5 Dicas para você melhorar sua pronúncia no inglês

Olá, hello…

How are you? Como você está?

Como eu sempre falo, na hora de estudar inglês é muito importante que você consiga balancear o seu conhecimento entre a fala, a escuta, a escrita e a leitura. Afinal de contas, é isso que irá te dar a fluência de verdade, e não saber bem apenas um deles.

Dentro disso, quando o assunto é a fala, muitas pessoas acabam estudando apenas a colocação gramatical de cada uma das palavras e etc, e acabam esquecendo do sotaque que deve ser usado, ou seja, da pronúncia.

Já ouvi vários relatos de brasileiros que foram para o exterior e quando falavam alguma coisa, os nativos não entendiam ao certo do que estavam falando. Eles tinham certeza que estavam usando a gramática certa, as palavras certas, mas mesmo assim eles não entendiam do que estavam falando.

Sabe porque isso acontece? Por causa da pronúncia! Então, saber falar bem, pronunciar bem alguma palavra, é fundamental não só para ser entendido, como também para não ser entendido errado. O que é bem comum acontecer.

Sendo assim, eu já foquei nesse assunto da pronúncia algumas vezes aqui no blog e também nos meus vídeos do Youtube. Só que ainda tenho muito o que falar sobre esse assunto.

Por isso, no post de hoje resolvi compartilhar com você 5 dicas para melhorar a sua pronúncia no inglês.

Mas, como hoje é sábado, antes disso, quero fazer uma revisão dos posts da semana com você.

Nessa revisão, eu compartilho contigo um resumo de cada um dos posts que publiquei na semana com o objetivo de te ajudar a estudar aquilo que realmente te interessa.

Sei que muita gente deixa para estudar inglês apenas no sábado, que é quando tem mais tempo para isso. Apesar de achar essa prática errada, pois no meu ponto de vista vocês devem ter contato com o inglês diariamente, eu acabo apoiando vocês ao produzir esses conteúdos no sábado.

Eu considero que o mais importante é que você consiga manter uma rotina de estudo de inglês. Se der para ser todos os dias, ótimo. E se não der, bom, vamos trabalhar com a realidade, não é mesmo?

Então, vamos lá… Vamos começar a revisão dos posts da semana.

Revisão dos posts da semana

Não sei se você sabe, mas de segunda à sexta eu publico dois posts por dia. Neles, eu dou várias dicas que irão facilitar o seu aprendizado de inglês.

Além desses posts, no sábado eu também compartilho mais um post com a revisão dos posts da semana e também falando sobre algum assunto que eu acredito ser bem importante para você chegar mais rápido na sua fluência de inglês.

E, claro, não priorizando apenas a velocidade do seu aprendizado, mas também a qualidade dele.

Falando nisso, você já ouviu falar na lei dos paretos? Ela diz que para aprender alguma coisa, 20% dos seus esforços geram 80% dos resultados.

Aplicando isso para o inglês, eu digo que você precisa saber apenas 20% das regras gramaticais, dos vocabulários, para ter 80% da sua fluência.

Isso porque no dia a dia nós usamos basicamente sempre as mesmas palavras, seja no português, seja no inglês ou em qualquer outra língua. E, ao menos no início, é no aprendizado desses 20% que você deve focar.

Então, para aprender inglês rápido e com qualidade, são nesses 20% que você deve investir nos seus estudos e etc.

E, sabendo disso, meus conteúdos são sempre focados no que você realmente precisa aprender para ser fluente em inglês. Sendo assim, chegou a hora de fazermos a revisão dos posts dessa semana.

Receitas em Inglês #Neely’s BBQ Sauce

Não é só brasileiro que adora um churrasco, o americano também adora. Porém, no nosso caso, as tradições são um pouco diferente.

Até onde eu sei, o pessoal do sul do Brasil se ofende quando a gente quer colocar algum tempero ou algo a mais na carne. Para eles, carne boa é aquela que você precisa colocar apenas sal e deixar assar… Me corrijam se eu estiver errado.

Porém, nós americanos adoramos um molho no churrasco! E nesse post, eu compartilhei com vocês uma receita em inglês para fazer um dos molhos para churrasco e espero que você goste.

Dá uma olhada na receita:

Receitas em Inglês #Neely’s BBQ Sauce

Como se diz “Entrar numa Fria” em inglês?

