5 dificuldades ao estudar inglês e como superá-las

Olá, hello!

How are you? Como vai você?

Espero que bem… Mas, nem sempre isso é possível, não é mesmo?

Tem vezes que a gente deseja muito alguma coisa, mas na hora de realizar as dificuldades aparecem e fica bem difícil seguir em frente. Não só com o inglês, mas com várias coisas da nossa vida, não é mesmo?

Mas, meu foco aqui é te ajudar a aprender inglês, a tornar a conquista da sua fluência algo mais fácil do que você imagina, então é nisso que vou focar hoje, ok?

As dificuldades existem, mas elas também podem ser superadas. Basta você estar focado na solução e determinado a passar por cima delas e seguir o seu caminho em direção a sua fluência do inglês. Sem falar que são as dificuldades que nos tornam mais forte do que já somos, não é mesmo?

Então hoje vou falar com você sobre as principais dificuldades que vejo os meus alunos passando antes de chegar ou meu curso, e até mesmo as dificuldades durante o curso e que eu ajudo eles a superarem tudo isso.

Vamos lá…

Falta de tempo/ falta de prioridade

Nossa, essa é uma questão bem comum! Muitas pessoas dizem que não estudam inglês por falta de tempo. Bom, vou dizer uma coisa bem importante sobre isso.

A questão não é a falta de tempo, é a falta de prioridade. Digo isso pois, se você não tem tempo para estudar inglês, é porque na verdade não vê isso como uma prioridade na sua vida.

Se fosse algo realmente importante, você daria um jeito de colocar isso no seu dia a dia, na sua vida. Então, defendo que falta de tempo é na verdade falta de prioridade.

Por isso, se você deseja arrumar tempo para estudar inglês, veja como você pode tornar isso uma prioridade na sua vida. Pergunte-se o motivo pelo qual você quer aprender inglês e tenha isso como uma meta de vida.

Se você quiser saber mais sobre esse assunto, dá uma olhada nesses posts:

Não tem dinheiro agora

Depois do “Não tenho tempo”, não tenho dinheiro é uma das principais questões que as pessoas dizem para não aprender inglês. Esse é um dos principais pontos que, no ponto de vista dessas pessoas, impedem elas de aprender inglês.

Então, para essa dificuldade, o que eu posso dizer é: use e abuse dos conteúdos gratuitos disponíveis na internet.

Eu mesmo produzo de segunda à sexta dois posts por dia, no sábado mais um e no domingo eu descanso né! Sou filho de Deus também e mereço um descanso… hehehe

Mas, só no meu blog, você encontra muuuitos conteúdos gratuitos. Sem falar que tem vários vídeos, séries, músicas em inglês que podem te ajudar a aprender mais sobre o assunto. E todos eles de graça!

Então, dinheiro não é problema para aprender inglês, ok? Se você tiver foco, vai poder aprender inglês com os conteúdos disponíveis online gratuitamente.

Não gosta de estudar

Por causa do método de ensino antigo, onde os alunos ficavam horas estudando inglês dentro de uma sala de aula e acompanhados de uma apostila, muitos acham que para aprender inglês precisam passar por isso também.

Precisam ficar horas estudando a teoria, aprendendo as regras gramaticais e milhares de vocabulários em inglês.

Bom, não vou te dizer que você pode esquecer a teoria e aprender inglês sem ela, pois isso não é verdade.

Mas, o que eu posso te dizer sobre isso é que o 8 e o 80, tem o meio termo.

Então, para aprender inglês, você também precisa focar na prática, afinal de contas, um idioma é algo vivo. Mas, também precisa aprender um pouco da teoria…

Você já me viu falando sobre a lei dos paretos? Aplicada ao inglês, ela diz que para aprender 80% do inglês, você precisa aprender 20% das regras gramaticais e vocabulários, afinal de contas, são esses 20% os mais usados no dia a dia. E é nisso que você precisa focar…. E muito, mas muito mesmo, na prática! É ela que vai te fazer aprender a teoria…

Vergonha de praticar

E, já que estávamos falando de prática no tópico anterior, ela também me lembra que muitos brasileiros têm dificuldades para falar inglês, para praticar o inglês.

Acredito que isso tem muito a ver com a vergonha de alguém perceber que está falando algo errado. Mas, principalmente no início do aprendizado, isso é muito normal.

Se você não praticar, o maior prejudicado é você! Sendo assim, não tenha vergonha de errar… Afinal de contas, um erro é também uma oportunidade de aprendizado.

Caso fale alguma coisa errada e alguém te corrija, isso quer dizer que você está tendo uma oportunidade de aprender algo que ainda não sabe. Então, foque nisso!

Achar que não nasceu para aprender inglês

E dentre todas as dificuldades listadas aqui, eu diria que essa é a que está mais relacionada com os nossos pensamentos, a nossa mente. Mudar uma visão de vida nem sempre é fácil, mas você vai conseguir….

Afinal de contas, achar que não nasceu para aprender inglês é algo que está muito mais na nossa mente do que no nosso dia a dia.

Então, se você acha que não nasceu para aprender inglês, comece a se questionar sobre os métodos de aprendizado em que você usou para aprender inglês. Com certeza você não achou aquele que melhor se adapta a você e sua rotina.

Portanto, se você está passando por essas dificuldades, dá uma olhada nesses posts:

Bom, são essas as dificuldades que eu tinha para comentar com você hoje! 🙂

Mais uma vez, muito obrigado pela sua companhia e não esqueça de compartilhar esse conteúdo com os seus amigos, combinado? Vamos ajudar as pessoas a superarem as suas dificuldades e ficarem fluentes em inglês.

Conto com você nessa missão!

Além disso, se tiver alguma dúvida, é só comentar aqui no blog. Conte comigo também! 🙂

Abraços, see you!