Aprenda inglês sozinho com essas dicas

Olá, hello…

How are you? Como você está?

Pronto para receber dicas de como aprender inglês sozinho?

Espero que sim… E, diferente da maioria dos outros posts que eu publico aqui no blog, o post de hoje é bastante inspirado na minha própria história de vida.

Não sei se você sabe, mas eu sou fluente em 5 idiomas diferentes. Um deles, como você deve saber, é o português. No dia que resolvi aprender português, a primeira coisa que fiz foi me matricular em uma escola de idiomas.

Nossa, como me arrependo disso, ou melhor… Fazer isso foi muito bom pois me mostrou um caminho diferente daquele que eu estava acostumado a traçar: que para aprender inglês eu precisa frequentar uma escola de idiomas.

Eu fiquei tão de saco cheio, e de um jeito tão rápido, que a primeira coisa que eu aprendi a falar em português foi: tô de saco cheio. Pois era exatamente assim que eu me sentia… A impressão que eu tinha era que eu levaria anos para aprender português, que as aulas estavam trabalhando excessivamente a teoria e por aí vai.

Resultado: desfiz minha matrícula na escola e 4 meses depois eu estava fluente em português. E, sabe o que eu fiz para conseguir conquistar a fluência em português tão rápido? Comecei a estudar em casa, sozinho. Isso mesmo!

Então, diante de toda essa história, é que eu criei o método de ensino/ aprendizagem que hoje eu compartilho com você aqui no blog e em todos os meus cursos, pagos ou não.

Sendo assim, para mim é uma grande alegria falar sobre esse assunto e te incentivar a aprender inglês de casa também, pois foi assim que eu tive sucesso na hora de aprender português. E, claro, quero que você tenha sucesso no seu aprendizado de inglês também.

Gosto tanto desse assunto, tenho tanto a falar sobre ele, que até já fiz vários posts aqui no blog sobre esse assunto, dá uma olhada em alguns deles (sempre tenho coisas novas para falar sobre esse assunto):

Bom, agora que já compartilhei outros conteúdos bacanas para você dar uma olhada aqui no blog, e também já falei um pouco da minha história para você, de como tudo começou, quero compartilhar mais algumas dicas de como aprender inglês sozinho. Vamos lá…

Dicas para aprender inglês sozinho

Aprender inglês sozinho pode ser uma ótima alternativa para as pessoas que não gostam de frequentar cursinhos ou até mesmo de ter que seguir um padrão de estudo em que muitas vezes não se encaixa na sua necessidade, na sua realidade.

Muitos cursinhos de inglês tem aulas um sábado inteiro, por exemplo. Mas, se você só estudar no sábado, vai passar a semana inteira sem ter contato com o inglês – e isso é muito ruim. Outros cursinhos também tem tantas aulas, que você não dá conta de abdicar de outras atividades diárias para poder frequentar essas aulas.

Então, estudar inglês sozinho é uma boa alternativa para que você mesmo faça seus horários, para que você mesmo monte a sua rotina e forma de estudo e para que você mesmo aprenda inglês dentro do seu tempo, da sua realidade.

Porém, de um outro lado, para aprender inglês sozinho, você precisa ter muita disciplina, afinal de contas, você estará sozinho nessa jornada.

E, se você for do tipo que não gosta de estar sozinho, que precisa de outras pessoas te incentivando e andando do seu lado, uma alternativa é encontrar outras pessoas nas redes sociais que também estejam procurando outros estudantes de inglês para incentivá-los. Dessa forma, um ajuda o outro.

Inclusive, falando em redes sociais, eu fiz um post falando sobre o assunto, bem legal, dá uma olhada: Como usar as mídias sociais para aprender inglês?.

Então, vamos para as dicas:

Concilie o aprendizado de inglês com algo que você já gosta

Se você gosta muito de carros, culinária, música, acampamento ou qualquer outra atividade que seja uma paixão sua, pense em formas de conciliar essa atividade com o aprendizado de inglês.

Caso goste de carros, por exemplos, você pode começar a pesquisar sobre o assunto em inglês. Já se culinária for a sua paixão, você pode começar a cozinhar receitas em inglês, e por aí vai.

O mais importante é você conseguir conciliar essa sua paixão com o inglês e, consequentemente, facilitar o seu estudo de inglês.

Viva o inglês em todos os momentos

Como eu disse antes, ter contato com inglês apenas nos sábados não é uma boa opção para você que deseja realmente ser fluente em inglês. Eu digo isso pois, apenas conquistei a fluência em português, pois eu vivi esse idioma ao longo dos 4 meses.

No começo foi difícil, mas com o tempo tudo foi ficando mais fácil, deu para entender tudo o que eu tinha contato. Então, com você vai acontecer a mesma coisa.

Minha dica então é para você trocar o idioma do seu celular e qualquer outro aparelho para o inglês, para escutar músicas em inglês, assistir filmes em inglês e sem legenda, ter contato com outras pessoas que falem inglês e até mesmo começar a pensar como você falaria em inglês as frases que está falando em português agora.

Encontre uma metodologia de ensino certa para você

Outra coisa boa de você estudar inglês sozinho é que pode escolher quais são as melhores formas de aprender inglês. Eu já escrevi um post falando sobre esse assunto e vale a pena a leitura: Descubra Como Aprender Inglês Do Seu Jeito.

Nele eu falo que cada um de nós temos mais facilidade para aprender ouvindo, vendo ou até mesmo de um jeito cinestésico. Então, você precisa identificar qual é seu jeito e como colocá-lo em prática.

É isso por hoje, pessoal. Espero que tenham gostado das dicas e conte comigo sempre para te ajudar nessa jornada.

Se gostou do post de hoje, não esqueça de compartilhar com os seus amigos.

Abraços e até mais…

Bye, bye!