Aprender a Falar Inglês sem Medo de Errar!

Hi, hello…

How are you today?

Está pronto para conversar em inglês sem ter medo de errar? Pois esse é o grande assunto do post de hoje…

E vou te dizer que quando cheguei no Brasil, logo percebi que os brasileiros têm muito medo de falar inglês, de errar e ser julgado.

Se você sente isso também, fique tranquilo, pois é comum. Mas, se você continuar com esse medo, esse bloqueio, aprender inglês ficará muito mais difícil, não acha?

Então, que tal a gente quebrar esse medo de errar ao falar inglês e caminharmos juntos rumo à fluência do inglês?

Chega de se sentir com a língua travada, um nó na garganta e dor de barriga de ansiedade…

Você já teve contato com o inglês

A primeira coisa que quero te falar sobre esse assunto é que os brasileiros nascem tendo contato com o inglês. Como assim, Kevin? Você deve estar se perguntando…

Filmes, músicas, palavras usadas no dia a dia, enfim… Por mais que você não e não entenda o que essas músicas e filmes, por exemplo, estão falando, você já teve um mínimo de contato com o idioma…

Isso facilita sua vida, pois já está um pouco familiarizado com o idioma. Completamente diferente de aprender mandarim, por exemplo… A menos que por algum motivo específico você tenha contato com esse idioma. Mas, você concorda que o inglês no Brasil é muito mais popular do que o mandarim, certo?

Mas, esse é só o primeiro passo para te ajudar a quebrar esse medo de falar inglês. Vou te dar mais algumas dicas ao longo desse post.

Fale, depois estude regras gramaticais

Você não precisa ser um expert em regras gramaticais para sair falando inglês. Vou te fazer uma pergunta que vai te ajudar a entender esse meu ponto de vista…

Como uma criança aprende a falar?

Ela não fica horas estudando gramática, certo? Ela simplesmente sai falando…

E o mesmo deve acontecer quando você estiver aprendendo a falar inglês.

Eu acredito que o grande problema no Brasil quanto ao aprendizado de inglês, é a forma de ensino. Alguns brasileiros foram para os Estados Unidos, viram como é ensinado o idioma lá e trouxeram essa mesma forma de ensino para o Brasil…

Porém, o ensino do inglês nos Estados Unidos é para os nativos do idioma, e não para quem está aprendendo a falar e é nativo de outra língua. Eles estão ensinando para pessoas que já sabem falar inglês.

Veja a história de um dos nossos alunos e você verá que é possível falar inglês da forma que estou te falando.

Então, quebre essa crença na sua mente de que para falar inglês você precisa saber todas as regras gramaticais. Não, você não precisa! E aposto que você também não sabe todas as regras gramaticais do português, certo? No entanto fala muito bem…

Não tenha medo de ser corrigido

Eu vejo que muitos brasileiros morrem de medo de ser corrigidos, achando que isso é sinônimo de serem péssimos na fala do inglês…

Mas, na verdade, ser corrigido por alguém é uma oportunidade de aprendizado, de aperfeiçoamento e de fazer melhor. E, quem não quer melhorar em algo que já faz? Imagino que todo mundo, não é mesmo?

Então, mude isso na sua mente… Não tenha medo de ser corrigido, veja isso como uma oportunidade de aprendizado!

E falar errado não significa que você não será entendido… Se você já viu meus vídeos deve saber que meu português não é 100%, não falo igual a um nativo de português.

Mas também não tenho vergonha de falar e não tenho vergonha de ser corrigido!

Isso só acontece pois vejo a correção como uma oportunidade de aprendizado, e é tão bom aprender coisas novas…

Espero que você faça o mesmo!

Identifique seu medo, e derrube ele

O fato de você não conseguir falar inglês, tem relação direta com algum bloqueio da sua mente.

Para quebrar esse bloqueio, é fundamental saber que bloqueio é esse. Vou te dar alguns exemplos…

  • Não tem certeza se a pronúncia está certa
  • Tem dificuldade em formar frases
  • Medo de ser julgado, de rirem de você
  • Acha que pode esquecer as palavras no meio da frase

Será que você tem algum desses bloqueios? Pare por alguns segundos agora, feche os olhos, e se pergunte: qual é o meu bloqueio, o meu medo, em falar inglês? E fique com a primeira resposta que sua mente lhe der, sem pensar muito… Pois é seu inconsciente falando com você.

A partir dessa resposta, pense em formas de quebrar esse medo e de enfrentá-lo também.

E pode ter certeza que para falar inglês você não precisa ser perfeito, saber todas as regras gramaticais e vocabulários… Você precisa ter confiança em você mesmo, e vai conseguir isso quando começar a falar inglês, sem medo de errar.

Saiba os vocabulários principais

Além das regras gramaticais, você também não precisa saber todos os vocabulários ou palavras em inglês. No início, foque nas principais…

Por exemplo, saiba quais são as formas de cumprimentos e despedidas em inglês. E não estou falando apenas de “hello”, mas de outras formas informais e formais.

Isso é importante pois o cumprimento é o primeiro contato que você fará com a pessoa que está falando. E, já começar com o vocabulário certo e com confiança do que está falando, é metade do caminho andado para que você crie a confiança de seguir conversando com essa pessoa…

Então por hoje essas são as minhas dicas! Se você gostou, não esqueça de compartilhar com os seus amigos e também convidá-los para estudar inglês junto com você.

Se você tiver mais alguma dica para compartilhar ou quiser contar como você quebrou o seu medo de falar inglês, comente aqui no blog a sua experiência. Vou adorar receber seu contato.

Abraços e até mais.