos para praticá-lo…

Estudar inglês em grupo é mais divertido

Já imaginou reunir um grupo de amigos e ir para um karaokê? Ou então reunir todos eles para uma janta especial? Todos esses programas são muito legais, não é mesmo?

Não teria graça fazê-los sozinho…

Mas, claro, estou falando de fazer esses encontros em inglês, né? Caso contrário não estarão estudando, apenas se divertindo (o que não é ruim, mas não é nosso único propósito aqui… quero que você se divirta, claro, porém aprendendo inglês ao mesmo tempo).

Por exemplo, no karaokê só vale cantar músicas em inglês

E para dar um toque extra, você também pode fazer uma competição em que seus amigos devem adivinhar as próximas palavras de uma música que você irá tocar e pará-la no meio…

Ganha quem acertar mais palavras! Legal, não?

Usar a criatividade é muito importante para estudar inglês em grupo e se divertir ao mesmo tempo, tenho certeza que você conseguirá cumprir essa missão e perceberá o quanto é muito melhor estudar inglês em grupo em comparação ao estudo sozinho.

E, precisando de mais algumas dicas, já sabe, pode contar comigo e com minha equipe. Estou aqui todos os dias compartilhando os meus insights e dicas de inglês.

Quero ser seu grande aliado nesse caminho rumo ao inglês na ponta da língua.

Abraços e até mais.