5 Dicas para memorizar os verbos irregulares

Olá, hello!

How are you? Como você está?

Mais um final de semana chegou e, como quem já me acompanha sabe, hoje é dia de fazer uma revisão dos posts da semana e também falar sobre um assunto novo e muito importante para vocês que querem aprender inglês de um jeito fácil e divertido. Claro que todas as dicas que eu dou aqui no blog são com esse objetivo, mas as de sábado tem um sabor especial…

Digo que tem um sabor especial pois normalmente é no sábado que as pessoas conseguem parar para estudar inglês. Apesar de eu achar isso um pouco ruim para a sua curva de aprendizado, também entendo as pessoas que fazem isso. Sem dúvida alguma é melhor estudar ou praticar o inglês apenas no Sábado do que não estudar inglês em momento algum.

Mas, se você está se perguntando qual seria a rotina ideal de estudo para mim, te diria que seria ter o máximo de contato com o inglês que você puder.

Para conquistar sua fluência no inglês, você não precisa se debruçar por horas em um livro diariamente. Existem outras formas mais divertidas de praticar inglês e aprender o idioma… Através das músicas, vídeos, textos, conversas e até mesmo receitas. Basta você ter força de vontade e usar a imaginação…

Então, o que você acha que pode começar a fazer diariamente para conquistar sua fluência no inglês?

Eu diria para você entrar todos os dias aqui no blog…. Mas, se não for possível, vale também você escutar uma música em inglês, assistir uma série, ler o noticiário. Enfim, fazer uma atividade em inglês que irá despertar a sua vontade de estar cada vez mais em contato com o idioma.

No começo pode ser difícil, você não vai entender muita coisa. Mas, quando começar a entender o que os outros estão dizendo em inglês, ou o que está escrito em inglês, você vai ver que isso vai te motivar para você ir cada vez mais em busca de novas informações, novos aprendizados e novas formas de praticar o seu inglês.

E conte comigo, sempre, para te ajudar nisso, combinado?

A prova que você pode contar comigo para te ajudar a aprender inglês é que, mesmo acreditando que ter contato diário com o inglês é a melhor alternativa para você ser fluente no inglês, eu entendo que tem pessoas que não conseguem isso e, consequentemente, não conseguem acessar meu blog diariamente.

Sendo assim, por saber dessa realidade, comecei a fazer uma revisão dos posts da semana nos posts de sábado. O que você achou da ideia? Me diga, estou bem curioso para saber da sua opinião, afinal de contas, tudo que faço aqui é para você. E, se não estiver fazendo sentido ou não estiver te ajudando, pra mim não tem motivo nenhum continuar fazendo.

Mas, pelo que tenho visto de feedback dos meus seguidores, esse conteúdo no sábado tem ajudado muito eles a otimizarem seu tempo no estudo de inglês. E eu fico realmente muito feliz com isso…

Então, que tal começarmos a revisão dos posts dessa semana? Vamos lá…

Revisão dos posts da semana

Então, como eu acabei de falar, chegou a hora da revisão dos posts da semana.

Nessa revisão, eu faço um resumo dos posts que eu publiquei na última semana e você decide se quer ler ele ou não.

Mas, antes que você faça essa decisão, vou compartilhar com você um dado muito importante.

Você sabia que para o cérebro aprender alguma coisa ele precisa de repetição? Isso mesmo! Você só vai aprender de verdade algum conteúdo ou alguma informação, se você repetir ela de forma natural várias vezes na sua mente.

Se isso não acontecer, se a informação for inútil, você vai esquecer. Então, caso você encontre algum post por aqui que você acredita que já saiba o conteúdo, essa pode ser uma boa chance para reforçar tudo que aprendeu e dar a repetição que seu cérebro tanto precisa.

Dito isso, vamos começar nossa revisão? Vamos lá…

Texto em inglês #A True Friend

Aprender inglês com textos, para quem gosta de ler, pode ser algo bem divertido. Já soube de vários adolescentes, por exemplo, que aprenderam inglês lendo livros que estavam na moda naquela época, como por exemplo o Harry Potter.

Mas, aqui no blog, não tenho como te passar o livro inteiro do Harry Potter, não é mesmo? Por isso, para iniciarmos, eu foco em compartilhar com você alguns pequenos textos em inglês e te ajudar na tradução.

Só não vale ir direto para a tradução, combinado? Primeiro leia a versão em inglês, tente entender, e depois, se tiver alguma dúvida, confirma isso lendo a tradução.

