3 formas diferentes de aprender inglês

Olá, hello!

How are you today? Como você está hoje?

Pronto para aprender três formas diferentes para tornar a sua fluência no inglês uma conquista mais fácil ainda do que você imaginava? Pois hoje eu estou aqui para falar sobre isso com você…

E antes de falar sobre essas formas de se estudar inglês, quero quebrar um paradigma que muitas pessoas têm quando o assunto é estudar inglês.

Se você acredita que para estudar inglês precisa ir para um cursinho e estar dentro de uma sala de aula, esse recado é para você.

Porém, se você acredita que dá para aprender inglês usando outras ferramentas além de uma apostila ou estando em outros lugares, além de uma sala de aula, então pode pular direto para as dicas que eu vou te dar hoje. 😉

Então, para você que acredita que aprender inglês deve ser feito dentro de sala de aula, vou te dizer a minha opinião: dá para aprender inglês de diversos outros modos.

O inglês, assim como qualquer outro idioma, é algo vivo, dinâmico, e não algo que se aprende apenas a teoria e pronto… Isso se o seu objetivo for aprender inglês para se comunicar com outras pessoas.

Eu acredito que essa metodologia de ensino, em que os brasileiros foram inseridos e que faz vocês acreditarem que para aprender inglês precisam estudar anos a teoria do inglês e só depois disso começar a praticar, veio muito de como os americanos são ensinados inglês.

Antigamente, alguns brasileiros foram até os Estados Unidos e copiaram a forma em que os americanos aprendem inglês. Só tem um detalhe: quando vamos para as escolas aprender inglês, a gente já fala inglês. Então, estudar a gramática faz sentido nesse caso, afinal de contas, a gente já sabe se comunicar.

Porém, no seu caso, se não souber se comunicar ainda, para mim não faz sentido você focar os seus esforços apenas em estudar a teoria. Até porque tem uma lei, a lei dos paretos, que diz que 20% dos nossos esforços trazem 80% dos resultados.

Aplicando isso para o aprendizado de inglês, eu diria que para ser fluente em inglês, para conseguir se comunicar com as pessoas, você precisa saber apenas 20% do idioma e conseguirá atingir 80% da fluência. Demais isso, não?

Mas se você for parar para pensar, no português também é assim. Afinal de contas, você não usa todas as palavras  e regras gramaticais do português diariamente. Sendo assim, vale a pena, ao menos no início, focar os seus esforços em aprender esses 20% do inglês que irão te dar 80% da fluência, não é mesmo?

Então, quer saber como eu acredito que vale a pena você focar os seus esforços para aprender inglês? Dá uma olhada nessas dicas…

Veja séries em inglês, sem legenda

Aprender inglês vendo séries é uma ótima dica para você não só aprender novos vocabulários, mas também aprender gírias, formas de se falar o idioma e até mesmo a pronúncia.

Além disso, é claro que você vai treinar o seu listening, não é mesmo? Ou seja, a sua capacidade de ouvir e entender em inglês.

Aqui no blog, já dei várias dicas de série que vale a pena você assistir. Dá uma olhada em algumas delas:

Porém, não basta apenas assistir as séries. Minha dica fundamental é para que você assista elas sem legenda.

Pode ser que no início você tenha dificuldades, mas aos poucos seu cérebro vai se acostumando e você vai ver que ficará cada vez mais fácil entender o que está se passando.

Cantar músicas em inglês

Apenas ouvir a música em inglês também é uma ótima forma de treinar o seu listening, que é a mesma coisa que eu falei sobre as séries.

Porém, é bem importante que você consiga equilibrar as sentidos que você irá trabalhar enquanto aprende inglês. O que eu quero dizer com isso?

Quero dizer que, quando estudar inglês, não foque apenas na fala, na escrita ou qualquer outra forma de aprender inglês. É importante que você foque nas quatro formas: ouvir, falar, escrever e ler.

Sendo assim, para treinar o seu speaking, ou seja, a sua fala, a sua pronúncia, minha dica é para que você aprenda a cantar músicas em inglês.

Vale entrar num site de músicas e pegar a letra para depois cantar, enfim! O mais importante é você treinar o seu speaking, ok?

E eu também compartilhei algumas dicas aqui no blog:

Use aplicativos para te ajudar a aprender inglês

E a minha última dica do dia é para você usar os vários aplicativos disponíveis atualmente para te ajudar a ser fluente em inglês.

Esses aplicativos são muito legais pois muitos deles, além de te ajudar a ter contato diário com o idioma, conseguem fazer isso de uma forma rápida e divertida.

Sem falar que normalmente eles também treinam todas as áreas que você precisa desenvolver para estudar inglês (fala, escrita, leitura e audição).

Eu até já escrevi um post falando sobre esse assunto, dá uma olhada: Aprendendo Inglês com Aplicativos.

Tenho certeza que você vai adorar, pois eles são muito bons e facilitam um monte nossas vidas.

E agora chegou a hora de você colocar todas essas dicas em prática, não é mesmo?

E, para treinar o inglês, vale até mesmo colocar a voz pra funcionar embaixo do chuveiro e se sentir um popstar internacional ao cantar uma música em inglês, viu? hehehe

Encontre formas de aprender inglês de um jeito que você gosta, na verdade, essa é a principal dica para tornar esse aprendizado fácil.

Ah, se você gostou do post, não esqueça de compartilhar ele com os seus amigos, combinado?

Obrigado pela sua companhia…. Bye, bye!

See you…