Quem nunca entrou numa fria, não é mesmo? Mas, você pode evitar entrar numa fria se souber dizer “entrar numa fria” no momento em que você precisar dizer isso em inglês… heheheh

Entendeu o trocadilho? hahaha

Brincadeiras a parte, nesse post da série “como se diz em inglês”, você vai aprender a dizer “entrar numa fria” em inglês.

Então, agora é só acessar:

Como se diz “Entrar numa Fria” em inglês?

Frases condicionais em inglês

Sabe quando você fala que só vai fazer alguma coisa se outra coisa acontecer? Ou quando você fala que se tivesse estudado mais teria passado no teste?

Esses são exemplos de frases condicionadas, que para acontecer alguma coisa você está condicionado a outra coisa.

Então, nesse post que estou compartilhando agora com você, eu falei sobre como usar as frases condicionais em inglês. E na verdade tem vários tipos de frases condicionadas…

Se você quiser saber melhor quais são e como usá-las no inglês, dá uma olhada nesse link:

Frases condicionais em inglês

Aprender Inglês com Música #Help Me Out

De todas as formas de aprender inglês se divertindo, eu sei que muita gente acredita que aprender através da música é a mais divertida de todas, a melhor de todas.

Então, por saber disso, eu criei essa série de posts onde compartilho com você dicas de músicas para aprender inglês e ainda se divertir dançando, cantando,…

Afinal de contas, quem canta seus males espanta, não é mesmo? Então, dá uma olhada na música que eu selecionei para você aprender inglês dessa vez:

Aprender Inglês com Música #Help Me Out

Pergunte Ao Gringo: Não consigo aprender inglês

Diariamente eu recebo várias perguntas dos meus seguidores no meu blog, redes sociais, email,… Enfim!

Algumas delas são bem comuns e eu recebo até mesmo mais de uma vez por dia. E a pergunta que vou responder nesse post é mais uma delas… Não consigo aprender inglês, o que eu faço?

Se você está se sentindo assim, está na hora de ler esse post (e se tiver alguma outra dúvida, coloca aqui no blog. Quem sabe você é o próximo que aparece aqui nas minhas postagens, não é mesmo?):

Pergunte Ao Gringo: Não consigo aprender inglês

Aprender Inglês com Seriados #Dora The Explorer

Nesse post eu resolvi arriscar um pouco! Quem acompanha a série de dicas de seriado para aprender inglês, sabe que eu sempre compartilho dicas de seriados bem diferentes um do outro.

Tem comédia, aventura, suspense… Mas, dessa vez resolvi compartilhar com você uma dica de desenho infantil.

Meu objetivo com isso é fazer com que você, que tem filhos e acredita não ter tempo para estudar inglês, possa ficar com seus filhos e aprender inglês ao mesmo tempo. Demais, não?

Então, dá uma olhada nessa dica de desenho que é muito legal:

Aprender Inglês com Seriados #Dora The Explorer

Advérbios de tempo e lugar em inglês

Como eu falei no início desse tópico de revisão dos posts da semana, é bem importante que principalmente no início do seu aprendizado você foque em aprender o que é mais importante, o que é mais usado.

E, os advérbios são um exemplo disso…. Eles são bastante usados e tem vários tipos deles! Por isso, é bem importante você entender bem como usá-los.

Sendo assim, nesse post, eu compartilhei algumas dicas de como usar e quais são os advérbios de tempo e lugar em inglês.

Dá uma olhada neles e veja se já conhecia todos:

Advérbios de tempo e lugar em inglês

Texto em inglês #How to Celebrate Holidays on the Road

Tem muita gente que ama viajar e que realmente vive viajando. Porém, você já parou para pensar como elas fazem para comemorar as feriados, as datas festivas estando na estrada e longe da família?

É sobre isso que esse texto vai falar… Então, além de aprender inglês, você também vai conhecer um pouco mais sobre a realidade de pessoas que passam por essas situações.

Boa leitura:

Texto em inglês #How to Celebrate Holidays on the Road

3 formas diferentes de aprender inglês

Muita gente acredita que aprender inglês só é possível se você está numa sala de aula, acompanhado de várias apostilas, não é mesmo?