Ficou curioso ou curiosa para saber mais sobre o texto de hoje? Então, dá uma olhada:

Texto em inglês #A True Friend

Desafio Você Fluente em Inglês – 15 dias

Eu vejo que tem muita gente acreditando que para ser fluente em inglês você precisa de anos estudando, trancado em uma sala de aula e etc, etc.

Mas, vou te dizer que não é bem assim… Você acreditou nisso por anos pois os donos de escolas de inglês queriam que você acreditasse nisso. Pois, quanto mais tempo você demora para aprender, mais tempo você irá pagar a mensalidade e mais lucros essas escolas terão.

Porém, hoje em dia a gente sabe que não é bem assim. Eu já tive alunos que aprenderam inglês em meses, e até mesmo em semanas. E você, está pronto para aprender inglês rapidamente?

Nesse post, eu compartilhei com vocês o Desafio Você Fluente em Inglês. Vale a pena conhecer, então, dá uma olhada:

Desafio Você Fluente em Inglês – 15 dias

Dica de ouro para aprender inglês gratuitamente

Eu vejo que muitas pessoas acreditam que precisam investir uma grana alta para aprender inglês ou até mesmo para fazer seus filhos, por exemplo, aprenderem inglês.

Bom, eu estou aqui para quebrar essa crença. Se você quer descobrir como é possível aprender inglês sem investir um centavo, dá uma olhada nesse post que eu preparei para você:

Dica de ouro para aprender inglês gratuitamente

Receitas em Inglês #Ferrero Rocher Cheesecake

Nossa, esse receita não é nada saudável não é mesmo? Um Cheesecake de Ferrero Rocher!

Mas, como eu sei que tem muita gente que gosta de receitas não saudáveis, eu resolvi compartilhar essa receita com você para que, além de se deliciar comendo essa maravilha, você também possa aprender inglês.

O que acha da ideia? Se quiser saber mais, é só acessar o post:

Receitas em Inglês #Ferrero Rocher Cheesecake

3 dicas para você treinar a sua escrita

Tem muita gente que foca demais em aprender a falar inglês, e esquece que além de falar, tem outras habilidades que precisamos desenvolver na hora de ser fluente em um idioma.

E uma delas é a escrita… Você já parou para pensar em quanto do seu tempo você dedica para ela? Para a escrita?

Bom, independentemente da resposta, acredito que essas dicas serão bem importantes para você.

Então, se você quer ter acesso a dicas poderosas que vão te fazer escrever melhor em inglês, dá uma olhada nesse post:

3 dicas para você treinar a sua escrita

Qual a diferença entre Advice e Advise?

Pois, tem diferença entre essas palavras, sim. Afinal de contas, uma pequena letra no meio de uma palavra pode ser crucial para mudar todo o seu significado.

E é o que aconteceu com essas duas palavras… Advice e Advise!

Você sabe a diferença entre elas? Se não souber, está na hora de acessar mais um dos posts da série “qual a diferença”. Nessa série de post, eu compartilho com você dicas de algumas palavras que parecem ser iguais, mas não são.

Além disso, é claro, eu também falo sobre quais são essas diferenças.

Então, acessa aí o post e saiba mais:

Qual a diferença entre Advice e Advise?

3 dicas para identificar o tempo verbal em inglês

Eu que acompanho milhares de alunos diariamente, pessoas que buscam conquistar sua fluência no inglês, sei o quanto alguns temas no inglês podem ser bem difíceis para elas.

E, nesse caso, saber a diferença e quando usar cada um dos tempos verbais em inglês é um desses exemplos. Os brasileiros têm muitas dificuldades com esse assunto, principalmente porque as regras gramaticais do inglês são diferentes do português. E isso é um dos principais causadores dessas confusões…

E, se você quiser não fazer mais essa confusão, está na hora de acessar esse post, onde dei 3 dicas para você conseguir identificar mais facilmente quais são os tempos verbais que você deve usar em cada situação.

Dá uma olhada:

3 dicas para identificar o tempo verbal em inglês

Como se diz “Fazer Vista Grossa” em inglês?

Tem algumas, ou várias, palavras e expressões em português que a tradução para o inglês não é literal, apesar de ter o mesmo significado.

Esse é o caso da expressão “fazer vista grossa” em inglês, você já parou para pensar como se diz isso em inglês? Bom, nesse caso pode ter certeza que a tradução não é litera…

Mas, se não é literal, então como fazemos essa tradução?

