Aprenda como usar o Hífen em inglês

Olá, hello!

How are you today? Como você está hoje?

Eu estou muito bem e preparado para compartilhar com você mais uma das dicas inspiradas nas dúvidas dos meus alunos e seguidores.

Dessa vez, a dúvida não é de uma pessoa em específico, mas de várias pessoas. Sempre escutei muito essa pergunta na minha vida de professor de inglês, ou até mesmo facilitador do seu aprendizado de inglês, né?

Como eu sempre falo, os posts aqui do blog são inspirados em vocês, que me acompanham sempre. Por isso, sempre que puder escrever um post para tirar as suas dúvidas, pode ter certeza que farei isso.

Ah, vou aproveitar que falei sobre isso para te convidar a comentar aqui nesse post alguma dúvida que você tenha em relação ao inglês. Quem sabe eu também não escrevo um post baseado na sua pergunta, não é mesmo?

Vai ser uma grande alegria para mim, e tenho certeza que para você também, afinal de contas vai tirar a dúvida que deve estar te incomodando sobre os estudos de inglês.

Então, se você tiver alguma dúvida, comente aqui no blog. Inclusive, eu já fiz uma série de post com o tema “pergunte ao gringo”, onde eu respondia as dúvidas das pessoas que me acompanham.

Dá uma olhada em alguns desses posts:

Espero também que esses posts os quais eu acabei de citar sejam úteis para você e que te ajudem de alguma forma.

Além disso, eu vou conversar com você agora sobre uma dúvida que é o tema do post de hoje: o uso do hífen no inglês.

A primeira coisa que quero esclarecer sobre esse assunto é que um traço é diferente do hífen. Apesar dos dois serem simbolizados da mesma forma, eles são diferentes.

E, para você entender as diferenças, você precisa entender em que momento o hífen é usado. E, a partir disso, você poderá então saber que todos os outros casos são traços e não hífen que estão sendo usados.

Por isso, agora vou te explicar quais são os casos em que você deve usar o hífen em inglês.

Como usar o hífen em inglês

No inglês moderno, muitas regras gramaticais têm sido alteradas em relação ao uso do hífen, que está caindo em extinção conforme o tempo passa e a língua vai se modernizando.

Porém, mesmo diante dessa realidade, é fundamental você entender como ele pode ser usado, pois ele ainda está sendo usado. Então, vamos lá falar sobre os casos em que o hífen é usado.

Quando usar o hífen?

Existem vários momentos em que o hífen deve ser usado, e vou abordar cada um deles agora com você:

– Números compostos

Sabe quando você vai falar 21 em inglês? Isso é um número composto. Então, no caso de todos os números compostos em inglês, você deve usar o hífen.

Esse é um exemplo de como usar nesse caso: sixty-two (62), eighty-one (81).

– Frações

Esse é outro momento em que o hífen é usado, para falar um terço, dois terços, por exemplo, em inglês.

Então, ficaria assim: one-third (um terço), one-fourth (um quarto).

– Idade quando usada como adjetivo

Sabe quando você fala “daquele menino de 25 anos”? O 25 anos nesse caso está sendo usado como um adjetivo do menino, sendo assim, na tradução para o inglês, deve ser usado o hífen.

Exemplo: the two-year-period (o período de dois anos).

– Like para montar um adjetivo

Uma outra opção para usar o hífen, é quando usamos o like para montar um adjetivo sobre algo ou alguém. Então, dá uma olhada nos exemplos para você entender melhor: cat-like (parecido com um gato), Snapchat-like app (aplicativo parecido com o Snapchat).

– Adjetivos compostos

Ainda seguindo a linha dos adjetivos, agora vamos falar dos compostos, que são quando você quer falar mais de um adjetivo. Nesses casos, em inglês, você vai usar o hífen.

Exemplos: off-shore house (casa longe da costa), long-term relationship (relacionamento de longo prazo).

– Quando usa advérbio + adjetivo

Nesses casos você também deve usar o hífen. Então, para você entender melhor, vou dar alguns exemplos: visually-impaired cat (gato com problemas de visão), well-known author (autor bem-conhecido).

– Quando usa uma composição com verbos

Com o exemplo você vai entender melhor do que estou falando, dá uma olhada: good-looking guy (cara de boa aparência), fast-acting medication (remédio de ação rápida).

– Com sufixos e prefixos

Sabe quando a palavra começa com “pre” ou então termina com “ing” no caso do inglês? Isso são prefixos e sufixos, e no inglês, quando você usa alguns deles, deve estar com hífen.

Exemplos: mid-June (meio de junho), ex-boyfriend (ex-namorado), re-elect (reeleger).

– União de palavras

Quando você precisa usar duas ou mais palavras para falar sobre alguma coisa. Então, juntando essas palavras, você usa o hífen.

Olha alguns exemplos: mother-in-law (sogra), editor-in-chief (editor-chefe), sugar-free (sem açúcar).;

E essas são as formas para você usar o hífen no inglês, o que achou?

Lembrando que a melhor forma de você aprender tudo isso que foi estudado agora é praticando, e não decorando. Por isso, minha sugestão é que você encontre formas de praticar tudo o que aprende, seja através de livros, filmes, ou até mesmo conversando com algum nativo ou falante de inglês.

Lembrando que se você gostou do conteúdo de hoje, é bem importante que compartilhe com seus colegas, amigos ou qualquer outra pessoa que você acredita poder se beneficiar do material de hoje.

Então por hoje é isso, pessoal. Muito obrigado pela sua companhia, mais uma vez.

Abraços, see you! Bye, bye…