15 provérbios para aprender inglês

Olá, hello!

How are you today? Como você está hoje?

Eu estou muito bem, obrigado. Estou bem como sempre! hehehe

Sei que a vida é cheia de altos e baixos, mas estar com vocês sempre é muito empolgante para mim.

Faz algum tempo já que tomei como minha missão de vida fazer com que o máximo de brasileiros comecem a falar inglês, e acredito que estou no caminho certo para essa conquista.

Para quem não me conhece, sou Kevin Porter, nativo dos Estados Unidos e fundador do ESF Inglês.

Aqui no meu blog você vai encontrar sempre dicas de inglês para te ajudar a chegar na sua fluência mais rápido, fácil e de um jeito divertido.

Falo isso pois milhares de pessoas já passaram pelo meu curso e conquistaram a fluência em poucos meses. Teve um aluno, inclusive, que aprendeu inglês em apenas 6 semanas, acredita?

Pois é… isso é possível, sim! Claro que nesse caso ele precisou ficar em média 8h por dia, às vezes até mais, dedicado ao estudo de inglês. E aí quero falar sobre um ponto muito importante para você…

É possível ficar fluente em poucas semanas, em poucos meses? Sim, com certeza! Porém, você não precisa apenas da metodologia certa para conquistar isso, você precisa também de dedicação, foco e determinação.

Aprender inglês em pouco tempo não é uma tarefa que pode ser feita dormindo, mas também não é algo que deve ser feito dentro de uma sala de aula, grudado o tempo inteiro em uma apostila.

Entre o 8 e o 80, tem o meio termo, não é mesmo? Então, foque nesse meio termo!

E, para isso, pode sempre contar comigo! Tanto que todos os dias estou sempre escrevendo conteúdos novos aqui no blog, com dicas para te ajudar a aprender inglês de um jeito fácil e divertido….

E para que você aprenda inglês rápido, é fundamental ter contato diário com o idioma e não seguir aqueles cursinhos que você tem aula apenas no sábado e é isso. Desse jeito, se você realmente aprender inglês, vai demorar anos para chegar lá.

Então, uma dica que eu sempre dou é para você ter o máximo de contato possível com o inglês. E uma dessas possibilidades é acessando diariamente o meu blog, lendo matérias em inglês, vendo vídeos, músicas e séries em inglês. Enfim… tem muito conteúdo bacana em inglês espalhado na internet, basta você buscar.

Mas, se você não conseguir fazer isso, acessar meu blog diariamente, eu também te dou outra chance de ter contato com os conteúdos que eu produzo! No sábado, sempre faço uma revisão de todos os posts que foram pro ar na semana… E hoje é mais um dia de fazer essa revisão!

Então, tá preparado para acessar os conteúdos que compartilhei com você essa semana?

Revisão dos posts da semana

Vale a pena você dar uma olhada no resumo e ver se é algum conteúdo que te interessa… Além disso, uma dica que eu dou em relação as regras gramaticais é que, por mais que você já tenha visto e acredite já conhecer tudo sobre a regra gramatical ou lista de vocabulário que vou passar, é legal você ler de novo o assunto.

Digo isso pois, não sei se você sabe, mas nosso cérebro precisa da muitas repetições para memorizar um assunto específico. Então, você precisa oferecer essas repetições para ele… E lendo de novo sobre o assunto é uma das formas de oferecer essa repetição que ele precisa.

Dito isso, agora estamos preparados para começar a revisão dos posts dessa semana.

Como começar a falar em inglês do jeito mais fácil?

Quando recebo os novos alunos do meu curso pago, alguns deles comentam comigo que não sabem ao certo como começar a falar inglês.

Eles sabem que existem várias metodologias, mas não sabem ao certo por onde começar.

Então, nesse post, eu compartilhei com vocês os pontos que eu considero importante para você avaliar e colocar em prática na hora de começar a aprender inglês e tornar esse aprendizado muito fácil.

Acesse o post e saiba mais do que eu estou falando.

Como começar a falar em inglês do jeito mais fácil?

Aprender Inglês com Seriados #The Good Place

Aprender inglês com seriados é muito divertido. Claro que também pode ser assustador, romântico, ou uma grande aventura… Depende do tipo de série que você escolher!