Saiba mais nesse post:

Como se diz “Fazer Vista Grossa” em inglês?

Minha Viagem até o Brasil: A Revelação Que Tive

Faz bem pouco tempo que estive no Brasil e, como sempre, a minha visita foi maravilhosa. Amei estar aí, conhecer mais brasileiros e ficar mais próximo desse povo que eu amo.

Mas, além disso, também aproveitei essa viagem para estar mais próximo da minha equipe.. Afinal de contas, sozinho a gente não chega em lugar nenhum, não é mesmo?

E, com isso tudo, eu tive uma revelação muito grande! E, como ela era realmente importante, resolvi escrever um post no blog falando sobre isso e compartilhando essa revelação com você.

Quer saber que revelação é essa? Então, dá uma olhada nesse post:

Minha Viagem até o Brasil: A Revelação Que Tive

Aprender Inglês Online com Vídeos #From Struggle Comes Success

Outra forma de aprender inglês de um jeito divertido, ou então de um jeito diferente daquele em que você deve ficar acompanhado de uma apostila e trancado em uma sala de aula, é através dos vídeos.

Sabendo disso, eu resolvi criar uma série de posts aqui no blog onde compartilho dicas de vídeos online que você pode assistir e que te ajudarão a aprender inglês.

Que tal assistir o vídeo dessa semana, em que compartilhei com você uma dica para sair da fase difícil e ir direto para o sucesso?

Vamos lá, você consegue… aperte o play nesse vídeo e veja como:

Aprender Inglês Online com Vídeos #From Struggle Comes Success

Bom, dessa forma encerramos a revisão dos posts da semana. Foi muito conteúdo, e muito conteúdo bom, não é mesmo?

Se você tiver alguma dúvida, alguma dificuldade que está passando em relação ao seu aprendizado de inglês, conte comigo para solucioná-las, combinado?

E, falando em dificuldades, um outro ponto que eu sei que pega na hora de aprender inglês par aos brasileiros são os verbos irregulares.

Por isso, esse é o tema do post de hoje. E eu vou falar sobre isso agora mesmo….

5 Dicas para memorizar os verbos irregulares

Bom, agora chegou a hora de falar dos tenebrosos verbos irregulares… falo tenebrosos, pois é assim que muitas pessoas acham que eles são, mas vou te dizer que não é tudo isso, não, viu? Com essas dicas que vou te passar hoje, você vai memorizar todos eles e não terá mais dificuldade quanto a esse assunto.

E, antes de te falar sobre as dicas, quero te chamar a atenção para uma coisa… Você sabia que a maioria dos verbos são regulares? Isso mesmo! A maioria dos verbos que falamos no inglês são regulares! Sendo assim, as dicas que vou te dar hoje para os verbos irregulares, serão usadas nas minorias das vezes.

E isso também quer dizer que temos poucos verbos irregulares para memorizar, então, é hora de saber como não esquecer mais eles e não errar mais nesse assunto, você está pronto?

(só uma observação, se você não sabe o que são verbos irregulares, dá uma olhada nesse post: Verbos irregulares no inglês: Você vai aprender!)

Crie mapas mentais

Mapas mentais são usados para organizar os nossos pensamentos, e são ótimos parceiros na hora de estudar os verbos irregulares.

Nesse caso, você pode separar os verbos irregulares por suas similaridades, ou seja, os verbos que durante a conjugação permanecem o mesmo, entrarão em uma lista. Já os verbos irregulares que tem a terminação igual, entra em outra lista e por aí vai.

Você pode montar seus mapas mentais usando caneta e cartolina, por exemplo, mas também pode criar através de aplicativos online. Eu indico que você uso o Mind Meister, mas se você pesquisar no Google com certeza vai aparecer uma série de outros sistemas com esse objetivo.

Foque na prática

Eu sempre falo que a prática e a teoria devem andar lado a lado, e isso não é sem motivo. Falo isso pois quanto mais você pratica, mais fácil ficará memorizar a teoria ou aquilo que você acabou de estudar.

Nosso cérebro precisa de repetição, e você tem que oferecer isso para ele. E através da prática é um ótimo jeito de fazer isso naturalmente…

Por isso, escreva textos e frases usando os verbos irregulares, busque em músicas e diálogos onde estão os verbos irregulares e quais são as suas conjugações, por exemplo.

E vale até mesmo simplesmente conversar com alguém, sobre qualquer assunto, em inglês. Assim, você irá treinar não só os verbos irregulares, como tudo que aprendeu até agora – e também aprender mais coisas.

