Aprender Inglês com apenas 5 minutos por dia

Olá, hello!

How are you? Como você está?

Eu pensei muitas vezes antes de escrever esse conteúdo para vocês hoje!

Pensei muito pois é um assunto bem delicado! Muitas pessoas acabam interpretando errado o que a gente fala…

Mas, acho que é um assunto que precisa ser falado! Por isso, aqui estou eu hoje para conversar sobre você sobre como é possível aprender inglês investindo apenas 5 minutos do seu dia nisso.

Bom, antes de mais nada, quero te alertar para uma coisa: quando falo que é possível aprender inglês com 5 minutos por dia, não estou falando que aprender inglês e muito fácil e não vai exigir o seu esforço e dedicação.

Para aprender qualquer coisa nova você vai precisar desses requisitos! Por isso, mesmo que investindo apenas 5 minutos por dia, você também vai precisar de esforço e dedicação. Afinal de contas, você não vai aprender isso por osmose.

Então, não confunda o que eu estou falando com isso, combinado? Você vai precisar se dedicar para aprender inglês, mas vai se dedicar menos.

Outro ponto muito importante que quero destacar aqui é que a agilidade com que você aprende inglês é diretamente proporcional ao tempo que você investe nisso.

Você precisa ficar 6h por dia trancado em uma sala estudando inglês com uma apostila para aprender inglês? Não! Você não precisa disso…

Porém, não tenho dúvidas de que investir um bom tempo por dia em ter o contato com o inglês vai te fazer aprender mais rápido do que se você investir apenas 5 minutos por dia. Isso acontece pois existem várias outras formas de aprender inglês, e não apenas com uma apostila e dentro de uma sala de aula.

Você pode aprender inglês vendo um filme, uma série, lendo um livro, conversando com algum nativo e por aí vai! Aprender inglês com apostila na verdade, ao menos no meu ponto de vista, é o que tornou isso tão chato para os brasileiros.

E acredito também que esse modelo errado de ensino/ aprendizado veio lá dos Estados Unidos. Você sabe como os americanos aprendem inglês? Na escola, com apostila, estudando muita teoria e por aí vai…

Porém, isso só acontece quando eles já sabem falar inglês. Eles já são grandes, já aprenderam a falar inglês no dia a dia e hoje tem que parar para estudar a teoria, mesmo.

Só que esse não é o seu caso… Você, assim como eles, precisa aprender inglês usando o idioma no seu dia a dia, fazendo uso dele e tendo contato com ele.

Sendo assim, a melhor forma de você aprender inglês, não importa se investindo 5 minutos do seu dia ou 6h, 10h, é tendo contato com o inglês de verdade… O inglês do dia a dia!

Então, se você investir 5 minutos do seu dia usando essa estratégia, irá aprender inglês num tempo maior. Porém, se assim como um dos meus alunos, você investir muitas horas do seu dia em aprender inglês, em 6 semanas você será fluente no idioma.

Ficou curioso para conhecer essa história?

Se a resposta for sim, dá uma olhada nesses posts em que falei do assunto:

Nesses dois posts eu contei como foi possível aprender inglês em 6 semanas e mostrei que ele realmente ficou fluente nesse período. Que antes não sabia nada de inglês e hoje, seguindo a minha metodologia de ensino/ aprendizado, ele conseguiu conquistar a fluência e também o emprego dos sonhos.

É muito boa essa história, vale a pena você conferir! Até porque você vai ver na prática como é possível alguém, de verdade, aprender inglês em apenas seis semanas…

Com o método certo, você pode aprender inglês em seis semanas, como também pode aprender inglês investindo 5 minutos por dia do seu tempo.

E, como você viu no título, é exatamente sobre isso que nós vamos conversar no post de hoje!

Você acredita que é possível aprender inglês investindo apenas 5 minutos do seu dia, todos os dias?

Se não acredita, vou te mostrar que sim, isso é possível! E, se acredita, te convido então a ler esse post até o final e saber de verdade com isso é possível…

Leia esse post até o final e descubra como você pode aprender inglês, ser fluente nesse idioma tão importante no mundo, investindo apenas 5 minutos por dia do seu tempo!

Segredo revelado para aprender inglês com 5 minutos por dia

Eu já te dei a letra ali em cima de qual é o grande segredo… Você sabe qual é?

O mais importante para você aprender inglês rápido é aumentar a sua exposição ao idioma.