Mas, o que todas têm em comum é que, se for em inglês, você também pode aproveitar esse momento para treinar o seu inglês, aprender novos idiomas e por aí vai.

Por isso, eu sempre compartilho dicas de séries com vocês, e nesse post eu compartilhei uma dica de série que é do próprio Netflix e vai fazer você rir bastante.

Então, se ficou curioso ou curiosa para saber mais sobre a série, dá uma olhada nesse link:

Aprender Inglês com Seriados #The Good Place

10 frases com preposições de lugar em inglês

Aprender gramática muitas vezes é a grande dificuldade das pessoas que querem ser fluentes em inglês. Bom, sobre isso, posso falar que isso só será um problema, se você permitir.

Em português, por exemplo, você sabe todas as regras gramaticais? Aposto que não! Então, para falar inglês você também não precisa saber todas as regras gramaticais, mas precisa saber as mais importantes.

E como as preposições são bastante usadas, tanto no inglês, quanto no português, é importante que você entenda quais são elas, como usar e em que momento você deve usá-las.

Por isso, eu fiz esse post explicando um pouco mais sobre as preposições de lugar e também compartilhando algumas frases usando elas para te ajudar a entender o contexto em que elas são usadas.

Dá uma olhada no post, tenho certeza que você vai aprender coisas novas:

10 frases com preposições de lugar em inglês

Aprender Inglês Online com Vídeos #Bilingual Brain

Ser bilingue é muito bom, pois te proporciona melhores oportunidades de carreira, de vida e etc.

Disso você já sabe, pois estou sempre falando sobre esses benefícios aqui no blog, não é mesmo?

Mas, nesse vídeo que compartilhei com você para te ajudar a aprender inglês, o assunto são os benefícios para o seu cérebro a partir do momento em que você é bilingue.

Então, além de aprender mais sobre esse assunto, você também terá a oportunidade de aprender inglês com esse vídeo muito interessante.

Para assistir e ver a tradução, é só acessar esse post:

Aprender Inglês Online com Vídeos #Bilingual Brain

Inglês para Viagem: 4 dicas para você aprender

Eu já conheci várias pessoas que sonhavam viajar para outros países, mas que morriam de medo de fazer isso pois não sabiam falar inglês.

Bom, se você não sabe falar inglês, quer viajar e está disposto a enfrentar seus medos, esse post é ideal para você.

Afinal de contas, eu dei 4 dicas para você aprender inglês pensando em uma viagem que vai fazer.

Então, para saber mais, é só acessar esse post:

Inglês para Viagem: 4 dicas para você aprender

Como se diz “posso te garantir que” em inglês?

Tem algumas expressões que são muito bem usadas tanto no inglês, quanto no português. E, para falar sobre algumas dessas expressões, que eu criei a série de post “como se diz em inglês”.

O objetivo é te ajudar a saber como falar algumas expressões do dia a dia e que muitas vezes não tem uma tradução literal. Sendo assim, a tradução delas não são exatamente iguais, e você deve usar palavras diferentes para dizer uma mesma coisa.

Então, se você quiser saber como se diz “posso te garantir que” em inglês, tá na hora de ler esse post:

Como se diz “posso te garantir que” em inglês?

3 livros para aprender inglês

Eu sei que tem muita gente que não gosta de leitura, mas, nossa, como uma boa leitura pode mudar a sua vida. Em todos os sentidos, não só no aprendizado de uma nova língua, como também nos aprendizados que estão inseridos no próprio livro.

Mas, não é bem esse nosso foco, não é mesmo? Nosso foco aqui é aprender inglês…

Então, se você gosta de ler e quer algumas dicas de livros para ler e aprender inglês, eu separei três dicas para você.

Ah, só para esclarecer… Não são livros de gramática em inglês e etc, são livros de história mesmo, só que em inglês. Assim, você pode ler sobre o assunto e ainda aprender inglês.

Agora sim… dá uma olhada nessa lista:

3 livros para aprender inglês

Qual a diferença entre Fear e Afraid?

Você sabe qual é a diferença entre fear e afraid? Bom, se você não conhece as duas palavras, posso te dizer que são duas palavras em inglês relacionadas ao medo… Mas, que não tem o mesmo significado.

