Aprenda os diferentes significados do verbo “Do”

Olá gente, hello!

How are you today? Como você está hoje?

Pronto para aprender inglês com mais uma dica do Super Gringo aqui, ou melhor, do Kevin? Ixi… Acabei de revelar minha identidade secreta, não acredito…. hahahha

Quem não entendeu a brincadeira, dá uma olhada nessa série de vídeos:

Essa é uma série de vídeos que publiquei no meu Youtube onde o objetivo era te ensinar inglês de uma forma fácil, rápida e divertida.

Então, o Super Gringo é um super-herói que salva os brasileiros das mais diversas enrrascadas em relação ao inglês. Os brasileiros que estão numa situação complicada no vídeo aprendem inglês, e você também (além de se divertir).

Lá tem dicas de muita coisa bacana, desde o mais básico do inglês, até mesmo alguns pontos um pouco mais avançados.

Falando em pontos básicos do inglês, quando o assunto é gramática, os verbos têm uma importância gigante pra quem quer atingir a fluência no inglês. Não só os verbos né, mas eles são parte fundamental de uma frase, então, é fundamental para uma boa comunicação em inglês.

Por isso, aprender sobre eles, aprender a conjugá-los e etc, etc, é fundamental para que você esteja no caminho certo para a sua fluência.

Sendo assim, vou passar alguns posts aqui do blog em que eu falei sobre o assunto com você:

Bom, aí já tem bastante conteúdo para você estudar. Porém, ainda sobre verbos, temos um verbo que é usado em vários momentos no inglês, e por isso ele é um dos principais verbos.

Estou falando do verbo “to do”, que pode ser traduzido como fazer em português, mas que em muitos casos ele também é usado como verbo auxiliar, por exemplo.

Mas, não é apenas para isso que o verbo “to do” serve…  Vamos entender melhor sobre ele agora mesmo…

Diferentes formas de usar o verbo to do

Como eu acabei de dizer ali em cima, as formas mais conhecidas de uso do verbo to do é através dos verbos auxiliares e também da tradução para o português literal, que é fazer.

Porém, podemos usar o to do de outras formas também, com outros significados. Para isso, é preciso analisar o contexto da frase também.

Por isso, vamos dar uma olhada em outras situações em que o verbo to do pode ser usado no inglês.

Estudar

Para dizer que você estudou em alguma instituição de ensino, você pode usar o verbo do no passado.

Nesse mesmo contexto, ele também pode querer dizer que terá que estudar numa escola ou faculdade em que não gostaria muito de cursar. Mas, como nos Estados Unidos as pessoas entram nas faculdades conforme suas notas, pode ser que ele não tenha opção e tenha que fazer nessa faculdade mesmo, por ter notas baixas.

Vou te dar alguns exemplos de frase:

  • They did Chemistry in high school. (Eles fizeram química no ensino médio.)
  • Because of my grades, I’ll have to do one year at the local community college before transfering to the university. (Por causa das minhas notas, eu vou ter que fazer um ano no colégio da comunidade local antes de transferir para a universidade.)

Ficou mais fácil entender agora? Espero que sim!

Imitação

No mundo inteiro aqueles jogos de imitação são sucesso, não é mesmo? E não tem idade para isso… Sem falar nos humoristas que ficam imitando figuras conhecidas e fazem a gente dar muito risada.

Então, no inglês, quando alguém está imitando outra pessoa, nós também podemos usar o verbo to do.

Para facilitar o seu aprendizado, é claro que vou te dar um exemplo de frase. Ter esse exemplo é sempre muito bom para você entender melhor o que eu acabei de explicar. Então, vamos lá:

  • It is so funny when he does Shakira. (É tão engraçado quando ele imita a Shakira)

Deve ser engraçado, mesmo. hehehe

Fornecimento

Sabe quando você está precisando de alguma coisa para a sua festa, ou até mesmo para a sua empresa? Então, você vai atrás de um fornecedor daquilo que você precisa. E, normalmente, se esse fornecedor for bom, ele vai dar um jeito de conseguir o que você quer.

Então, ele vai virar para você e dizer:

  • I can do anything that you need. Just give twenty-four hours notice. (Posso fazer tudo o que você precisa. Apenas me avise com vinte e quatro horas de antecedência.)

Então, nesse caso, o do está sendo usado no sentido de fornecimento de algo para alguém.

Para um favor

Ele também pode ser usado como um pedido de por favor. Sabe quando alguém está tão cansado que a olheira dele está lá no pé, porém, mesmo assim, ele não quer descansar?

Pois é, nesses casos, você pode usar o do como um pedido de por favor. Então, a frase ficaria assim:

  • Do sit down and rest. You look so tired. (Pro favor, sente-se e descanse. Você parece muito cansado.)

Então esses são alguns dos exemplos que eu trouxe para você hoje de situações em que o do pode ser usado, porém nem sempre ele é lembrado.

O que você achou? Deu para aprender um conteúdo novo, não é mesmo?

E, como sempre digo, se você já conhecia esse assunto, revisar o que já conhece é uma ótima forma de reforçar o seu conhecimento. Afinal de contas, para realmente aprender e firmar aquele conhecimento no nosso cérebro, ele precisa de repetição. E, é isso que você dá para ele ao ler novamente sobre o conteúdo que você já sabe.

Por hoje é isso! Mais uma vez, muito obrigado pelo prazer da sua companhia e conte sempre comigo.

Comente aqui no blog as suas dúvidas e até mesmo compartilhe com os seus amigos os posts que eu publico todos os dias aqui para você.

Abraços e até mais…

See you!

Bye, bye…