Porém, eu defendo que não é bem assim! Você pode aprender inglês de diversas maneiras além dessa.

Então, nesse post que estou compartilhando agora com você, eu falei de três formas em que é possível aprender inglês de formas diferentes dessa que eu acabei de falar (com apostilas e estando em uma sala de aula).

Ficou curioso ou curiosa para saber mais? Então, é só acessar o post:

3 formas diferentes de aprender inglês

5 dificuldades ao estudar inglês e como superá-las

Você pode ter certeza que, mesmo que arrasa na hora de falar inglês, passou ou passa por alguma dificuldade no seu aprendizado.

A diferença é que, enquanto muitos apenas reclamam e não buscam uma solução para aquela dificuldade, outros buscam uma solução e conseguem superar aquilo.

Então, se você está no time de pessoas que conseguem superar essa dificuldade, te convido para ler esse post.

Nele eu vou compartilhar 5 dificuldades que normalmente os estudantes de inglês passam e, além disso, vou compartilhar dicas de como superá-las.

E aí, quer saber mais sobre o assunto? É bem fácil… Basta clicar nesse link:

5 dificuldades ao estudar inglês e como superá-las

E assim nós terminas mais uma revisão dos posts da semana! O que você tem achado desse resumo? Tem te ajudado a manter a rotina de estudos?

Espero que sim, pois manter essa rotina é bem importante. Eu sei que tem muita gente que só de ouvir falar na palavra rotina já fica arrepiado, mas se você realmente está comprometido em realizar as suas metas, em fazê-las acontecer, a rotina é uma parte bem importante nesse processo.

Dito isso, agora chegou a hora de falar com você sobre as dicas para melhorar a sua pronúncia no inglês.

Está preparado? Está preparada? Vamos lá…

5 Dicas para você melhorar sua pronúncia no inglês

Como eu disse antes, aprender a falar bem o inglês é muito importante. E muitos não acreditam, mas é verdade… Você não tem como falar inglês usando o sotaque de português! Sim, cada idioma tem a sua forma de se falar…

O francês, por exemplo, é famoso pelo bico que faz com a boca para poder falar algumas palavras. E você não tem como falar francês sem fazer esse bico… O mesmo vale para qualquer idioma, cada um deles têm a sua particularidade. E no inglês não é diferente.

Sendo assim, para falar bem o inglês, você precisa esquecer o seu jeito de falar português e aprender a falar do jeito que o inglês fala.

Mas, como fazer isso? É sobre esse assunto que vou falar agora com você.

Vou compartilhar contigo 5 dicas que irão te ajudar a entender melhor como falar em inglês do jeito certo, do jeito em que o nativo realmente irá te entender e conversar contigo de igual para igual.

Então, está preparado para receber essas dicas? Vamos lá…

Grave você falando inglês

Pode parecer engraçado e até mesmo você pode ficar com vergonha de escutar a sua própria voz. Mas, pode ter certeza que isso irá te ajudar muito a entender melhor como você pronuncia as palavras e como pode ajudar a melhorar essa pronúncia.

Então, pegue seu celular, que hoje em dia eu imagino que todos eles têm um gravador de voz, e grave você mesmo falando inglês.

Depois, na hora de escutar, preste atenção se o jeito em que você está falando está semelhante ao de um nativo. Se não estiver, o que está faltando? O que você está fazendo de errado?

Uma dica legal é você escutar alguém falando uma frase em inglês e repetir ela para o gravador, assim, você terá uma base de referência para comparar o seu áudio com o áudio do nativo em inglês.

Agora que você já sabe disso, é só colocar em prática! 🙂

Concentre-se na pronúncia na hora de ouvir as músicas

Nas rádios brasileiras sempre tem músicas em inglês, não é mesmo? Sem falar que na internet tá cheiiiiooo de músicas em inglês.

Sendo assim, além de escutá-las e dançar muito com elas, você também pode aprender a cantá-las e também prestar atenção ao sotaque em que está sendo usado durante a música.

Como o cantor está pronunciando cada uma das palavras, qual a entonação, o sotaque. E depois, claro, repita. Solte a sua voz e coloque em prática a pronúncia que acabou de aprender… Tenho certeza que você vai aprender muito!

