Aprender inglês online x físico: qual escolher?

Olá, hello!

How are you today? Como você está hoje?

Esse não é um post da série “pergunte ao gringo”, mas também é uma pergunta que recebo muito por aqui.

Muitas pessoas querem saber o que mais vale a pena: aprender inglês online ou então em alguma escola ou com professor particular, em ambiente físico!

Bom, para responder essa pergunta, eu preciso de apenas uma palavra! E ela é: depende!

Depende de um monte de coisa, que é o assunto o qual vamos tratar no post de hoje.

Porém, antes disso, já que eu citei a série de posts “pergunte ao gringo”, eu quero chamar você para acessar alguns dos posts dessa série.

(mas claro que você também tem que ler esse post até o final para conseguir captar todo o conteúdo bacana que quero compartilhar com você agora, né? heheh).

Nessa série de posts, eu respondo várias das dúvidas que recebo diariamente dos mais diferentes meios (email, comentários no blog, redes sociais,…).

E eu fico muito feliz de receber essas perguntas e saber que vocês estão contando comigo para te ajudar a destravar alguma coisa que possa estar te impedindo de aprender inglês.

Por isso, se você tem qualquer dúvida relacionada ao aprendizado de inglês, quero que você fique bem à vontade para comentar aqui no blog e contar comigo para tirar essa dúvida, combinado?

Além disso, vale também dar uma olhada nos posts que já foram para o ar aqui no blog.

Esses são alguns links:

E tem muitos outros posts aqui no blog sobre esse assunto, basta você dar uma navegada. Qualquer dúvida, é só me perguntar também.

Vai ser uma alegria para mim te ajudar a desbloquear alguma dificuldade que você está tendo em relação ao inglês.

Assim como quero fazer hoje, com o assunto inglês online x inglês físico.

Mas, antes de fazer uma comparação entre os dois, quero te contar uma história bem rápida sobre mim.

Como eu aprendi português

Eu acredito que é bem importante te contar isso pois vai te ajudar a fazer a escolha certa também em relação a forma com a qual você irá aprender inglês.

Quando decidi aprender português, a primeira coisa que me veio na cabeça foi que deveria me inscrever em um cursinho físico, uma escola de português.

Então, foi isso que fiz.. Só que sabe qual foi a primeira frase que aprendi a falar em português? “Estou de saco cheio”.

Sim, foi exatamente essa frase, afinal de contas era exatamente assim que eu me sentia… De saco cheio!

Sendo assim, resolvi sair do curso e começar a estudar inglês em casa.

Confesso que também passei por algumas dificuldades, mas que todas elas foram superadas com a minha força de vontade e a certeza de que estava no caminho certo.

E estava tão certo naquele caminho, tive tanto sucesso, que hoje compartilho com você de diferentes formas todo o conhecimento que adquiri nesse período.

São conhecimentos que deram certo para mim e também para milhares de pessoas que já fizeram o meu curso. Eu, por exemplo, aprendi português em 4 meses. Mas, já tive alunos que aprenderam inglês em 6 semanas.

Então, dito isso, quero justificar o porque minha resposta para a questão “inglês online x físico” é depende!

Depende muito de você… Afinal de contas, os dois vão ter lados positivos e negativos! Porém, para fazer uma boa escolha, você tem que se conhecer e saber o que é melhor para você.

Sendo assim, para te ajudar nessa escolha, eu vou citar quais são os pontos positivos e negativos de cada uma das formas de aprender inglês, combinado?

Vamos lá…

Aprender inglês em espaços físicos

No meu ponto de vista, uma das principais vantagens de aprender inglês em espaços físicos é o fato de você ter aquele compromisso fixo com alguém que irá te ensinar inglês.

Porém, assim como isso pode ser um ponto positivo, também pode ser um ponto negativo caso você precise de um pouco de flexibilidade no seu dia a dia.

Outra questão é que, como a pessoa precisa estar presencialmente no local, é difícil que você consiga aprender inglês com um nativo mesmo do inglês.

Não que isso seja impossível, mas com certeza é mais difícil. E com isso, você perde a oportunidade de aprender inglês com alguém que cresceu ouvindo inglês, vivendo essa língua e toda sua cultura.

Aprender inglês em cursos online

Como citei antes, aprender inglês no curso online te dá uma flexibilidade que os cursos físicos não te dão. Você consegue estudar no melhor horário para você, consegue ter um acompanhamento mais flexível e com uma ótima qualidade. Mas, se você não for uma pessoa disciplinada e comprometida com você mesma, pode ser que isso se torne um problema.

Só que essa não é a única vantagem de fazer um curso online…

Além da flexibilidade, você ainda pode aprender inglês com um nativo do idioma, pode aprender inglês no seu ritmo (6 semanas, 4 meses, 1 ano,…) e ainda por cima pode usar das melhores ferramentas para você.

Digo isso pois tem pessoas que aprendem mais através da leitura, outras através da fala e etc, etc. Então, você poderá escolher a melhor forma de aprender inglês de acordo com as suas habilidades.

Se você quiser aprender inglês online, tenho um curso e tem muitas outras novidades vindo por aí.

Então, para saber mais sobre elas, é só continuar me acompanhando que você será sempre informado sobre todas elas, combinado?

Dessa forma, eu encerro o post de hoje também te convidando a compartilhar esse post com os seus amigos. Que tal?

Obrigado pela sua companhia e até mais!

Bye, see you…