5 Dica para começar a pensar em inglês

Olá, hello…

How are you today? Como você está hoje?

Eu ando bem pensativo… Você sabe que todos os posts que eu faço aqui são feitos para você, não é mesmo? Para as suas necessidades e dificuldades em relação ao aprendizado de inglês…

Bom, eu estava pensando sobre isso e me veio uma ideia na cabeça, e sabe qual foi a ideia? Falar sobre como começar a pensar em inglês… Claro que para mim isso é bem natural, como é para você o português.

Porém, quando eu preciso falar em português, isso não é tão natural para mim quanto é para você… Mas, para eu poder ser realmente fluente em português, tive que aprender a pensar em português. E a mesma dica eu compartilho com você….

Para que consiga atingir a fluência em inglês de um jeito fácil e divertido, você precisa começar a pensar em inglês – quando quiser falar em inglês, claro…

Mas aí você deve me perguntar: o que o Kevin quer dizer com aprender a pensar em inglês?

O que eu quero dizer é que você não precisa ficar traduzindo na sua cabeça tudo o que as pessoas falam em inglês para você… Se começar a pensar em inglês, de verdade, as palavras simplesmente começarão a sair da sua boca… Pois elas serão um reflexo do que estará na sua mente.

E aí está um ponto muito importante, que é a diferença entre entender o inglês e traduzir o inglês. Esse inclusive foi o tema de um dos meus posts aqui no blog, dá uma olhada nele: Descubra a diferença entre traduzir e entender o inglês.

Mas, antes de falar um pouco melhor sobre esse assunto, eu gostaria de fazer uma revisão contigo dos posts dessa última semana…

Essa também é uma forma de você repassar pelos assuntos que conversamos e memorizar novamente, ou então ter acesso aos ótimos conteúdos que produzo toda a semana.

Então, dá uma olhada neles…

Revisão dos posts da semana

Quando usar were e was?

Como eu disse no início desse post, tudo que produzo é pensando as dúvidas que meus alunos e seguidores têm. Esse é mais um dos posts com essa inspiração…

O verbo to be é algo super estudado e que é um verbo muito importante no inglês, por isso você precisa saber muito bem como usá-lo. Entre as várias formas, tem o were e o was, que nada mais é do que o passado do verbo to be para algumas pessoas.

Porém, não é só para isso que o were e was podem ser usados. Descubra tudo sobre o assunto lendo o post: Quando usar were e was?

Como se diz “manter-se informado” #20

Tem alguns termos em inglês que podem gerar bastante dúvida sobre a sua tradução para o português. E o mesmo vale para o contrário…. Dúvidas sobre traduções que não são literais.

Por isso, eu resolvi fazer essa série de post com o título “como se diz”. E, no post dessa semana, te falei sobre como dizer “manter-se informado” em inglês.

Quer aprender como falar manter-se informado em inglês? Então, acesse o post: Como se diz “manter-se informado” #20.

Inglês que você aprende na escola X inglês no cotidiano

Eu já vi vários brasileiros reclamando que após anos de estudo de inglês, foram para os Estados Unidos e não entenderam nada do que o nativo estava falando. Isso é bem comum acontecer com pessoas que estudam demais o inglês acadêmico e não focam no inglês do dia a dia, do cotidiano do americano, por exemplo.

Se você já fez algum curso meu, ou até mesmo acompanha os conteúdos que produzo aqui no blog, sabe que isso não acontece, pois sempre digo que teoria e prática devem andar lado a lado.

E, para te mostrar quais são as diferenças do inglês que é ensinado nas escolas e o inglês do cotidiano é que eu fiz esse post.

Quer saber mais sobre o assunto? É só ler o post: Inglês que você aprende na escola X inglês no cotidiano.

Aprender Inglês Online com Vídeos #15 Training your memory

Acredito que memorizar os conteúdos seja uma das grandes dificuldades de quem quer aprender inglês, não é mesmo? Ainda mais para aqueles que estão no início do aprendizado.

Por isso, para te ajudar a memorizar melhor tudo que aprendeu e vai aprender em inglês, eu fiz esse post.

