3 Dicas para Melhorar Sua Pronúncia

Hello, how are you today?

Prontos para mais um post com dicas super bacanas para você?

Escrever nesse blog todos os dias tem sido uma grande alegria para mim, e eu quero te agradecer por estar me acompanhando.

Cada vez mais recebo comentários e agradecimentos das pessoas que me acompanham dizendo o quanto minhas dicas tem ajudado elas a aprenderem inglês e atingirem seus objetivos.

Vocês não sabem o quanto isso me deixa feliz e me dá mais motivação ainda para seguir em frente.

E, se você começou a me acompanhar agora, se colocou a fluência no inglês como meta para 2017, parabéns! Você está em busca de algo melhor para a sua vida, e com certeza todos em sua volta vão sair ganhando com isso…

Para você que não me conhece, eu sou Kevin Porter, natural dos Estados Unidos, e tenho fluência em 5 idiomas.

Por isso, nesse blog, compartilho com você não só as experiências e insights que tenho visto acompanhando os meus alunos, quanto também as dificuldades que eu tive ao aprender esses 5 idiomas.

Um deles o português, claro…

Talvez esse seja o grande diferencial das minhas dicas! Eu sei do que estou falando pois, além de acompanhar meus alunos, já senti na pele o que você está sentindo…

E eu também já tive dias em que estava , achando que não iria conseguir aprender a falar português, quanto mais escrever…

E sabendo da dificuldade que é escrever, eu fiz um post aqui no blog falando sobre 3 Dicas Poderosas Para Você Escrever Em Inglês.

Vale a pena a leitura…

Porém, outro ponto que os brasileiros têm bastante dificuldade, e que muitas vezes denuncia a sua real nacionalidade, é a pronúncia.

Tem vezes que um brasileiro começa a falar inglês e logo o nativo identifica que ele é brasileiro, sabe porque? Talvez por um erro que seja comum entre os brasileiros que falam inglês, mas também pode ser por causa da pronúncia…

Por isso, hoje vou compartilhar com você três dicas infalíveis que vão te ajudar a ter uma pronúncia em inglês bem melhor do que é hoje, ok?

São elas…

Tenha contato com o inglês e preste atenção na pronúncia

Ver filmes e séries, escutar podcasts, enfim, qualquer coisa que te faça ter contato com pessoas falando em inglês, nativos de preferência.

Porém, não basta apenas você ouvir eles falando em inglês. Você tem que realmente prestar atenção na forma com que eles falam cada palavra, tornar consciente essa análise. 

Por isso, quando estiver ouvindo um podcast, por exemplo, preste atenção no conteúdo que eles estão compartilhando. Mas, caso queira melhorar sua pronúncia, preste muita atenção na forma com que eles falam cada uma das palavras pronunciadas nesse podcast.

Depois, quando você tiver que dizer cada uma dessas palavras, vai ficar muito mais fácil.

E aqui no blog eu sempre compartilho dicas de seriados que você pode assistir, dá uma olhada nesses:

Quem canta, seus males espanta e inglês aprende

Tem aquele famoso ditado que diz: quem canta seus males espanta.

E eu acabei de adicionar uma nova parte nesse ditado: quem canta, seus males espanta e inglês aprende. Mas, é claro que a música cantada tem que ser em inglês, né gente?

Aprender inglês cantando é uma ótima forma de falar as palavras com a pronúncia certa. Afinal de contas, você estará cantando junto com algum nativo da língua…

E aí vai outra dica para te ajudar a escolher a música certa: tenha certeza que o cantor é nativo do inglês. Afinal de contas, você quer aprender a pronúncia como um nativo, não é mesmo?

Eu comecei a fazer aqui no blog uma série especial para você aprender inglês com música, vale a pena você conferir:

Só nessa lista já tem várias músicas que estão entre as mais tocadas no Brasil que você pode aprender a cantar e ainda aprender como pronunciar essas palavras em inglês também.

Autopercepção: grave você falando

Ok! Você cantou um monte, aprender a falar várias palavras e acredita que está arrasando na pronúncia do inglês…

Mas será que o seu gravador vai dizer o mesmo que você pensa?

Tem vezes que a gente acredita que nossa pronúncia está perfeita, mas, quando vamos falar com alguém essa outra pessoa não entende nada do que estamos falando.

Isso provavelmente acontece pois a sua pronúncia não está tão perfeita assim quanto imaginava. Por isso, para evitar passar por esse tipo de situação, é muito importante que você grave a sua fala e tenha uma autopercepção do quanto aquela pronúncia realmente está boa, ok?

E você não precisa comprar um gravador para fazer isso, o gravador do seu celular ou computador já dá conta disso. E, se você não tem nenhuma dessas ferramentas, tente pegar emprestado de alguém por alguns minutinhos.

Só um detalhe importante: não ache que você precisa ficar com a pronúncia perfeita para poder ir falar com alguém, ok? Afinal de contas, já falei várias vezes aqui que é a prática quem irá realmente te fazer aprender sobre qualquer coisa em inglês.

Por isso, não tenha medo de falar em inglês. Quanto mais você praticar, mais rápido você vai chegar na sua fluência em inglês.

Bom gente, por hoje é só! Espero que você tenha gostado dessas dicas, pois elas têm dado super certo com os meus alunos e eu mesmo usei elas quando quis aprender português, por exemplo.

E, se você curtiu essas dicas, não esqueça de compartilhar elas com os seus amigos. Quem sabe você não arruma um companheiro ou companheira para andar contigo nessa jornada rumo à fluência do inglês?

Eu também estarei com você nessa caminhada!

Abraços and see you!