3 Dicas Poderosas para Você Escrever em Inglês

Hello, how are you today?

Hoje eu resolvi falar sobre um assunto que é um grande desafio para muitas pessoas, inclusive para os nativos da língua…

Estou falando do writing, ou seja, a escrita em inglês.

Bom, eu já compartilhei várias dicas poderosas de inglês aqui no blog, vale a pena você dar uma conferida nelas.

Como você pode ver, nenhum desses posts tem como foco o writing. Por isso, hoje resolvi que esse seria o meu foco…

Outro motivo que me fez querer falar sobre esse assunto hoje é que muitas vezes as pessoas não percebem o quanto escrever também é importante para você ser fera no inglês.

Claro que falar, ler e saber ouvir, entender o que te falam em inglês também são habilidades muito importantes. Porém, o fato de você saber escrever bem em inglês é como se fosse a cereja do bolo, aquela habilidade que vai te dizer que realmente você está expert no inglês.

Mas, ao mesmo tempo que ela significa tudo isso, muitos alunos acabam deixando a escrita de lado por ser uma das coisas mais difíceis de aprender em inglês.

E, em cima desse pensamento, vou te dizer uma coisa que pode mudar o seu conceito…

Você consegue escrever 100% bem em português? Aposto que não!

Escrever de um modo geral é muito difícil, não é apenas no inglês. Por isso, quando você achar que é o único que não aprende a escrever bem em inglês, não se preocupe que você não está sozinho.

Eu mesmo comecei a dar aulas através de vídeos pois tinha receio de escrever alguma coisa errada em português. E com o tempo fui me soltando… O mesmo vai acontecer com você, se você se permitir passar por isso.

Então, para facilitar o seu processo de aprendizado, vou te dar algumas dicas poderosas, ok?

Preparado(a) para saber quais são essas dicas?

Vamos lá…

Quer aprender a escrever? Então leia!

Isso mesmo! Não adianta nada você querer aprender a escrever se você não tem o hábito da leitura… Ou melhor, até adianta, mas com certeza será bem mais difícil. 

E quando falo de ler, não estou falando apenas de livros. Claro que essa é uma ótima opção…

Escolha um tipo de livro que você gosta, de repente um assunto mais ligado ao seu ambiente profissional, ou até mesmo literatura inglesa e etc.

E, se você não souber direito qual livro escolher, no site da Amazon você encontra uma lista com os livros best-sellers.

Mas, se ler livros não for a sua praia, na internet tá cheio de conteúdo bacana que vale a pena a leitura… 

Notícias sobre o mundo das celebridades, músicas novas, notícias em geral, artigos sobre algum tema que você curte ou até mesmo ler sobre a história de algum país, por exemplo.

Aposto que se você parar para pensar um pouco com certeza achará algum conteúdo que curte e que poderá pesquisar em inglês.

Então, quanto mais sites, livros e revistas você ler, melhor. A leitura é a base para você conseguir escrever melhor… Em qualquer língua, não só no inglês.

Pratique a sua escrita

É claro que apenas o hábito da leitura não é o suficiente para você já sair escrevendo. É muito importante que você tenha o hábito de praticar…

Já imaginou escrever um resumo sobre o livro em inglês que você acabou de ler? Em inglês, é claro, né… E vale também fazer um diário em inglês, ou escrever textos reflexivos em inglês.

E se você for ousado e quiser ter o feedback de outras pessoas, pode até mesmo montar um blog para compartilhar esses posts e quem sabe receber dicas de outras pessoas que também estão estudando inglês.

Porém, o ideal mesmo é que essa correção seja feita por alguém que seja nativo do inglês, para ter certeza de que essa é a melhor correção que você pode ter. Inclusive, tem alguns sites na internet especificamente para isso… nativos que corrigem textos em inglês e te dão dicas de como melhorar a sua escrita.

Revisão e correção

Como te falei anteriormente, é muito importante que seus textos sejam corrigidos por um nativo. Vale a pena procurar sites específicos para isso…

Porém, após a correção é fundamental que você não só corrija o que foi alterado, como também estude e reveja todos os seus erros. Assim, você efetivamente aprenderá o que fez errado e diminuirá as chances de repetir esse erro mais pra frente.

Então, depois que receber o texto corrigido, não esqueça de revisar a revisão. Adorei esse trocadilho!

Por hoje é isso pessoal, o que acharam das dicas?

Tenho certeza que essas são dicas que podem ser aplicadas em qualquer idioma, inclusive o próprio português. Então, caso a escrita seja algo que você queira melhorar, não pense duas vezes antes de começar o estabelecer esse ciclo na sua vida..

ler – escrever – corrigir

Ele vai te ajudar muito a melhorar a sua escrita, pode ter certeza que vai valer a pena o esforço.

E, como eu sempre falo, é só praticando que você vai conseguir lembrar todas as dicas que eu passo aqui no blog…

Então, vamos ao desafio do dia: quero que você comente em inglês nesse post o que você aprendeu na aula de hoje.

Vou dar um exemplo: I learned that I should read books in English (Eu aprendi que devo ler livros em inglês).

Agora é a sua vez…

Bom, por hoje é só, pessoal. Não esqueçam de compartilhar esse post com aquele seu amigo que tem dificuldade com a escrita, ok? Quem sabe depois dessa dica ele acabe com essa dificuldade, né?

Abraços e até mais!