6 Dicas para melhorar a sua escrita no inglês

Hi Everybody! Oi todo mundo!

How are you today? Como você está hoje?

Bom, pessoal. Hoje resolvi trazer algumas dicas para o blog. São dicas que funcionaram comigo e acredito que a partir de hoje vão fazer a diferença também para o seu aprendizado.

Quando eu comecei a aprender a língua portuguesa, tive inúmeras dificuldades, afinal, esse idioma é muito diferente do meu idioma nativo. Uma das minhas maiores dificuldades era escrever corretamente aquilo que eu queria dizer…

Bem, eu costumo receber dúvidas, pessoas que pedem dicas, até mesmo comentários de brasileiros que querem chegar a fluência, mas também possuem essa dificuldade.

Escrever não é uma questão fácil, inclusive, é um fator que envolve muita coisa, consequentemente também existem diversas maneiras de se aprimorar nessa área.

Aqui, eu reforço o que sempre digo para você: não pratique a famosa “decoreba”.

Esse método é falho em diversos sentidos, inclusive, altera a sua escrita, afinal, quando você só decora, você não aprende de verdade e, depois de um certo tempo, esquece tudo, incluindo a forma com que se pronuncia, se escreve e se usa certas palavras.

Decorar frases e palavras em inglês, é como decorar fórmulas de física. Você pode até não esquecer como é, mas isso não significa que você saiba usar.

Sei que é por essa e por outras, que as vezes esse caminho parece ser impossível de ser percorrido, mas eu estou aqui para te ajudar a tornar tudo isso mais fácil.

Eu acredito que aprender inglês pode ser fácil, rápido e acima de tudo divertido…

Para te ajudar na sua meta, principalmente se você tem dificuldades com a escrita, separei algumas dicas bem bacanas…

Let’s go? Vamos lá?

Dicas para melhorar a sua escrita no inglês

1 – Leia. Leia muito.

Ler bastante é a principal dica para evoluir sua escrita no inglês.

Ah, mas o detalhe é ler em inglês, ok? Quando lemos, conseguimos gravar em nosso cérebro a grafia das palavras, dessa forma, ficamos cada vez mais íntimos da escrita. Se você não for muito fã de livros, indico textos pequenos, como poemas ou até mesmo os gibis, que são bem clássicos entre as crianças, mas muitos adultos não abrem mão, afinal, essa é uma leitura despojada e muito divertida. Agora, se esse tipo de leitura também não for atrativo para você, tente colocar legendas em inglês nos filmes e séries, assim, você sempre acompanha as falas com as legendas e automaticamente vai aprender como se escreve, além de ser um exercício incrível para quem quer praticar o listening também.

2 – Faça resumos em inglês

Outra dica que pode fazer toda a diferença nessa fase, é fazer resumos. Quando você colocar a primeira dica em prática e assistir filmes e séries, ler livros e HQs faça resumo de cada um deles, assim que você terminar, escreva uma descrição em inglês, conte sobre as coisas que leu e os fatos que mais marcaram você. Outro ponto que também vale a pena, é o bom e velho diário, que geralmente fazemos quando somos mais novos. Faça um diário em inglês, um diário que não comporte palavras na língua portuguesa. E, todos os dias descreva como foi seu dia nele. Assim, você irá assimilar as palavras e de brinde vai incluir o inglês no seu dia a dia.

3 – Use e abuse das músicas

Nessa dica, seu melhor amigo será os sites de música. Acesse com frequência as músicas que você gosta ou sente curiosidade de desvendar a escrita e leia a letra em inglês, tente cantar e reproduzir as frases pausadamente, pensando sempre na escrita. Assim, você conseguirá se concentrar melhor, com um assunto que você gosta e ainda por cima se divertir enquanto aprende.

4 – Copie textos e notícias

Aqui no blog, trago com frequência textos e notícias em inglês, além de fazer o exercício de leitura, você pode aproveitar esses posts a seu favor de outra maneira. Transcreva as notícias para o papel. Se você escrever uma palavra com frequência, sua memória se recordará dela sempre que você precisar e, a melhor maneira de fazer isso é passando tudo que você lê para o papel. Aproveite para substituir alguns termos pelos seus sinônimos, isso irá ampliar o seu vocabulário.

5- Divirta-se com jogos educativos

Aqui é outro ponto que a internet pode te ajudar. Em uma busca rápida pelo Google, você pode encontrar alguns jogos educativos que visam ajudar os pequenos há obterem uma escrita melhor e um diálogo mais efetivo. Existem “jogos da memória” nesse sentido, que podem ser uma ótima solução, principalmente se você estiver meio ocioso ou cansado dos estudos convencionais. Outro jogo que pode te auxiliar, são jogos de relação, você irá associar a palavra e a imagem, tudo em inglês, claro.

Esses são ótimos exercícios de fixação e, que funcionam super bem, mesmo que em curto período de prazo. Experimente e comprove!

6- Inclua o inglês no seu dia a dia

Eu sempre te falo sobre a importância de imergir em um idioma para alcançar a fluência. Sempre destaco isso para meus alunos (que conseguem resultados muito legais, por sinal). A imersão é um ponto crucial para todas as etapas de aprendizado. Comece pensando em inglês, logo, escreva em inglês. Sempre que tiver a chance, imagine como seria redigir aquele e-mail do trabalho em inglês. Use expressões da língua inglesa no seu dia a dia e você conseguirá chegar no seu objetivo ainda mais rápido.

Bom, essas são minhas dicas para te ajudar com a escrita. Aproveito para reforçar a ideia de que você não deve decorar, você deve estudar, aprender, deixar o inglês fazer parte da sua vida.