Então, se você quiser conhecer um pouco melhor qual é a diferença entre elas, não tenha medo e acesse agora mesmo o post em que falei sobre a diferença entre fear e afraid, dá uma olhada:

Qual a diferença entre Fear e Afraid?

Lista de vocabulários: signos em inglês

Eu sei que tem muita gente que ama signos, não é mesmo? Por isso, resolvi falar sobre esse assunto nesse post…

Se você me acompanha, já sabe que sempre falo o quanto é importante você aliar o aprendizado de inglês a algo que você gosta, não é mesmo?

Então, por isso, compartilhei com você alguns vocabulários que são usados no inglês quando o assunto são os signos.

Dá uma olhada nesse post e descubra do que estou falando:

Lista de vocabulários: signos em inglês

Receitas em Inglês #Vanilla Cupcake

Já pensou em fazer um delicioso cupcake e ainda aprender inglês? É isso que vai acontecer quando você ler essa receita e colocar ela em prática.

A receita é bem fácil e não precisa ser nenhum cheff de cozinha para saber fazer ela e ficar super saborosa.

Então, tá esperando o que para acessar esse post, ver a receita e colocá-la em prática?

Dá uma olhada no post:

Receitas em Inglês #Vanilla Cupcake

E dessa forma, encerramos a revisão dos posts dessa semana. Teve muito conteúdo bacana essa semana, como sempre, não é mesmo? hehehhe

E todos os posts tem um ingrediente especial, que é meu carinho por vocês que estão sempre me acompanhando. Escrevo todos os posts pensando no dia a dia de vocês, nas dificuldades que vocês possam ter e que eu possa ajudar.

Então, se você tem alguma dúvida em relação ao estudo de inglês, pode sempre comentar aqui no blog, tá?

Vai ser uma alegria para mim escrever um post inspirado na sua dúvida, afinal de contas, é para você que eu escrevo todos os dias.

E, falando em escrever todos os dias…. O post de hoje ainda não acabou, não!

Como todos os dias, menos no domingo pois eu também sou filho de Deus, eu compartilho um conteúdo novo com você, hoje não poderia ser diferente…

Por isso, hoje resolvi separar uma lista de 15 provérbios para aprender inglês. E aí, vamos saber quais são esses provérbios e o que eles têm para nos ensinar? 

Vamos lá…

15 provérbios para aprender inglês

Antes de eu falar sobre os 15 provérbios para te ajudar a aprender inglês, quero saber de você uma coisa: você sabe o que são provérbios?

Bom, se não sabe, então melhor aprender não é mesmo? Por isso, vou te explicar agora o que são eles!

Provérbios são como ditos populares, sendo assim, são frases e expressões que as pessoas usam no dia a dia para expressar algo cultural deles. A maioria deles foram criados faz muuuito tempo, mas a sabedoria dos antigos era tão grande, que até hoje eles são válidos, ou seja, até hoje faz sentido o que os provérbios dizem.

Então, agora que você já sabe o que são provérbios, vou te passar uma lista com 15 provérbios que são bem comuns tanto no inglês, quanto no português.

Vamos lá…

  • Water dropping day by day wears the hardest rock away/ Constant dropping wears away the stone.. (Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.)
  • Never put off till tomorrow what you can do today. (Não deixe para amanhã o que você pode fazer agora.)
  • Every dog has his day. (Um dia é da caça e o outro é do caçador.)
  • Easy comes, easy goes. (O que vem fácil, vai fácil.)
  • Not all that glitters is gold. (Nem tudo que reluz é ouro.)
  • Lies have short legs. (Mentira tem pernas curtas)
  • The remedy is worse than the disease. (O remendo ficou pior do que o soneto.)
  • If it ain’t broke, don’t fix it. (Não se mexe em time que está ganhando.)
  • The last will be firts. (Os últimos serão os primeiros.)
  • People who live in glass houses, shouldn’t throw stones. (Quem tem telhado de vidro não joga pedra no vizinho.)
  • Advice when most needed is least heeded. (Se conselho fosse bom ninguém dava, vendia.)
  • All good things must come to an end. (Tudo que é bom dura pouco.)
  • You can’t please everyone. (Não se pode agradar a gregos e a troianos.)
  • Don’t put the cart before the horse. (Não coloque a carroça na frente dos bois.)
  • A friend in need is a friend indeed. (É no momento de dificuldade que descobrimos os amigos de verdade.)