Você não precisa ficar horas estudando inglês através de uma apostila. Você pode ficar apenas alguns minutos por dia tendo contato de verdade com o idioma.

Vendo uma série, lendo um livro, escrevendo uma carta ou então conversando com alguém em inglês.

É dessa forma que você irá aprender inglês de um jeito fácil e descomplicado! De um jeito que até mesmo você nem vai perceber que está aprendendo inglês, ou estudando inglês.

Então, esqueça aquela história de que para poder falar inglês, ver um vídeo em inglês, ler em inglês, você precisa aprender e saber todas as regras gramaticais e vocabulários do inglês.

Primeiro porque quando nós falamos inglês, não usamos nem metade dessas regras e vocabulários. Existe uma lei chamada “Lei dos Paretos”…

Ela diz que precisamos de 20% dos nossos esforços para ter 80% do resultado. E o mesmo vale para o inglês…

Você precisa ter o conhecimento de apenas 20% das regras e vocabulários para ter 80% da fluência. Então, é legal sim você ter um certo conhecimento do inglês para poder assistir uma série e tal.

Mas, isso não é obrigatório!

Você já parou para pensar como a gente aprende a falar um idioma quando crianças? É na prática, não é mesmo? É no dia a dia…

Então, porque não podemos manter essa forma de aprendizado? Porque, só por sermos adultos, temos que aprender as coisas de um jeito chato? A vida pode ser mais leve do que isso, não é mesmo?

E você, mesmo sem saber as palavras, a princípio pode ir entendendo as coisas pela lógica, por algum gesto que o ator fez, pelo local em que eles estão inseridos, pelo contexto. E aos poucos, aquilo que antes era desconhecido, passará a ser conhecido para você.

O que antes era apenas um diálogo que você não entendi enquanto via uma série, hoje é algo que você lembra e começa a usar em uma conversa com o nativo. Entende o que eu quero dizer?

Você não precisa estudar toda a teoria para só depois começar a praticar! Até porque é a prática quem irá te ajudar a memorizar toda a teoria… Então, de qualquer forma, você precisa da prática!

Porém, é muito importante que na hora de praticar você se atente que para ser fluente em inglês você precisa ter essas quatro habilidades: falar, ouvir, escrever e ler.

Então, vou dar agora sugestões do que você pode fazer para treinar cada uma delas, combinado? Vamos lá…

Ouvir/ Listening

Existem inúmeras maneiras de você treinar o seu listening. Pode ser vendo um filme, vídeo ou série. Claro que se você quiser investir apenas 5 minutos do seu dia estudando inglês, você poderá ver apenas vídeos de 5 minutos.

Minha sugestão nesse caso é que você busque notícias em inglês, pequenos vídeos explicativos de algum assunto que você gosta, ou até mesmo algum vídeo do TED que são muito legais. Alguns deles tem o tempo reduzido e ficam em apenas 5 minutos.

Falar/ Speaking

Para praticar a fala, você precisa conhecer alguém que fale inglês e esteja disposto a conversar com você. Pode, por exemplo, usar a internet para encontrar um nativo de inglês que esteja querendo aprender português.

Dessa forma, você pode ajudar ele e ele te ajudar. Poderão praticar o speaking um com o outro… Não seria demais?

LerReading

Nesse caso, você pode usar seus 5 minutos diários para ler algum livro em inglês, por exemplo. Ou então pesquisar sobre algum assunto que você gosta muito.

Aqui no blog eu já dei algumas dicas de leitura, dá uma olhada:

EscreverWriting

A escrita é algo que depende muito de você, não é mesmo?

Então, você pode separar os 5 minutos do seu dia para escrever algo em inglês para outra pessoa, contar sobre o seu dia ou até mesmo fazer alguma reflexão sobre algum assunto em inglês.

Aqui, a melhor forma de praticar é escrevendo o que você estiver afim de escrever!

Bom, essas foram as dicas de hoje. Lembrando que o ideal é que você intercale as atividades de cada uma das formas de praticar (ler, ouvir, escrever e falar), para que você encontre o equilíbrio entre elas, combinado?

Se gostou do post de hoje, não esqueça de compartilhar com os seus amigos.

E, qualquer dúvida, é só comentar aqui no blog. Será uma alegria para mim responder os seus questionamentos!

Abraços e até mais…

See you! Bye…