Ensine os verbos irregulares para alguém

Isso mesmo… Tem alguém estudando inglês junto contigo? Algum colega que precisa aprender inglês? Mesmo que você não seja expert no assunto, vale a pena compartilhar os seus conhecimentos com outra pessoa.

Afinal de contas, para falar sobre o assunto com ela, você precisa saber sobre esse assunto. E, para saber sobre esse assunto, você precisa estudar. Compartilhar esse conhecimento com alguém é uma forma também de motivar você tanto para estudar, quanto também para praticar e oferecer a repetição que nosso cérebro precisa.

Faça relações com os verbos irregulares

Você pode relacionar a prática ou o estudo dos verbos irregulares com alguma lembrança que tem na sua mente, com algum momento ou situação. Você também pode relacionar os verbos com músicas e afim.

Nesse caso, eu não posso te dar exatamente qual é a relação que você poderá fazer pois, quanto mais pessoal ela for, melhor vai ser essa relação.

Mas, pense que para facilitar a sua memorização desse conteúdo, é importante você relacionar essas palavras com algum momento, música ou situação, combinado?

Estude em horários alternados

Isso mesmo, estudar em horários alternados vai facilitar o seu aprendizado. Mas, o que eu quero dizer com horários alternados?

Quero dizer que você pode estudar pela manha, depois deixar para estudar o conteúdo novamente durante a tarde do outro dia. Dar um espaçamento entre as revisões do que estudou. Isso vai facilitar bastante a memorização, afinal de contas, vai ser como se tivesse aprendendo de novo, caso o seu cérebro não tenha decorado bem o que acabou de estudar. E, ao mesmo tempo, a informação estará fresquinha na sua mente para ele relembrar.

Bom, essas são as dicas que eu tinha para compartilhar com você. Lembrando que, além disso tudo, tem algumas coisas padrões que seria legal você fazer.

Como por exemplo, manter uma rotina de estudos, se alimentar bem, o ideal é estudar antes de dormir ou logo depois de levantar (são os horários que seu cérebro estão mais propícios a receber essas informações), e, claro, foque sempre no seu descanso também. Para uma boa memorização, o equilíbrio é a chave de tudo.

Então, é muito importante que você esteja focado nisso também, ok? No equilíbrio entre estudo, trabalho, vida pessoa, profissional e por aí vai.

Saber focar no que realmente nos interessa é realmente um desafio e tanto, afinal de contas, sempre tem outras coisas para desviar a nossa atenção. Por isso, nesses momentos é bem importante você ter a sua meta, a sua motivação, bem claro na sua mente. É ela quem vai te ajudar a se manter no caminho daquilo que você sonhou.

Eu, por exemplo, entre trabalho, família e afins, consegui aprender inglês em 4 meses. Mas, teve alunos meus que estavam super focados, e conseguiram aprender inglês em apenas 6 semanas. Claro que para conquistar isso eles ficaram horas e horas dos seus dias focados única e exclusivamente no estudo de inglês.

Abriram mão de muitas coisas para poderem chegar onde chegaram, para poderem conquistar a fluência em inglês tão rápido. E com certeza a metodologia que eu compartilho no meu curso fez toda a diferença, pois eu já tinha trilhado o caminho das pedras e entreguei todas as dicas para ele.

Se você ficou interessado em saber um pouco mais sobre os meus cursos, o meu trabalho, dá uma olhada nesse post: Kevin: Você Tem Um Curso ou Só Videos no YouTube?. 

Ele vai te ajudar a conhecer um pouco mais sobre os conteúdos que produzo. Como meu objetivo é fazer com que o máximo de brasileiros aprendam inglês, eu compartilho muitos conteúdos gratuitamente. E isso faz com que muitas pessoas me perguntem o que respondi nesse post que acabei de compartilhar.

Se você também é uma dessas pessoas, vai valer a pena ler esse post.

Então por hoje é isso… Muito obrigado por me acompanhar, mais uma vez, e sinta-se sempre a vontade para me fazer qualquer pergunta que achar necessário, ok? Será um prazer para mim responder o seu questionamento.

Além disso, não esqueça de compartilhar com os seus amigos as dicas que vimos hoje, ou seja, compartilhar esse post. Tenho certeza que eles vão aprender muita coisa com o conteúdo que compartilhei nesse post, e em todos os outros também, na verdade. hehehe

Abraços e até mais..

Bye, bye!