Ah, além de aprender dicas para ajudar a sua memória, você também vai treinar seu inglês através de um vídeo. Com certeza essa é uma ótima maneira de ter certeza que o seu aprendizado realmente está de acordo com o que é dito nos países fluentes do inglês.

Quer ver o post? Então, é só clicar: Aprender Inglês Online com Vídeos #15 Training your memory.

Como escrever um e-mail formal em inglês

Digamos que você passou o tempo todo estudando inglês e pensando em formas de acelerar sua fala em inglês. Agora você sabe falar e está em busca de um ótimo emprego…

Porém, para isso, precisa escrever um email formal para o seu empregador. Aí a coisa pode complicar, não é mesmo? Por isso, eu escrevi esse post… Quero te ajudar a aprender a escrever um email formal.

Topa o desafio? Se sim, é só clicar nesse link: Como escrever um e-mail formal em inglês.

Textos em Inglês #19 Filmes para assistir em maio

Aprender inglês vendo filme, lendo textos e etc são algumas maneiras de praticar o seu aprendizado. E eu sempre digo que isso é muito importante…

Por isso, nesse post sobre textos em inglês, além de você ler algo em inglês, você também vai poder conhecer mais sobre alguns filmes que valem a pena assistir em maio.

Se gostar de algum, já sabe né? É hora de assistir cada um deles em inglês mesmo, e ver como será o seu entendimento. Se for muito difícil para você entender sem legenda, vale colocar a legenda em inglês ou até mesmo em português. Porém, se a legenda estiver em português, tente prestar atenção nos diálogos que estão sendo feitos em cada um dos filmes.

Então, quer saber quais foram os 19 filmes? É só ler o post: Textos em Inglês #19 Filmes para assistir em maio.

Profissional fluente em inglês vale mais no mercado

Que o inglês não é mais um diferencial, todo mundo sabe. Porém, como no Brasil ainda tem muitas pessoas que não sabem falar o idioma, esse ainda pode ser um ponto importante para aumentar o seu salário, independentemente da sua posição de trabalho.

Então, falar inglês, além de te trazer ótimas oportunidades de trabalho e de vida, pode também te trazer um salário melhor.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, dá uma olhada nesse post: Profissional fluente em inglês vale mais no mercado.

Aprender Inglês com Seriados #14 Better Call Saul

Bom, eu já falei de filme, já falei de vídeo, de textos… Tudo isso pensando em formas de você praticar o seu inglês. Porém, outra forma super divertida para você fazer isso é através dos seriados que tem feito cada vez mais a cabeça da galera brasileira.

E, um dos grandes sucessos no Brasil tem sido a série Better Call Saul, que é originária de uma outra série muito famosa chamada Braking Bad.

Quer saber mais sobre Better Call Saul? Então, dá uma olhada nesse post: Aprender Inglês com Seriados #14 Better Call Saul.

Como reforçar que o pronome YOU está no plural?

No português você sabe que para falar sobre mais de uma pessoa, é possível usar vocês, certo? Porém, no inglês, tanto o você, quanto o vocês, tem a mesma tradução, que é you.

E, ao saber disso, tem muitos alunos que me perguntam: ok, e como vou fazer para saber qual you está no plural e qual you está no singular?

E é para responder essa pergunta que eu resolvi fazer esse post. Então, se quiser saber mais sobre o assunto, é só clicar no post e aproveitar a leitura: Como reforçar que o pronome YOU está no plural?.

Qual a diferença entre guilt x blame #12

Tem várias palavras no inglês que são facilmente confundidas, por isso criei essa série de posts com o objetivo de mostrar as diferenças entre palavras que parecem iguais, mas não são.

Esse é o caso de guilt e blame, que vejo muitas pessoas confundirem não só seu significado, mas também o momento em que cada uma dessas palavras devem ser usadas.

Quer saber o momento certo de usar elas e nunca mais errar nesse assunto? Então dá uma lida nesse post: Qual a diferença entre guilt x blame #12.

E assim eu encerro a revisão dos posts dessa semana! E aí, gostou deles? Teve alguma ideia de post que eu posso escrever para você? Alguma dúvida… Comenta aqui no blog e quem sabe o próximo post que eu fizer não vai ser inspirado no que você me contou, não é mesmo?