E aí, o que achou dessa lista de provérbios em inglês? Tem muita coisa que eu imagino que você usa bastante no seu dia a dia não é mesmo?

Então, não tenho dúvidas de que você também vai usar bastante no inglês.

Outra coisa que eu quero te chamar a atenção sobre essa lista de provérbios é que nem todos eles têm uma tradução literal, você reparou nisso?

Por exemplo:

  • Every dog has his day. (Um dia é da caça e o outro é do caçador.)

A tradução literal para o que está escrito na frase em inglês é “todo cachorro tem seu dia”. Porém, a tradução para o português dessa provérbio, ou desse ditado popular no Brasil, seria “Um dia é da caça e o outro do caçador”.

Por isso, quero te chamar a atenção pra isso, que nem sempre o que é traduzido literal permanece com o mesmo sentido. E que, quando traduzimos alguma coisa, não são só as palavras que nós estamos traduzindo, é um pouco da cultura local também.

Para saber que “um dia é da caça e outro do caçador” é o mesmo que “every dog has his day” a pessoa precisa conhecer um pouco da cultura dos dois países.

Então, aprender inglês pode ser muito fácil, mas se você focar em aprender apenas vocabulários e regras gramaticais, você vai cair num erro que já vi milhares de brasileiros cometendo.

Um erro que muitas vezes pode até te fazer desistir do seu sonho! Pois eu imagino que a maioria das pessoas não conseguem achar muito legal e divertido aprender inglês trancado em uma sala de aula acompanhado de uma apostila estudando as várias regras gramaticais que todos os idiomas têm, não é mesmo?

Sendo assim, você deve viver o inglês na sua vida para que consiga aprender ele. Para que consiga não só praticar as principais regras gramaticais que acabou de aprender, como também consiga entender as nuances que diferem as traduções literais para as não literais e que são tão importantes para nos fazer entender.

Claro que aqui não estou dizendo pra você traduzir tudo que te falam… Muito pelo contrário! Quando você realmente aprende inglês, seu cérebro entenderá tudo sobre o assunto sem precisar traduzir nada do inglês para o português e do português para o inglês.

Então, para conseguir chegar nesse nível, você precisa aprender a viver o inglês no seu dia a dia. Para isso, você não precisa viajar para o outro lado do mundo e morar em um país o qual fale inglês…

Você pode fazer isso da sua casa, mesmo. Da sua cidade, do seu local de trabalho, enfim…

Essa é uma das grandes vantagens de ter internet, tecnologia, conexões fáceis. Tem muito conteúdo em inglês disponível para você consumir… Então, vá atrás dele!

Veja séries, filmes em inglês. Leia livros e notícias em inglês. Escute músicas em inglês.

Enfim, use a criatividade e faça com que o inglês esteja inserido no seu dia a dia. Vale até mesmo montar um grupo de conversação em inglês, ou um grupo de jogos em inglês, ou até mesmo de culinária.

Ah, o que importa é você deixar a sua criatividade fluir para conseguir colocar o inglês no seu dia a dia e fazer com que você realmente viva o inglês, e não apenas estude inglês.

Não tenho dúvidas que isso impactará diretamente na facilidade em que você aprenderá inglês… Quando menos perceber, já estará falando inglês com muitas pessoas e quem sabe até mesmo conquistando novas oportunidades de trabalho, fazendo sua viagem para fora do Brasil sem medo de não falar o idioma e por aí vai.

Então, era isso que eu tinha para compartilhar com você hoje. Mais uma vez, muito obrigado pela sua companhia.

Ah, e não esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos, com a sua rede de relacionamento. Tenho certeza que será muito bom para eles saber que existem formas de aprender inglês diferentes das tradicionais, diferentes daquelas em que você precisa estudar durante anos para nem conseguir se expressar direito em inglês.

Uma metodologia que vai fazer você realmente aprender a falar inglês, a se comunicar em inglês, e de um jeito fácil e divertido. Tenho certeza que todos nós temos muito a ganhar com um Brasil fluente em inglês!

Então, conte comigo nessa jornada…

E, se ficou alguma dúvida que você queira me perguntar, já sabe que é só colocar aqui nos comentários, não é mesmo?

Conto com a sua participação!

Abraços e até mais… see you! bye, bye…