Aprenda definitivamente a diferença entre Gerund e Present Participle

Olá, hello!

How are you today? Como você está hoje?

Gente, essa semana tá sendo muito especial… Todas as minhas semanas e dias são especiais, mas essa eu gostaria de destacar!

Estou muito feliz com a participação de vocês aqui no meu blog e também em todos os outros canais de comunicação que temos.

É incrível saber que a partir do meu trabalho e de toda minha equipe, pessoas se conheceram, montaram grupo no whatsapp e hoje se apoiam no aprendizado de inglês, por exemplo…

Que amizades verdadeiras surgiram a partir de todo o nosso trabalho. Que pessoas estão conseguindo conquistar os objetivos delas a partir do momento em que começaram a seguir minhas dicas.

Pessoas que estavam anos estudando inglês e não conseguiam aprender, não se sentiam seguras para falar inglês, hoje, em poucos dias ou semanas de estudo, já estão se sentindo mais confiante para praticar o inglês.

Isso para mim é o máximo, e faz todo o meu trabalho valer a pena. Não sei se você sabe, mas esse é meu grande sonho, minha grande missão: fazer com que o máximo de brasileiros sejam fluentes em inglês, e que conquistem essa fluência de um jeito fácil, rápido e muito divertido.

E sou muito grato por saber que dia após dia, eu estou cada vez mais e mais atingindo esse grande objetivo. Por isso, obrigado por estar sempre acompanhando meus conteúdos e também compartilhando eles com seus amigos.

Conto com você para continuarmos, juntos, espalhando pelo Brasil que aprender inglês pode ser muito mais fácil do que as pessoas imaginam. 

E, inspirado nesse quesito, de tornar o inglês muito mais fácil do que as pessoas imaginam, eu resolvi falar sobre o assunto de hoje…

Tem várias coisas que as pessoas confundem na hora de estudar e praticar o inglês. Por isso, hoje vou escolher um desses assuntos para te explicar e tornar esse estudo mais fácil para você, ok?

Estou falando da diferença entre gerúndio e present participle!

Assim talvez você não entenda direito do que estou falando, mas com certeza vai entender melhor quando eu explicar o que é cada um deles… vamos lá!

Antes de mais nada, vou te explicar o que é cada um deles…

Gerund ou gerúndio

No Brasil o gerúndio é muito ligado aos atendentes de telemarketing. Quem nunca ouviu aquela frase “vou estar passando a sua ligação”, por exemplo.

O “passando” é o verbo no gerúndio, que no inglês, no lugar do sufixo “ando”, é usado o “ing”…

Então, um verbo no gerúndio termina com “ing”.

Mas, cuidado, hein? É aqui que entra a grande confusão: nem todos os verbos terminados em “ing” estão no gerúndio! 

Swimming, smoking, fishing, walking… são todos verbos que estão no gerúndio.

Traduzindo para o português, seria nadando, fumando, pescando, andando….

Vou dar alguns exemplos de frase onde os verbos estão no gerúndio:

  • My father-in-law hates driving at night. (Meu sogro odeia dirigir à noite.)
  • I’m against voting for him. (Sou contra votar nele.)
  • We’ve finished painting the house. (Terminamos de pintar a casa.)
  • Swimming is her favorite sport. (A natação é seu esporte favorito.)
  • Jogging is good for you. (Corrida é bom para você.)
  • Listening to music is my favorite hobby. (Ouvir música é o meu hobby favorito.)
  • I don’t want to go bowling. (Eu não quero ir jogar boliche.)
  • When did you last go hiking? (Quando foi a última vez que você fez caminhadas?)

Agora que você já entendeu o gerúndio, vamos para o próximo tópico…

Present Participle

No caso do present participle, ele é usado com duas finalidades: formação dos verbos conhecidos como continous e para transformar um verbo em adjetivo. 

Os tempos verbais no continuous são o present continuos, o past continuos e por aí vai. Já para transformar em adjetivo é quando a gente diz a working woman (uma mulher trabalhadora), a smiling boy (um menino sorridente),  a fishing pole (uma vara de pescar), por exemplo.

E, falando em exemplo, vou compartilhar com você algumas frases em que o “Ing” está sendo usado para o present participle:

  • I’m studying English. (Eu estou estudando inglês.)
  • She’s not working right now. (Ela não está trabalhando nesse momento.)
  • They’ve been living here since last year. (Eles estão morando aqui desde o ano passado.)
  • We were sleeping when that happened. (Nós estávamos dormindo quando isso aconteceu.)
  • I was driving. (Eu estava dirigindo)
  • You were writing. (Você estava escrevendo)
  • You will be watching. (Você estará assisitindo)
  • She is a working woman. (Ela é uma mulher trabalhadora)

E, só para fixar, vou te explicar a diferença entre eles…

Então, qual a diferença entre gerund e present participle?

A diferença entre elas está basicamente na definição gramatical. Se você quer aprender inglês apenas para falar, talvez não vai fazer tanta diferença para você saber em detalhes qual a diferença entre elas.

Porém, vale a pena sim você dar uma estudada na diferença entre elas, caso, por exemplo, você tenha a necessidade de saber as diferenças gramaticais do que você está falando.

Então, revisando, gerúndio é quando transformamos um verbo em substantivo e o Present Participle serve para formarmos os tempos verbais Continuous ou transformar um verbo em adjetivo.

Você memorizando isso, já facilita bastante a sua vida! Pode ter certeza disso…

E, se mesmo depois de ler esse post você ainda está com dúvida, então entre em um dos posts do “Pergunte Ao Gringo” e deixe sua dúvida.

Nessa série de vídeos e posts, eu estou respondendo as principais dúvidas dos meus seguidores. Por isso, se você tem alguma dúvida, coloque ela lá e torça para que outras pessoas também tenham a mesma dúvida, pois esse é meu critério de escolha da pergunta que irei responder: quanto mais pessoas tiverem a mesma dúvida, maior a chance de eu responder.

Então, por agora é isso pessoal…

Abraços e até mais!

See you soon… bye, bye!