Agora que você já viu a revisão da semana, vamos falar sobre as formas de fazer você pensar em inglês?

Dicas para fazer você pensar em inglês

Antes de mais nada, quero te lembrar que você não é uma máquina que vai sair por aí apertando um botão dentro do seu cérebro para começar a pensar em inglês, ou pensar em português, ok?

Você pode até rir e acha óbvio o que eu acabei de falar, mas eu sei que muita gente deseja isso. Mas, vou te dizer que não é fácil conquistar esse controle da nossa mente…

E, ainda seguindo nesse assunto, vejo que muitas pessoas que voltam de um intercâmbio, por exemplo, e passaram meses ou anos falando em inglês, mesmo sendo nativos do português, acabam tendo dificuldades de lembrar algumas palavras no idioma nativo quando voltam.

Isso acontece pois você acostumou seu cérebro a falar inglês, e agora ele tem que se reacostumar a falar o português. O bom de tudo isso é que nosso cérebro é simplesmente perfeito e vai rapidinho lembrar de tudo o que você precisa… Apenas dê tempo ao tempo.

Mas, e se seu cérebro ainda está acostumado apenas a pensar em português, como fazer para que ele comece também a pensar em inglês?

É sobre isso que vou falar agora para você. Então, prepare-se, pois chegou a hora de falarmos sobre as dicas para te ajudarem a pensar em inglês.

Use o que está em volta para treinar

Sabe aquele tempo que você fica parado no trânsito, em uma fila de banco ou até mesmo esperando o médico te atender em um consultório? Todos esses minutos podem ser aproveitados por você para aprender inglês e treinar se cérebro a pensar em inglês.

Se estiver em qualquer uma dessas situações, ou até mesmo em situações parecidas, pare para olhar em volta… Repare nos objetos, nos acontecimentos, enfim, em tudo que está na sua volta. Como você diria o que está acontecendo na sua frente em inglês? Quais são os nomes do objetos que estão naquele local? Como falaria com um médico, por exemplo, se estivesse num país nativo do inglês?

Comece a pensar sobre esses assuntos e treine o seu inglês… Se não souber falar alguma coisa, não tem problema. Procure no seu celular a tradução para o que está procurando saber, por exemplo, ou até mesmo tente explicar aquilo para você mesmo usando outras palavras – aquelas que você já sabe usar.

Não se preocupe se está falando certo ou errado, apenas se preocupe em pensar e praticar o seu inglês. Esse exercício vai te ajudar bastante não só com os pensamentos em inglês, mas na fala do inglês como um todo, pode ter certeza disso.

Faça as anotações em inglês

Digamos que você está em uma sala de aula, seja de faculdade ou escola, por exemplo. O professor ou professora está ali na frente falando com você na sua língua nativa, o português. Porém, nada te impede de fazer as anotações sobre a aula em inglês, mesmo.

Preste atenção no que o outro diz, faça um resumo com o seu pensamento e depois coloque ele em um papel. Você irá forçar seu cérebro a pensar em inglês e isso com certeza vai ajudar na sua desenvoltura na hora que tiver de conversar com alguém em inglês.

Afinal de contas, a gente sabe que pensar em inglês também melhora a sua comunicação em inglês com outras pessoas.

Leia os números em inglês

Vai anotar o número de alguém no seu celular? Ou então viu uma placa de carro na sua frente? Enfim, não importa qual seja o momento, o que eu quero chamar a sua atenção aqui é para quando você tiver contato com qualquer número, começar a ler ele em inglês.

Pense em como seria falar sobre aquele número em inglês. Essa com certeza é uma grande dificuldade de quem está começando a falar inglês, saber quais são os números em inglês.

Se você começar a pensar em quais são eles na hora de anotar um número, por exemplo, tenho certeza que ficará mais fácil para você aprender a falar sobre eles também.

Comece seu dia com inglês

Eu já falei aqui no blog do roteiro de estudos, onde você irá aprender inglês colocando ele no seu dia a dia. Porém, nessa minha dica de agora, quero que você pare para refletir sobre as suas atividades do dia em inglês.

