Aprendendo inglês com textos + áudios

Digamos que você está começando a estudar inglês e sempre lê os conteúdos que eu posto aqui no blog.

Nele, você consegue perceber a importância de praticar o inglês. Porém, quando vai ler um texto ou inglês ou até mesmo escutar uma música em inglês, tem dificuldades de entender o que estão falando.

Aí, nesse momento, você acha que não tem capacidade de aprender inglês, ou então que todo seu esforço até então não valeu de nada, pois você ainda não consegue entender o que as pessoas estão falando.

Antes de mais nada, antes de comentar sobre o assunto de hoje, quero te chamar a atenção para uma coisa: todo mundo é capaz de aprender inglês.

Não importa idade, não importa classe social, não importa nada. TODO MUNDO É CAPAZ DE APRENDER INGLÊS! Inclusive você mesmo…

Por isso, não gaste seu tempo se crucificando por algo que não deu certo, mas sim, invista seu tempo pensando no que pode ser feito para melhorar aquilo que não está dando certo.

Se, por exemplo, você leu os textos e não conseguiu entender, talvez a leitura não seja o melhor método para você, ou então o texto que leu ainda era muito complexo.

Mas, a técnica que vou compartilhar hoje com você é ótima para te ajudar a aprender inglês de um jeito fácil e que irá te ajudar a praticar várias áreas dentro das suas habilidades de inglês.

Você que me acompanha, deve saber do quanto eu falo para você assistir séries, filmes e afins em inglês, não é mesmo?

Essa realmente é uma técnica muito boa para aprender inglês, inclusive, bem melhor do que você ficar horas e horas estudando gramática do inglês e não focar na prática do idioma.

Só que sempre quando comento sobre essa possibilidade aqui no blog, eu falo para você ver série em inglês sem legendas. Essa realmente é a melhor forma de se praticar e treinar o inglês.

Porém, muitas vezes o seu nível de inglês ainda não é alto o suficiente para conseguir entender o que eles estão falando sem ter um auxílio da legenda.

Então, minha dica para você é que comece a praticar o inglês tanto na parte da leitura, quanto também no áudio. E, uma das formas de se fazer isso, é você assistindo séries, filmes ou qualquer outro vídeo em inglês que tenha legenda.

Além do áudio e do texto, você também terá a imagem que irá te ajudar a entender quais são os contextos daquilo que está sendo falado.

Dessa forma, você irá aprender a gramática do inglês quase que por osmose, aprenderá a usar as palavras do inglês sem precisar ficar horas estudando através de uma apostila, e muitos outros benefícios que só quem testar essa estratégia poderá conseguir.

Aprender inglês é algo muito fácil, mas apenas se você usar as estratégias certas.

É possível aprender inglês focando só na teoria? Sim, é possível! Só que o esforço que você terá que ter para isso acontecer, é muito grande. Então, não é melhor aprender alguma coisa de um jeito divertido? De um jeito prazeroso?

Esse é meu objetivo com minha metodologia de ensino e aprendizado.

Vejo que muitos cursos no Brasil são focados demais na teoria, e muito pouco na prática. O que acontece é que você fica anos estudando inglês, pagando as mensalidades da escola, e no fim das contas nem aprendeu inglês de verdade.

Já ouvi vários relatos de pessoas que ficaram até mais de 10 anos fazendo cursinho de inglês, mas, quando foram viajar para o exterior, não conseguiram trocar uma conversa com os nativos.

Isso acontece pois na teoria é tudo muito lindo. Porém, na prática as coisas acabam sendo um pouco diferente.

No dia a dia, por exemplo, o americano não usa a norma culta, não usa o inglês formal (assim como o brasileiro também não usa o português formal no dia a dia). Além disso, o inglês é carregado de gírias e palavras usadas apenas no inglês local, que também se diferencia de região para região.

O sotaque dos nativos também são diferentes entre si, e tudo isso faz com que o inglês que se aprendeu durante esses anos dentro de sala de aula, na verdade não sirva para muita coisa. Afinal de contas, tudo que você aprendeu ficou apenas na teoria.

Sendo assim, o inglês, assim como qualquer língua, é algo vivo, algo para ser vivido, para ser praticado. E, aprendendo inglês tendo um texto e um áudio juntos, irá te ajudar a entender como os nativos usam as palavras no idioma, quais são as gírias que eles usam, quais são as regras gramaticais mais usadas, como se escreve cada uma dessas palavras.

Aí, você verá que vai ser bem mais fácil trocar uma ideia com eles, quando chegar a hora, do que se você tivesse focado demais na gramática, no estudo da teoria.

Então, se você quiser buscar formas de praticar o seu inglês através de séries/ seriados, dá uma olhada nesses links:

Se você não gostar de nenhuma dessas séries, é só dar mais uma navegada aqui no blog. Já dei várias dicas de séries para aprender inglês e tenho certeza que pelo menos uma que você goste você vai encontrar.

E se gostou do post de hoje, não esqueça também de compartilhar com os seus amigos. Vamos espalhar a ideia de que aprender inglês é fácil e possível para todas as pessoas, basta apenas ter a metodologia certa de aprendizado para você.

Além disso, você também pode deixar sua dúvida aqui nos comentários do blog. Qualquer dúvida que esteja te atrapalhando e te impedindo de aprender inglês e ficar fluente no idioma.

Será uma alegria para mim poder te ajudar nesse processo.

Abraços e até mais…

Bye! See you…