Ah, lembra aquela dica que eu dei ali em cima sobre gravar a voz? Se você quiser, vale gravar você cantando a música também… Vai que descobre um novo talento na música brasileira, não é mesmo? hehehe

Ouça muitos áudios em inglês, todos os dias

Seja através de um vídeo, de uma música, de um podcast…. não importa! O mais importante é você ter noção de que todos os dias você precisa ter contato com áudios em inglês.

Sabe aquela história que de ler te ajuda a escrever melhor? O mesmo acontece nesse caso… Só que você precisa escutar os áudios para aprender a falar melhor…

Então, além das músicas, busque alguns podcasts em inglês. Tem vários muito bacanas sobre os mais diversos assuntos. Assim, além de aprender inglês, você também aprenderá um pouco mais sobre o assunto que eles estarão comentando.

Não tenha vergonha de imitar

Tem um personagem na série que você adora? Ou então qualquer outra pessoa que fale inglês e que você curte, você admira?

Então, tá na hora de começar a imitar essa pessoa… Sempre que você ouvir ela falando alguma coisa, repita o que ela falou e do jeito que ela falou.

Além de ser engraçado, não tenha dúvidas que você irá aprender muito inglês usando essa técnica.

Mas, para isso acontecer, é fundamental que você escolha um modelo certo, não é mesmo?

Afinal de contas, nada adianta você se espalhar em uma pessoa que na verdade não sabe falar inglês bem.

Além disso, é importante você saber se quer focar mais o seu aprendizado no sotaque americano, no inglês ou em algum outro. Aí, nesses casos, você terá que escolher um nativo do país que você escolheu.

E, não sei se você sabe, mas os sotaques são bem diferentes. Então, você pode até mesmo aprender todos os sotaques. Mas, meu conselho é que você foque inicialmente em apenas um deles.

Leia em voz alta para você mesmo

Tem vários discursos disponíveis na internet de pessoas famosas que falaram para um turma de recém-formados, ou então para um grande grupo sobre algum assunto importante.

Você pode, por exemplo, pegar essa versão disponível na internet e ler como se fosse a pessoa que estivesse discursando. Pode ler para você mesmo, e de preferência em voz alta e manter isso como uma rotina diária.

Claro que se não achar nenhum discurso, isso não importa. Afinal de contas, você pode ler qualquer texto que achar na internet ou que você tiver acesso.

O mais importante é você manter a rotina de ler para você mesmo o conteúdo em questão. Não tenha dúvidas de que você pode aprender muito fazendo isso.

Bom, essas eram as 5 dicas que eu tinha para compartilhar contigo. O que achou? Tinha alguma dessas que você já colocava em prática?

Se tiver mais alguma sugestão de dicas para ajudar nossos seguidores a melhorar a sua pronúncia, por favor, comente aqui no blog.

Eu já escrevi vários posts em que minha inspiração eram vocês, os comentários que deixaram aqui ou então no meu email, redes sociais e afins.

A sua participação para mim é fundamental, mostra que estou no caminho certo e que realmente estou ajudando milhares de pessoas todos os dias. Essa é minha grande missão…

Fazer com que o máximo de brasileiros sejam fluente em inglês. E sinto que estou caminhando em uma velocidade muito rápido nessa direção…

E, se você está lendo esse post agora, é porque faz parte desse sonho. E quero te agradecer e te parabenizar por estar comprometido com você mesmo.

Quem fala inglês sabe quantas portas esse idioma pode abrir nas nossas vidas.

São melhores oportunidades profissionais, com melhores salários, melhor qualidade de vida. Mas também mais oportunidades de conhecer pessoas e lugares do mundo inteiro, o que abre nossa mente para várias outras coisas.

E uma mente que se abre para novas ideias, não volta jamais para o lugar em que estava antes.

Tudo que eu desejo para você é que consiga isso, melhores oportunidades de vida, realização dos seus sonhos, foco e determinação para chegar onde você quiser.

E, nessa caminhada ruma ao aprendizado de inglês, já sabe que eu sou seu companheiro, não é mesmo? Isso se você me deixar entrar nessa com você…

Então, por hoje é isso! Desejo toda a sabedoria do mundo para você conquistar todos os seus sonhos… Conte sempre comigo!

Se gostou do que conversamos hoje, não esqueça de compartilhar com os seus amigos também, ok?

Abraços e até mais!

Bye, bye… see you!