Por exemplo, “today i’m going to work at my mom’s house. We are going to make a big party for our family. I am very happy.” (hoje eu vou trabalhar a casa da minha mãe. Nós vamos fazer uma grande festa para nossa família. Eu estou muito feliz).

Esse é um jeito simples de falar sobre o seu dia, sobre coisas que você gosta e sobre o que planeja fazer naquele dia que acabou de começar. A princípio, é legal você pensar e usar as palavras que já conhece. Mas, se quiser aproveitar essa oportunidade para pesquisar sobre o que você ainda não sabe em inglês, com certeza é uma boa oportunidade.

Finalize seu dia com inglês

Esse é a mesma lógica do exemplo anterior. Assim como você acordou pensando sobre quais são seus planos para o dia de hoje, você também pode finalizá-lo pensando sobre como foi ele.

Você conseguiu colocar tudo que estava planejando em prática? O que fez de diferente? Acordou cedo ou acordou tarde?

Vou te dar um exemplo:

Today I woke up really late, but it was ok because my boss wasn’t at work. I had lunch at a restaurant with my wife and I went back to work and solved some problems there. In the and of the day, I went home and I played a lot with my kids.

(hoje eu acordei muito atrasado, mas deu tudo certo pois meu chefe não estava no trabalho. I almocei no restaurante com a minha mulher e voltei para o trabalho e resolvi alguns problemas. No final do dia, fui para casa e brinquei com as minhas crianças.)

Não é muito difícil, não é mesmo? Precisa apenas criar o hábito de fazer essas atividades todos os dias. Assim, quando você menos imaginar, estará pensando em inglês.

Se for muito difícil para você criar hábitos, então vou te dar algumas dicas. Essas dicas podem ser aplicadas tanto para o aprendizado de inglês, quanto para qualquer outra coisa que você queira fazer na vida.

Como criar hábitos

Como eu disse antes, criar hábitos é algo que pode ser bem difícil no início, mas depois vai que vai. Então, se você deseja começar a pensar em inglês, também precisa criar hábitos. E, para que essa atividade fique mais fácil, estou compartilhando com você algumas dicas para colocar isso em prática.

Grandes metas, pequenos passos

Se você deseja começar a pensar em inglês, essa é sua grande meta. Então, para chegar nessa grande meta, você precisa traçar diariamente pequenos passos.

Então, sempre se pergunte: o que eu posso fazer hoje para chegar mais perto da minha grande meta, que é começar a pensar em inglês?

Aí, você pode colocar em prática qualquer uma das dicas que eu dei ali em cima.

Não foque na quantidade e sim na qualidade

Se você não conseguir do dia para a noite colocar todas as dicas que citei ali em cima em prática, não tem problema. Isso na verdade é normal acontecer, pois você precisa pegar o hábito de praticar todas elas.

Por isso, no lugar de focar em colocar todas elas em prática, pense em qual delas é mais fácil para você começar colocando em prática. Quando essa atividade virar rotina, aí você começa a segunda, e por aí vai.

Assim, quando você menos perceber, o que era difícil antes, vai virar rotina. Por isso, não foque na quantidade de atividades, e sim na qualidade de cada uma delas.

Mantenha-se motivado

Essa é uma das maiores dificuldades, manter-se motivado. Se por algum motivo você perceber que perdeu sua motivação para praticar o inglês e te fazer pensar em inglês, comece a se perguntar o motivo pelo qual isso aconteceu.

Se parar para analisar, muitas vezes o motivo é bem bobo e pode ser melhorado em dois toques. O importante é você sempre buscar fazer uma autoanálise para identificar oportunidades de melhoria do que você está fazendo e, a partir dessa análise, você poder colocar em prática as soluções para melhorar o que foi identificado.

E é isso por hoje, pessoal. O que achou? Tem bastante conteúdo bacana aí para você colocar em prática…

Espero ter te ajudado a fazer com que o inglês esteja nos seus pensamentos todos os dias.

E, se gostou desse post, não esqueça de compartilhar com os seus amigos e colaborar para que o Brasil tenha mais pessoas que falem inglês. Tenho certeza que todo mundo vai lucrar com isso…

Bons estudos! Abraços e até mais…

See you! Bye, bye…