4 Dicas para se manter motivado no inglês

Olá, hello!

How are you? Como você está?

Espero que bem e super motivado para estudar inglês! E, se não estiver motivado, não tem problema…

Pois hoje o assunto é bem esse: como se manter motivado para estudar inglês?

Bom, a primeira coisa que quero falar sobre o assunto é que muitas vezes você não está motivado para aprender inglês pois está usando a metodologia de ensino errada.

Digo isso pois vejo muitas pessoas passando anos em escolas de inglês e não sabem nada sobre o assunto. Sabem muito da teoria, mas não conseguem colocar tudo isso em prática.

Aí, sabe o que acontece? Elas vão ter contato com um nativo e não sabem se comunicar…

Ou então, nem chegam a esse ponto, pois desistem no meio do caminho! Afinal de contas, é muito chato você ficar horas e horas do seu dia estudando a teoria de um assunto que deveria ser muito mais prático do que teórico.

Então, como já vi muita gente caindo nesse erro, resolvi escrever esse post e comentar com você um pouco da minha visão sobre esse assunto.

E, de uma maneira geral, tenho 4 dicas para te dar e que poderão te ajudar a se manter motivado nos estudos de inglês.

São elas:

Saiba o motivo pelo qual você quer aprender inglês

Qualquer coisa que você for aprender do zero, vai gerar algumas dificuldades na sua vida. Não é só com o inglês…

Mas, para que nas horas difíceis a vontade de desistir não apareça, você tem que ter bem claro na sua mente o motivo pelo qual você tomou a decisão de ser fluente em inglês.

É por causa de uma nova oportunidade de emprego que apareceu? Ou então é porque você quer viajar o mundo e precisa saber falar inglês?

Enfim, o que você tem que ter bem claro na sua mente é que esse motivo tem que ser realmente muito importante, afinal de contas, é ele que irá te motivar a seguir em frente nas horas que der vontade de desistir.

Entenda como você aprende melhor

Tem gente que aprende melhor quando estuda sozinho, tem gente que aprende melhor quando está em grupo. Tem gente que aprende melhor lendo, tem gente que aprende melhor praticando.

Enfim, tem gente de tudo quanto é jeito e isso é o máximo! Só que para estudar inglês e você conseguir ter sucesso nisso, é muito importante esse autoconhecimento… Saber como você aprende melhor!

E, a partir disso, é que você vai focar os seus estudos no que é melhor para você.

Aprende melhor em grupo? Então, que tal buscar na internet grupo de pessoas que estão aprendendo inglês para te motivar também?

Aprende melhor lendo alguma coisa? Então, que tal ler um livro em inglês que conte uma história divertida onde, além de aprender inglês, você também se divirta um pouco?

As possibilidades são infinitas, mas existe uma única premissa: saber de que jeito você aprende melhor, e colocar isso em prática.

Conheça a lei dos paretos

A lei dos paretos diz que na verdade em tudo na nossa vida precisamos fazer apenas 20% dos esforços para gerar 80% dos resultados. Isso quer dizer que, para conseguir 80% do que conquistamos nas nossas vidas, nós fizemos 20% de nosso esforço.

Aplicando isso para o inglês, quer dizer que, para ser 80% fluente no idioma, você precisa saber apenas 20% das regras gramaticais e vocabulários. E sabe por qual motivo isso acontece?

Isso acontece pois nós, nativos do inglês, não usamos todas as regras e vocabulários existentes no inglês diariamente. Nós usamos apenas 20% deles… E eu aposto que é a mesma coisa com você no português!

Tem palavras que você usa muito, e tem palavras que você nem usa na sua vida. Então, com o inglês é a mesma coisa…

Para ser fluente em inglês, você precisa saber apenas 20% do idioma! E, sabendo disso, você também pode focar cada vez mais em praticar aquilo que já sabe, afinal de contas, com a Lei dos Paretos fica bem mais fácil você ser fluente do que com as leis das escolas tradicionais (aquelas que dizem que você precisa estudar por anos para ser fluente em inglês).

E nesse ponto é que começamos a falar sobre o próximo tópico…

Pratique! Pratique! Pratique!

Isso mesmo! Quanto mais você praticar, mais vai aprender, mais vai perceber que está aprendendo e mais vai querer aprender… É uma bola de neve positiva que só te faz conquistar coisas boas!

Então, foco na prática… E, já que para praticar inglês você não precisa saber de tudo, comece aos poucos e acredite em você mesmo.

Ouça uma música e tente traduzi-la, veja se você entende do que estão falando. Leia uma notícia, troque umas palavras com algum gringo que você conheceu. Assista séries em inglês sem legenda… E por aí vai!

Tudo isso são formas de você praticar e aumentar a sua exposição ao inglês. E, quando mais você aprender, mais você vai querer aprender. Afinal de contas, vai ficar feliz com a sua evolução…

Então, são essas as 4 dicas que eu tenho para compartilhar com você! Espero que tenha gostado e que consiga colocar no seu dia a dia para que realmente consiga se manter motivado no aprendizado de inglês.

Não tenho dúvidas de que isso pode trazer ótimas oportunidades para a sua vida e que você não tem nada a perder sendo fluente em inglês, só a ganhar.

E, além dessas dicas, quero compartilhar com você outros posts que fiz sobre o assunto aqui no blog, eles vão te ajudar a se manter motivado e focado nos estudos de inglês:

Conte comigo sempre nessa jornada a caminho do sucesso! Estamos juntos nesse caminho…

Abraços e até mais! Bye, bye… see you!